22 de junho de 2012

SEVENS NA TAPADA - UM PASSEIO DE BELÉM?

A grande curiosidade deste circuito de sevens é saber até onde o Belenenses será capaz de manter a sua invencibilidade, já que, pelo que se tem visto até agora, não aparece nenhuma equipa com capacidade para impedir a gloriosa caminhada da cruz de Cristo.

Na Tapada disputa-se a terceira etapa deste Circuito, e o pontapé de saída está marcado para as 10 horas de sábado, dia 23 de julho.

Mais interessante parece ser a luta pelo segundo lugar, onde CDUL e Académica aparecem em igualdade pontual, apesar dos universitários de Lisboa se poderem queixar que ainda não puderam contar com a sua melhor formação, a contas com os trabalhos das seleções nacionais.

No entanto, os pretos de Coimbra tem dado boa conta do recado, e são, sem qualquer dúvida uma das melhores equipas nacionais.

O grupo da frente fecha com Agronomia, que pode tentar tirar algum partido de jogar em casa, mas dificilmente conseguirá melhor que repetir as suas anteriores classificações.

Entretanto na Moita (Anadia) disputa-se a segunda jornada do Torneio Nacional de Sevens, com a participação de 10 equipas, e o início previsto para as 11 horas, e o Montemor, vencedor da primeira etapa, tem uma difícil tarefa para manter a posição, perante as ameaças de Santarém, FCT, Oeiras e Agrária!

Enquanto isso, e depois dum fim de semana dedicado à atribuição do nome de José Redondo ao estádio municipal de rugby, regressa o Campeonato Nacional de Sevens de sub-16, no renomeado estádio para a realização da terceira e derradeira etapa da prova, com o pontapé de saída marcado para as 11 horas.

A prova é liderada pela Lousã, seguida de muito perto pelo Cascais, e surpreende a ausência da Académica, que venceu a segunda etapa - única em que participou - já que se se entende que as equipas não queiram ou não gostem de viajar, dificilmente se poderá considerar uma viagem a deslocação de Coimbra à Lousã...

Enfim, mais uma peça para ajudar a compreender o puzzle do rugby português. Ou para ajudar a confundir ainda mais...


Para terminar, nada melhor que recordar a festa da semana passada na Lousã, já referida mais acima, que contou com a presença de um XV do Presidente, entre outras, que defrontou e venceu a equipa principal da Vila serrana.

Nesse dia foi descerrada uma lápide comemorativa do evento e da nova designação do estádio, pelo homenageado e pelo presidente da edilidade lousanenses, num momento que aqui registamos com agrado.

Fotos: António Simões dos Santos

37 comentários:

Anónimo disse...

onde podemos arranjar fotos da inauguração do estádio jose redondo?

Anónimo disse...

tiveram a segunda fase do campeonato todo a " treinar sevens" contra o benfica e contra o tecnico, enquanto as outras equipas disputavam o campeonato nacional, é normal q estejam nesta forma no campeonato de sevens.

Anónimo disse...

O Belenenses é justo campeão, muito devido as novas incorporações, o jovem promissor jorge vareta aportou ao Belém o toque de magia que lhe faltava!
Lancemos o movimento jorge vareta á selecção , só não vê quem quer!!!
Esse miúdo e muito muito bom jogador!!!
Hoje na bancada da tapada só se ouvia: " eu só quero o vareta na seleçao..."
Foi bonito ver o tomas morais a criticar as escolhas do pico, citando varias vezes, como este grandioso jogador não esta na seleçao?!?!?

Anónimo disse...

Depois de tantas trocas de posições expressas neste blog, e em fim de época está na hora de debater alguns pontos importantes relativos ao desenvolvimento da modalidade:
1. A estratégia da FPR de gastar o dinheiro nas seleções e não na formação e clubes.
2. As opções de chamadas aos trabalhos de seleção tantas vezes por motivos que não a qualidade do jogador.
3. Os atrasos dos pagamentos aos árbitros e a consequente indisponibilidade de alguns deles, os critérios das nomeações e a reconhecida falta de isenção de alguns árbitros.
4. A crise e as faltas de comparência, levando que equipas fora de Lisboa fiquem sem grande hipótese de sobreviver por falta de patrocínios, transporte e poucas receitas.
5. A perda de valores da modalidade e certas equipas com historial de expulsões e falta de fair-play, e que a CD pouco sanciona.
6. A falta de profissionalismo de jogadores e de responsáveis por clubes, dando um péssimo exemplo para a modalidade, mais conhecidos pelas conturbadíssimas 3ªas partes e festas.
7. Finalmente porque o rugby está sempre a perder jogadores em Portugal.

