26 de maio de 2014

É UMA PALHAÇADA E NÃO HÁ LUZ NO FUNDO DO TÚNEL!

Não estou bem certo se o que sinto é vergonha ou desalento, mas a verdade é que estou triste.

Estou triste por ver ao estado a que chegou o rugby português, absolutamente abandonado por quem devia promover a sua prática, o seu desenvolvimento, a sua visibilidade.

Batemos no fundo.

A cinco dias das finais da Divisão de Honra, da 2ª Divisão e do sub-escalão seniores/sub-23, das Taças de Portugal de Sub-18 e Sub-16, e dos jogos de apuramento do 5º classificado e da equipa que será rebaixada da Divisão de Honra para a 1ª Divisão, a entidade que é responsável pela marcação de todos estes jogos, que sabe desde que elaborou os respectivos calendários, está a fazer um ano, qual a sua data e que é sua a responsabilidade de marcação destes jogos, não soube ainda informar os clubes, informar os orgãos de comunicação social e o público em geral, de onde, quando e a que horas cada um desses encontros terá lugar!


Isto é uma verdadeira palhaçada!

São sete jogos que envolvem apenas nove clubes, 322 jogadores, e o interesse generalizado dos amantes do rugby, com deslocações a terem que ser programadas, quer pelos clubes, quer por quem queira assistir aos jogos, e a Federação Portuguesa de Rugby foi incapaz até esta hora - segunda feira, 26 de Maio, 21 horas de Lisboa - de esclarecer o dia, hora e local de realização de cada uma daquelas partidas.

E apenas hoje, segunda feira, às 20,08, foi capaz de publicar a totalidade dos resultados das meias finais daquelas competições.

Para quem tem por obrigação dar o exemplo, e cuidar do rugby nacional, Amado da Silva e sua equipa estão a demonstrar sem qualquer equívoco a sua total incapacidade.

Não vamos sequer relembrar os sucessivos tiros nos pés dados pela equipa federativa - já cansa falar de tanta asneira - mas também não vamos deixar de mostrar com clareza a total vergonha que isto é.

Esperamos sinceramente que a preparação e condução da próxima época desportiva não continue nas mãos de quem já demonstrou que não se preocupa com essas bagatelas, e nem sequer é capaz de organizar as finais das provas sem que haja - em todas elas - um problema, uma situação anómala!

A defesa do futuro do rugby nacional está nas mãos dos clubes e dos seus delegados à Assembleia Geral da FPR, e se nada fizerem que afaste a incompetência e a incapacidade da Julieta Ferrão, então eles serão coniventes no afundar do rugby em Portugal!

Fique com a lista dos jogos e com as informações "secretas" que conseguimos desvendar, com as devidas reservas, pois nunca se sabe o que sai da Julieta Ferrão...
O quadro dos jogos será actualizado aqui assim que haja novidades.


Notas:
As finais da Taça de Portugal dos sub-18 e dos sub-16 serão na Tapada. Ainda sem hora

39 comentários:

Anónimo disse...

Um verdadeiro circo!!!

Anónimo disse...

14 equipas x 23 = 322 jogadores

Manuel Cabral disse...

Claro que são 322! Obrigado pela chamada de atenção, está devidamente corrigido

Gonçalo Tavares disse...

...que sentido faz fazer as finais da Taça de sub 18 e sub 16 na Tapada?

Anónimo disse...

Boa noite Manel

Será que vai haver arbítrios, não recebem desde Fevereiro

Anónimo disse...

Viva, não vamos confundir as coisas. A Assembleia Geral é para aprovação de contas, não para moções de censura ou eleitorais. As coisas têm os seus trâmites. Se querem eleições peçam uma assembleia geral para o efeito.

Anónimo disse...

Afinal parece que se sabe onde são as finais. Sabe-se desde o fim de Janeiro. Os Sub 16 e Sub18 são na Tapada ? Qual é o problema ? Não se pode jogar no Jamor por causa do Portugal Grécia e os Sub 23,â 2ª Divisão e a Divisão de Honra são no Estádio Universitário. É dabido há muito tempo. O MDM desta vez está mal informado.

Anónimo disse...

Isto está no site da fpr referente à marcação de jogos para as finais deste fds
"a) Queiram proceder em conformidade com o artigo 31º ponto 1 do RGC: "Os clubes a quem caiba apresentar campo para a realização dos jogos das suas equipas deverão comunicar, por escrito, à FPR e aos clubes adversários a data, hora e local da realização dos jogos com 15 dias de antecedência".
Se os finalistas foram aprovados no fds passado como é que podiam marcar o campo há 15 dias?

Anónimo disse...

