Espírito de equipa, sacrifício e capacidade de aproveitar as oportunidades, levaram a equipa Sub-20 de Portugal a uma excelente vitória sobre a Namíbia por 26-17 no segundo jogo da sua participação no Junior World Rugby Trophy.
A sorte esteve com a nossa equipa, que, ainda os espectadores não se tinham sentado, já vencia com um ensaio de João Afonso na primeira bola do jogo!
Mas a sorte não aparece por acaso, há que saber aproveitar as oportunidades para que não se transformem em má sorte.
E foi isso que os Lobitos fizeram de novo, quando ainda não estavam corridos dois minutos de jogo, voltando a marcar!
Com o registo em 10-0, a despesa do jogo passou para as mãos da Namíbia que teve que correr atrás do resultado, o que fez durante quase todo o resto da primeira parte, mas Portugal esteve quase sempre bem, e apenas falhou aos 28 minutos, aproveitando os africanos para reduzir para 10-7.
Duarte Marques ainda teve oportunidade de aumentar a vantagem para 13-7, resultado com que se atingiu o intervalo, logo após Bruno Medeiros ter sido castigado com um amarelo...
Na segunda parte a Namíbia volta a entrar com toda a força, Portugal pareceu ter adormecido um pouco, e permitiu o segundo ensaio dos africanos, que não foi transformado, reduzindo para 13-12.
E chegou-se ao momento critico da partida, com um ponto apenas a separar as duas equipas.
Mas foi aí que o melhor dos portugueses veio à tona, e reagindo muito bem à pressão namibiana desenvolveram sucessivos movimentos de ataque que acabaram por proporcionar o terceiro ensaio, por intermédio de Duarte Marques, que também converteu.
20-12 no marcador, e Portugal de novo fora do alcance imediato da Namíbia.
É justo aqui referir o domínio português nas formações ordenadas, que, aliás, deu origem a este último ensaio, e que obrigou o adversário a jogar a recuar, mesmo quando na posse da bola...
Aproveitando bem este período de domínio, Portugal conseguiu mais três pontos - de novo Duarte Marques - antes de mais um esforço da Namíbia ter conduzido ao seu terceiro ensaio e à redução para 23-17.
Chegámos assim aos últimos 10 minutos da partida - o relógio parecia não andar! - mas foi Portugal quem dominou neste período, não se desorientou, manteve a calma e a presença em campo, conseguindo ainda mais uma penalidade transformada e um resultado final de 26-17.
Excelente vitória dos Lobitos, que aprenderam a lição da derrota frente ao Chile, e sabem agora que para vencer a este nível, é preciso trabalhar muito, respeitar o plano de jogo e sofrer, sofrer, sofrer...
Está também de parabéns a equipa técnica, que soube recuperar o espírito abalado da equipa, e transformar os erros cometidos em forças, e apresentar uma equipa que deixou todos nós - e aos próprios intervenientes também! - com um sorriso a bailar nos lábios!
Portugal volta a jogar no dia 5, quarta-feira, frente à Itália, para disputar a última partida no dia 9 de Junho.
11 comentários:
Sem mácula!! uma boa vitória, poderia ser a diferença ainda maior, fomos até penalizados pelo árbitro (já o tinhamos sido com o Chile) mas temos equipa, grandes disciplina, grande concentração, sem vedetas, mas grandes jogadores.
Uma grande vitória, uma excelente atitude defensiva, com grande entrega de todos os jogadores.
Podiam ter morto o jogo bem mais cedo mas várias más opções atacantes nos 5 metros adversários fizerem com que sofressem o jogo todo e nos fizessem sofrer até ao fim!
Creio que o 9 e o 10 foram os mais inseguros, com más opções e bolas a não sair quando era necessário. Mas pronto, ganhou-se...
Não posso concordar com o comentário anterior relativamente ao árbitro, que me pareceu perfeitamente imparcial, errando pouco e para os dois lados.
o terceiro ensaio foi novamente por intermedio de joao afonso! parabens lobitos!
Era o que também ia dizer! O 1º e 3º ensaios foram do João Afonso e o 2º do Bernardo Seara Cardoso, acho eu. Grande jogo de Portugal! Vamos surpreender a Itália!
Grande 1º linha desta selecção que já com o Chile tinham dado tudo em campo e hoje voltaram a ser os pilares desta selecção
Parabéns a todos vamos continuar com esta força.
Grande jogo e uma palavra especial para os avançados que fizeram um jogo extraordinário de entrega total.
A força oito ao seu melhor. Foi pena aquela derrota com o chile que me parece mais fraco que a namíbia.
O ponto de bonus que hoje podiamos e deviamos ter feito vai - nos fazer falta.
Vamos para cima dos italianos.
É bom que nos lembremos que Portugal nunca esteve presente num Campeonato a este nível. Estar lá já foi uma vitoria. Não façam como nos sevens onde continuamos onde nunca tinhamos estado ( da outra vez foi por convite, não por direito ) e não esperem que sejam campeoes.
Mas acredito que frente à Itália podemos ganhar. Foi pena commo Chile. Forç malta, acreditemW
Tomás Jonet, estás certo quanto aos marcadores. O João Afonso marcou o 1º e o 3º e o Bernardo Seara Cardoso o 2º.
O Duarte Marques marcou 1 transformação e 3 penalidades.
Abraço
A exibição foi muito conseguida, só é pena que caso perdessem (e podia ter acontecido quando esteve naquela fase dos 13-12), tinhamos uma série de comentários a dizer mal da equipa e da ... federação.Ou que fazem falta o jogador A ou B. Isso não pode voltar acontecer. As exibições conseguidas, são-no independentemente dos resultados. Esta equipa tem provado ano, após ano, que merce a nossa maxima confiança, obtendo ou não o resultados vitoriosos que sempre esperamos. Isto já perspetivando que nao é facil vencer a Italia, não é liquido que não possamos ficar no ultimo lugar. Independente de tudo isso esta selecção é do melhor que temos no país....
esses tais jogadores continuam a fazer falta na mesma !
Enviar um comentário