Pode-se dar exemplo para os pontos 2, 3, 4, 5 e 6 porque se deve chamar os bois pelos nomes. Deve-se discutir os pontos sob pena do Rugby quase desaparecer sobretudo a norte. Comentários?

Anónimo disse...

Sim, agora compreende-se. Essa preparação toda, aliada ao facto de terem muitíssimos jogadores a participar na preparação da seleção nacional, ainda assim ontem tremeram com a Agronomia e a Académica com uma equipa de segundo plano, assim como Direito também bateram o pé.

Anónimo disse...

Como é logico foi um passeio !!!!

Anónimo disse...

Jorge vareta na selecção pf!!!!'

Anónimo disse...

Concordo.
Bareta na selecção.

Unknown disse...

Jorge Vareta na seleção! Já lá devia estar à muito tempo!

Anónimo disse...

Quem era o 14 do Belém?
Para mim o melhor indiscutivelmente.
Alguemsabe o nome?

Anónimo disse...

Jorge Vareta à selecção...mais nada..

Anónimo disse...

O 14 do Belém é o suprareferido
o grande jorge " bareta"
Concordo com a sua chamada a selecção.

Anónimo disse...

A verdade é que cada vez há mais competição apesar da crise. Já viram quantos jogadores de sevens evoluiram nos diferentes torneios e nos diferentes escalões? A F P R não promove então o que é isto? Não paga aos árbitros? Se calhar também não lhe pagam a tempo, mas julgo que sempre acabaram por pagar. Mas os árbitros são profissionais?
Quanto ás Seleçoes de sevens só vejo razões para estarmos satisfeitos. Os objectivos foram conseguidos e há muita gente nova. É preciso dar-lhes tempo. Uma coisa é jogar em portugal, bem diferente eé jogar nos circuitos intrnacionais. O Vareta é um dos vários jovens promissores que se trabalharem têm grande futuro. Mas futuro, ou pensam que pode jogar já no circuito mundial ?
O Pico está a fazer um bom trabalho e não faz mal o Tomaz ter opiniões, afinal toda a gente o convida a dar opiniões nos foruns internacionais. Ele não é o Director Técnico NAcional?

Anónimo disse...

Resultados má Tapada. Quem venceu ?

Anónimo disse...

1º Belenenses
2º Académica
3º Agronomia
4º Cdup
5º Cdul
6º Direito
...

Anónimo disse...

Acha que a 6 faz sentido?? Oh senhor, falou em alguns pontos fulcrais, e deveras importantes, mas o que é que tem haver o "cu, com as calças " ?

Anónimo disse...

O Tomás já houve alturas em que foi visto com melhores olhos......... Mas nao nos podemos esquecer que eles sabe do que esta a falar ........ !! Bem Haja

Anónimo disse...

jogou bem melhor em Coimbra. neste não fez muito

Anónimo disse...

patético, agora fazem-se encomendas de jogadores para a selecção via blogs, não vi nada demais por parte desse tal de vareta, vi alguns jogadores a fazerem tamnto ou mais do que ele e seguramente não serão chamados, o ridiculo é tal que se diz que na bancada se gritava pelo nom edele, na bancada não havia aboslutamente ninguém mesmo o tomas e o cabém chegara,m para ver as finais e nada mais,pico?????? nem vê-lo

Anónimo disse...

Belem 1º, AAC 2ª, Agro 3º, CDUP 4º, CDUL 5º, Direito 6º, etc. Lousã apareceu depois dos jogos da 1ª fase terem terminado com 5 jogadores, não jogou. já nos habituamos...

Anónimo disse...

Oh senhor, "cu com as calças" é que o 6 leva ao 7 e ao mau nome da modalidade pela estupidez. A norte há exemplos flagrantes!

Anónimo disse...