E pq há finais dos Sub marcadas em Jan quando as equipas da casa ainda estavam em prova?
Era para dar vantagem ou já sabiam quem ia ás finais?
E pq é que a final da DH é no EUL ? Não podia ser nas Caldas que tanto apostou no Rugby esta época ou em Coimbra ou no Porto ou em Madrid ou na Conchchina?
Tinha de ser em casa de um dos finalistas?
Estão a tentar as pazes com o CDUL ?

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Mas mais absurdo ainda é a final dos sub 23, cdup cdul, ser em Lisboa e ainda por cima no estádio universitário!!!! Penso que toda a gente que é bem diferente os apoiantes do cdup terem que se deslocar a Coimbra (.campo neutro) em vez de Lisboa! Até para os próprios jogadores, que todos vão infinitas vezes a Lisboa para jogar. Acho que é uma total falta de respeito e de consideração pelo atletas do cdup, pelos apoiantes e pelo cdup em si! Vergonhoso!

Anónimo disse...

As Finais do Rugby devem ser feitas sempre no Estádio Nacional, conforme as do futebol, é para isso que ele existe. Se existe um Portugal Grécia, que está há muito marcado no sábado, porque é que o Rugby não faz uma grande festa com a marcação das finais todas para Domingo? A organização disto deve ser bastante complexa. Porque é que temos que ir ver finais para a Tapada?para pagar a entrada? Quem não tem carro como vai para a Tapada, como é que os miudos vão ver o jogo ? É assim que querem desenvolver a apetência pela modalidade? Existe muito pouco profissionalismo organizativo nesta Federação, seria melhor poderem olhar em redor e ver o que alguns clubes estão a fazer de bom e aprender em vez de criticar.

Anónimo disse...

foi proposto aos clubes apresentarem um programa para as finais, o EUL + CDUL foram os únicos que se candidataram, logo ganharam esse direito... informa-te antes de criticares.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 01:36 -
Para haver paz tem de haver guerra e tens que tentar perceber, pelo menos tentar, que uma trocas acesas de opiniões diametralmente opostas não são guerras. Podem ser duras discussões em que cada um defende os seus pontos de vistas, mas isso não chega para lhes chamarem guerras. Cheira-me a que estás a tentar dividir para reinar...
Quanto ao lugar das finais : até no futebol a juventos poderia ter jogado final em casa, o benfica poderia ter jogado em casa, no rugby os clubes de Londres jogam sempre a final em Londres, etc ,etc... ....cá é que tem que haver esses pruridos ??!!!Se se preocupassem mais com os verdadeiros problemas do rugby Nacional em vez destes comentários sem sentido talvez ajudassem alguma coisa...

Joaquim Ferreira disse...

A final em Coimbra? a final nas Caldas? Mas estão doidos?
São clubes de Lisboa na final e iriam sempre ser desde que começou a epoca (ou cdup, montemor, crav e academica teriam hipoteses).
Assim vai se encher o EUL, com adeptos de ambas as equipas e ainda adeptos do rugby. claro que sendo no EUL parece dar vantagem ao Cdul que é a sua casa.
Quase de certeza que estas finais movimentaram mais dinheiro localmente do que se fossem fora.

Mas confesso que não me choca começar a marcar finais fora de Lisboa e ir rodando os locais, como se faz em muitos paises e modalidades - principalmente nao se podendo usar o EN

Anónimo disse...

Sempre tudo em Lisboa

Zé Maria Lacerda e Mello disse...

Seja onde for : Local , hora , dia.. A equipa que for melhor ganha o jogo. Esta é a verdade. Quem joga são os jogadores. O resto é conversa. Abraço a todos.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.42

Parte do que dizes é verdade só te esqueces de propósito o que é mau ou não sabes o que é teu problema que quando os clubes que tu falas conhecem no principio da época onde vão ser jogadas as finais.
Aqui nem sequer há na minha opinião má vontade, há é falta de vontade e competência para fazer as coisa como deve de ser. Dá o mesmo trabalho mas quem nunca soube nunca há de saber.

Anónimo disse...

o cdul não se candidatou e por isso a final no eul não tem nada a ver com isso

Anónimo disse...

os sub23 do direito este ano foram jogar 3 vezes ao porto e ninguém se queixou

Anónimo disse...

