17 de junho de 2013

MENINAS CONSEGUEM OBJETIVO E PORTUGAL MANTÉM-SE NO WGPS

O apuramento para a Plate era o mais importante objetivo da nossa seleção feminina em Marbela, pois isso representava a garantia da manutenção no WGPS para o próximo ano, e as nossas miúdas cumpriram aquilo a que se destinavam.

Apesar da derrota frente à França no primeiro jogo do dia, os números da derrota (3-19) garantiam também o melhor diferencial entre pontos marcados/sofridos, na eventualidade de ser necessário proceder ao desempate entre as três equipas que discutiam o referido apuramento para a Plate.

Mas tal não veio a ser necessário, e Portugal passou à fase final da prova isolado na quarta posição do grupo A de apuramento.

Depois, mesmo com as derrotas sofridas frente à Itália (5-14) e ao País de Gales (14-17), Portugal ficou na oitava posição, o que lhe dava seis pontos no ranking da prova, o que com os quatro pontos que trazia de Brive a punha a salvo da tão temida despromoção à Divisão A do rugby europeu.

O feito das portuguesas tem especial merecimento se atendermos às difíceis
condições em que a sua preparação foi realizada, e o Mão de Mestre aproveita para deixar uma saudação especial a todas as jogadores, ao treinador, manager e fisioterapeuta que acompanharam a equipa.

Começamos a apresentação dos nossos quadros precisamente por aqui - o ranking geral da prova - onde se pede observar que as equipas destinadas à despromoção são a Escócia e a Ucrânia, que deverão ser substituídas pela Bélgica e Suécia, as finalistas da Divisão A, em que as primeiras venceram o jogo derradeiro por 24-0.

Isto, claro, se não houver nenhum golpe de rins salvador das nobres escocesas...

     (corrigido)

A Rússia venceu o torneio de Marbella e foi a melhor no acumulado das duas provas, sagrando-se assim Campeã da Europa, e preparando-se para o Mundial de Sevens a disputar no fim do mês, com a vantagem moral que o título lhe pode dar.


Veja agora os quadros completos dos resultados e a classificação final do torneio, além das fichas de Jogo dos encontros de Portugal neste segundo dia de Marbella.

Fique ainda a saber que a nossa árbitra Filipa Jales esteve presente em Espanha e além de ter apitado quatro jogos na fase de apuramento - França-Inglaterra, Irlanda-Inglaterra, Espanha-Holanda e Rússia-Ucrânia - dirigiu ainda o Escócia-Holanda nas meias Finais da Bowl e terminou a sua atuação em grande com o jogo do terceiro lugar entre a Espanha e a Irlanda!

Parabéns Filipa!







Quadros de Marbella: FIRA-AER
Fotos: FIRA-AER, Neil Kennedy e Revista 22

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todas pelo pragmatismo!

O objetivo foi conseguido e a manutenção assegurada!

Se no início havia algumas dúvidas sobre se a equipa tinha pedalada para acompanhar o ritmo das demais, com melhores condições e mais bem preparadas, a resposta foi dada dentro de campo.

Esta passagem por mais um Europeu deixa um certo amargo de boca.

Pelo que se viu, caso fossem dadas melhores condições, seja de treino ou de apoio, a esta equipa, ela poderia ter ido um pouco mais longe.

Não diria ficar nos 4 primeiros lugares, num patamar (físico, capacidades, fio de jogo) mas, por exemplo, nas 5 ou 6 primeiras.

Veremos quais as decisões da FPR sobre isso, se aposta verdadeiramente ou não no rugby feminino.

Anónimo disse...

http://www.rwcsevens.com/women/news/newsid=2067598.html#russia+enter+rwc7s+european+champions


Final Euro Grand Prix standings (after two rounds)
1. Russia
2. England
3. France
4. Spain
5. Ireland
6. Italy
7. Netherlands
8. Portugal
9. Wales
10. Germany
11. Ukraine
12. Scotland

Anónimo disse...

Nao sei se esta Seleção feminina não foi preparada no âmbito do trabalho da FPR! até parece que não. Então não houve apoio ? Quantos estágios ? Quantos treinos? Quanto custou ? Não entendo a crítica velada à Direção. Mesmo mudando de treinador a Seleção continua a eboluir.
Digam-me lá quando é que houve msis apoio e melhores resultados. Não sejam ingratos. Parabens meninas. Parabens Catulo. Parabens Joana. Parabens rugby nacional.

Great_Duke disse...

Parabéns às meninas e staff.

Para o comentador das 00:15 eu pergunto (porque penso não ter havido nenhum) quantos torneios de preparação tiveram as nossas valentes meninas possibilidade de realizar?

Anónimo disse...

Boa questão Great_Duke, e fácil de responder: zero, sublinho, zero torneios!

Limitaram-se a fazer uns joguinhos de preparação contra a equipa de Sub14 do Belenenses e do Técnico.

Falar de treinos e estágios como se fossem apoios é demagogia barata. Então uma equipa nacional não deve fazer estágios e sobretudo treinar?

O que está em causa são torneios a sérios, contactos internacionais, pois só assim uma requipa pode crescer, evoluir. Ou estou errado?

Mas se o comentador da FPR das 00:15 quer falar em apoios, vejamos, será apoio as jogadoras terem de levar comida de casa para os treinos? será apoio as jogadoras nem sequer terem água nos treinos?

Coisa básica, não é?