10 de junho de 2013

LOBITOS ENCERRAM PARTICIPAÇÃO NO WORLD TROPHY FRENTE A TONGA

Uma derrota no derradeiro jogo do World Trophy, desta vez contra Tonga por 27-7, deixa um sabor amargo na boca, já que a equipa deu a nítida sensação de poder ter ido mais longe, acabando por falhar em alguns fundamentos que se esperava tivessem sido corrigidos com o correr da competição.

Houve uma acentuada melhoria na utilização da bola, apesar da fraca concretização conseguida, mas viu-se uma melhoria na transmissão, na continuidade e nos encadeamentos conseguidos, mas no que respeita à defesa a equipa não conseguiu grandes melhoras, mostrando fragilidades que a este nível se pagam muito caras.

Os avançados estiveram bem em quase todo o jogo, mas também neste sector se sentiu que a defender a equipa tem que fazer melhor.

O ponto mais forte da equipa esteve onde normalmente as equipas portuguesas tem mais dificuldade - nas formações ordenadas - e foi talvez o sector que mais merece o nosso aplauso.

Recordo que no primeiro jogo houve uma formação que foi completamente
arrastada pelos chilenos, o que nos levou a pensar o que poderia acontecer contra equipas de maior porte atlético, mas a verdade é que aquele momento foi ultrapassado e a nossa casa das máquinas esteve em grande!

Em termos gerais temos que nos congratular pela qualidade da equipa, que mostrou ser constituída por um conjunto de jogadores - uma geração - acima da média, e que pode vir a constituir uma boa plataforma para o futuro dos Lobos.

Depois desta participação internacional fica-nos a dúvida se atrás deste grupo de jogadores outro virá que garanta a continuidade da nossa representação a este nível.

ITÁLIA VENCE TROPHY E GANHA PASSAPORTE PARA O CHAMPIONSHIP
A vitória da Itália na prova, derrotando o Canadá por 45-23 na final, e a sua promoção para o Championship, mantém as melhores perspectivas para a equipa portuguesa no Europeu da categoria, já que desta forma a Itália não irá participar naquela prova de acesso ao Trophy.

Assim, Portugal vai encontrar no próximo campeonato da Europa os mesmos adversários que encontrou este ano, pelo que as suas possibilidades de êxito, são, teoricamente, semelhantes às que teve em Novembro de 2012.

Veja o quadro dos resultados finais:


Antes de encerramos este assunto, não podemos deixar de fazer uma referência ao comunicado da FPR sobre o último jogo de Portugal, divulgado após o jogo.

Na verdade o Mão de Mestre tem tido ao longo da sua existência um extremo cuidado e acção pedagógica naquilo que se refere aos comentários às arbitragens, evitando fazê-los e não autorizando que nas caixas de comentários do Portal a publicação de críticas ou desagravos sobre as mesmas.

Assim, foi com grande desapontamento que verificámos que o referido comunicado se espraia em observações sobre a qualidade da arbitragem do jogo Portugal-Tonga, como forma de justificar o resultado negativo da equipa.

Esperava-se que a FPR tivesse uma acção comedida sobre esta matéria, e que não repetisse nas suas páginas o mesmo tom e conteúdo que foi prática corrente num certo cantinho da responsabilidade do seu actual presidente.

Esperamos que o bom senso prevaleça e que a FPR não repita este tipo de comentários.


1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar da derrota foi um bom jogo da nossa seleccao.
A FPR pode nao falar da arbitragem... mas quem aqui comenta já pode.
E tal como tinha ja acontecido com o chile e namibia, tambem aqui nao fomos nada beneficiados. Nao por questoes tecnicas, mas pelos permanentes avisos aos nossos jogadores e isso intimida...vejo mais por aí. É aquela pressão que nos penaliza. Alem do amarelo, mais uma vez não ter sido muito evidente... Mas é verdade que estamos a pecar por alguma pouca sorte na finalização.
E o nosso ensaio foi espetacular.