Se houve pedido a Clubes para organizarem os dias das finais e se o apenas o CDUL se chegou à frente... muito mal mesmo vai o rugby nacional.
Finais deverão sempre ser organizadas pela FPR.
Porque é na FPR que existem profissionais, pagos por todos nós, para o efeito.
E se se demitem dessa organização e a tentam empurrar para os Clubes (como no caso dos sevens por exemplo), então a pergunta deveria ser: o que fazem os profissionais da FPR?
As finais foram marcadas aquando da feitura do calendário. Toda a gente sabia disso.
O que não se percebe é a razão pela qual a FPR apenas "acordou" para o assunto ontem.
Tinham tudo para fazer uma grande festa do rugby mas apenas arranjaram mais um sarilho que nada beneficia a já mázinha imagem do órgão máximo da nossa modalidade.
Claro que o CDUL fez o seu papel: com CDUL Sponsors e torneio de sevens sub14 da ARS, claro que em tudo beneficiariam (até por jogarem em casa na Honra e nos Sub23).
Tudo se teria conjugado para fazer uma grande festa do CDUL em casa do CDUL.
Ninguém lhes pode levar a mal. Não fariam o mesmo?
O que não se percebe é como é que a FPR permite (e implicitamente provoca a situação a partir do momento que pede aos Clubes - se tal corresponder à verdade - que se ofereçam para organizar) uma situação que não devia existir sequer quando tinha tudo para que fosse uma grande festa - tempo (desde o início da época), meios humanos (?) e capacidade de divulgação (...).
A ser tudo transferido para a Tapada, é a melhor das piores soluções: há campos, é neutro para as equipas envolvidas.
Claro que não será solução pacífica.
Deviam no entanto garantir o acesso a todos sem o pagamento do estacionamento ou entrada.
Mas ainda assim do mal (muito) o menos, claro está, a ser verdade.

Anónimo disse...

Os Sub-23 do Direito foram 3 vezes ao Porto este ano por sorteio, nao tinham nada que se queixar.

Anónimo disse...

■Final da Divisão de Honra
EUL, 18h00

Anónimo disse...

O que eu gostava mesmo era alguem a falar verdade sobre o que se passou.
Não me faz diferença que algum Clube se candidate a organizar o que quer que seja que faz melhor que os pagos tecnicos da fpr.
Diferenca faz, o CDUL e a FPR nao esclarecerem isto ficando sempre no ar que há trafulhice.
Se não há porque e que ontem o site da fpr não indicava os campos

Anónimo disse...

Eu não pago o estacionamento. Nem que leve a cancela á frente.

Anónimo disse...

Tenham mais cuidado com o que afirmam. A FPR DESDE O ANO PASSADO QUE MARCOU AS FINAIS, dizendo que se não houvesse candidaturas as Finais de realizariam em Lisboa no Estádio Nacional. Não podendo ser no Nacional por causa do futebol é no Universitário com o acordo dos Clubes. Fez bem em tentar descentrar as Finais. O que se mostra é que de facto há muita competição. Como nunca houve. É uma realidade. Nada a dizer a não ser desta vez muito bem

Miguel de Castro disse...

As prima donas do rugby vieram logo a terreno defender os coitadinhos do CDUP mas esquecem que o Guimaraes fara ainda maior deslocacao contra um clube que em menos de 45 minutos consegue fazer a viagem. Pelo menos deveriam ter referido todos os casos de deslocacoes. Da mesma maneira que nao os vi, quais virgens ofendidas, no passado outros clubes da "provincia". Ainda por cima clubes que se calhar têm um patrimonio humano e financeiro menor. Tenho simpatia pelo esforco que o CDUP faz em se manter no topo mas nao e mais admiravel que o esforco de Lousa, Evora, Montemor, Guimaraes, CRAV e outros fazem fora do epicentro de poder centralista que este presidente prometeu lutar contra e no fundo defraudou esses clubes, como se ve.

Miguel de Castro disse...

As prima donas do rugby vieram logo a terreno defender os coitadinhos do CDUP mas esquecem que o Guimaraes fara ainda maior deslocacao contra um clube que em menos de 45 minutos consegue fazer a viagem. Pelo menos deveriam ter referido todos os casos de deslocacoes. Da mesma maneira que nao os vi, quais virgens ofendidas, no passado outros clubes da "provincia". Ainda por cima clubes que se calhar têm um patrimonio humano e financeiro menor. Tenho simpatia pelo esforco que o CDUP faz em se manter no topo mas nao e mais admiravel que o esforco de Lousa, Evora, Montemor, Guimaraes, CRAV e outros fazem fora do epicentro de poder centralista que este presidente prometeu lutar contra e no fundo defraudou esses clubes, como se ve.

Miguel de Castro disse...

Final da Segundona em Aveiro ou Coimbra deveria ser o mais correcto, da mesma maneira que se fosse im Loule Sporting na Primeirona poderia ser em Evora.

Anónimo disse...

Os clubes organizarem os jogos (na linha do tomarem conta disto ...) ? Brincamos ou quê ? Então no fds passado em que a marcação dos jogos jogos era dos clubes nem conseguiram desencontrar a hora das meias finais ...