A clique profissional que tomou conta dos destinos do Rugby em Portugal, está a levar o nosso desporto, para um nivel inferior ao de há duas décadas atrás. Voltaremos a um desporto onde meia duzia de amigos se encontram para fazer "uma perninha" e tomar umas cervejas a seguir.
O rugby regional foi totalmente abandonado por estes "iluminados", que se dão ao luxo de fazer tabua rasa do RGC, no que aos subsidios de deslocação diz respeito.
Estive na Tapada, e fui agradavelmenta suspreendido pelo tal Vareta, aquilo que se chama "uma verdadeira carraça", sempre o 1º a defender, cobrindo o campo todo, e sem dar nas vistas. Talvez por isso ainda não foi convocado para a seleção, acrescentando o facto de apesar de estar temporariamente a jogar numa equipa de Lisboa, ser um Homem do Norte, proveniente de uma familia que deu excelentes jogadores ao Rugby nacional ( bendito sejas José Luis).....Mas srs. professores de ginastica, o vosso tempo está a chegar ao fim, não nos voltarão a enganar em futuras eleições...

Anónimo disse...

Belem anda a treinar sevens há 4 meses? ridiculo pois deveriam jogar muito mais...

Anónimo disse...

"1. A estratégia da FPR de gastar o dinheiro nas seleções e não na formação e clubes."

Não é preciso estar tão bem informado como Canongia, que escreve no forum deste site, para perceber que esse é um falso dilema. Mas, POR FAVOR, leia o que ele escreveu no forum.

Jose Silva disse...

os blogues e os foruns são proliferos nestes comentários caro Anónimo das 20:00 de 24 de Junho de 2012. Se for ao café da esquina também encontrará muitas pessoas a dizer que deveria ter jogado o Quaresma ou o Varela no Euro2012. Enfim... não é patético, é apenas a giria ;)

Anónimo disse...

A norte há exemplos??? Alto e pára com essa história. Eu jogo numa equipa no norte e conheço pessoalmente dos jogadores de quase todas as equipas do norte. Podemos ser muita coisa mas nunca causamos distúrbios com as ditas 3ª partes ou com as festas casos não são casos!!! Há pontos mais importantes de longe do que o tal 6º ponto que mencionaste como por exemplo o ponto 1 e o 4!!!!!!

Anónimo disse...

Existe algum site onde se possa visualizar a classificação geral dos sevens ao fim destas 3 jornadas?

Anónimo disse...

ó Bareta já percebemos a ideia, podes acabar com os comentários. E não, não jogas assim tão bem.

Anónimo disse...

Bom placador. precisa de melhorar no ataque.
Quem sabe num futuro possa ser um bom jogador de sevens!
Mas uma coisa é certa, jogar sevens naquela equipa facilita muito as coisas, muito mais quando a oposição não é das melhores.

Anónimo disse...

Pois deveriam dar 100 na final...50 não chega???

Anónimo disse...

Muitissimos? Apenas 2 jogadores da seleção...david mateus e hugo valente...sem duvida os outros estão lá a pastar...

Anónimo disse...

é só fazer as contas porque a FPR demora a actualizar as coisas.

Anónimo disse...

Vareta, há muito tempo leva "h"!

Anónimo disse...

1. C. F. BELENENSES (66p.)
2. A.A. COIMBRA (55p.)
3. CDUL (48p.)
4. A.E.I.S. AGRONOMIA (43p.)
5. CDUP (35p.)
6. G.D. DIREITO (27p.)
7. A.E.I.S. TÉCNICO (24p.)
8. S.L. BENFICA (23p.)
9. G.D.S. CASCAIS (20p.)
10. CRAV (17p.)
11. C.R. ÉVORA (14p.)
12. R.C. LOUSÃ (6p.)

Manuel Cabral disse...

Porque não experimentam ver a tabela que o Mão de Mestre já publicou hoje?
Poupavam trabalho, e aumentavam o número dos leitores deste site.

Anónimo disse...

Boa analise, menos a parte de pagamentos aos arbitros. E o 6º ponto está bem visto porque casos são casos.

Anónimo disse...

Deixem se de tretas!!
Merece sim sr.
E lamento informar mas o tomas esteve lá desde a paragem para almoço, bem perto do barbecue!!!
E sim ouviram se muitíssimos elogios!!!
E só falei pq além de ouvir, vi, o concordo.
Vareta a selecção!!!