Anónimo disse...

Há pessoas que vêm para aqui fazer comentários gratuitos àcerca do local da realização das finais no EUL, sobretudo a de Honra e Sub23 , por razões de clubite mas que não sabem, nem sonham, a rábula da escolha da realização de tais jogos ! E como se chegou ao EUL, como se poderia ter chegao a Monsanto, Tapada ou outro campo qualquer !? E como, depois de já ter sido decidido que seria no EUL, se tentou desmarcar aquele campo e, inclusivamente, atrasar de um dia (mudando de mês e com todas as consequências que daí viriam, a realização das finais. Isto a semana e meia das mesmas. A loucura total da irresponsabilidade. E, para terminar: no futebol, não estão , bastas vezes, as finais marcadas para campos de clubes em prova (ex. Turim e Luz este ano)? Desde que seja marcado antes de se conhecer os finalistas. E, com a particularidade, que o EUL não é pertença do CDUL mas sim o campo onde o CDUL treina e realiza os jogos em casa, mas, para isso......paga. Logo, pagando , pode jogar em qualquer campo que seja alugável.

Anónimo disse...

Há que reconhecer que a final da 2ª divisão em Lisboa é uma tremenda injustiça para com o Guimarães.
Porque não terem feito o jogo em Coimbra?
Isto mostra que vale a pena ter alguém dum clube na Federação. E enquanto o rugby for dirigido por capelinhas, não vai a lado nenhum.
Aliás, quer-me parecer que o jogo será uma simples pro-forma.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15:19 que diz que os sub-23 do Direito foi 3 vezes ao Porto, então se te queixas das 3 vezes imagina tu agora os do Porto que vão jogar a Lisboa 10 vezes. Falam de contente. Mas se acham lógico fazer uma final na casa de um dos finalista porque não trocar e vão jogar a final a Leça. Pois se calhar aí as criticas do jogar uma final em casa do adversário já fariam "mais lógica"

Anónimo disse...

o ideal seriam as finais terem lugar na Ilha do Corvo

Anónimo disse...

e porque é que a final não é em casa do 1º classificado da fase regular?

Anónimo disse...

Ao das 15.50. Vê-se que és da capital e por causa dessas e doutras é que estamos como estamos. Não seria logico que as finais fossem em campos intermédios para dar as mesmas oportunidades aos adeptos de ambos os clubes. No caso da Divisão de Honra até talvez se compreenda ser em Lisboa por questões televisivas. Mas as restantes finais, é duma falta de dignidade em que os próprios clubes de Lisboa ou vizinhos, deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.27

e porque é que a final não é em casa do 1º classificado da fase regular? (pergunta ele)

E o ano passado também terá perguntado o mesmo ? Sejam coerentes

Mal ou bem é o sistema que adoptaram e olhe que o ano passado a diferença entre 1º e 2º foi bem maior

Anónimo disse...

o que eu disse foi precisamente o contrário. 3 x vezes ao porto (quase seguidas) e não se queixaram. eheheh

Anónimo disse...

É bastante interessante assistir a todos este comentários... todos eles com as suas razões frustrações e idiotices em que nenhuma delas deve ou pode ser criticada. São fundamentalismos pessoais e visões estreitas de quem pensa em si, no seu e nos seus...e é isto!

A pergunta é??? isto é Rugby, não me parece, é realmente importante?
Também não me parece, criticas existem muitas! Soluções também não as vejo.
O bom povo Português só fala em cima do tempo em cima do joelho, não se lembrou não pensou não reagiu...é facil falar, agir muitos poucos o fazem!

Sou adepto do Rugby e claramente esta debandada de comentários não vai levar o Rugby a bom porto, seja ela no Porto, em Lisboa, no SUL ou na Madeira!!!!

Venham as finais, joguem bons jogos e mostrem que merecem estar nas respectivas finais, suportem as equipas...MAS CLARAMENTE, DECLAREM PUBLICAMENTE AS VOSSAS INDIGNAÇÕES NÃO DEBATENDO O PROBLEMA MAS APRESENTANDO SOLUÇÕES...SOMOS TÃO POUCOS!!!!

Enfim, frustrações à parte, estaremos onde quer que seja para assistir ao melhor do rugby do nosso país....

Abraço oval a todos!

Anónimo disse...

Ao das 19.02. Mas dizendo que as finais deviam ser em campos intermédios, não é apresentar soluções ? Seria tão difícil fazer isso? Ou não há vontade que assim seja.
Depois explico para onde pessoas com a sua visão (verdadeiramente de capelinha, mostrando que está confortável) vão levar o rugby.