27 de maio de 2014

AS FINAIS FORA DE PORTAS MOSTRAM QUE O RUGBY ESTÁ BEM!

Enquanto por cá se atingiu um dos piores momentos da história do rugby nacional, lá fora, os clubes e o público sabem há muito o dia, as horas e o local onde cada uma das finais dos respectivos campeonatos serão disputadas, podendo organizar a suas vidas, as suas viagens, escolhendo que jogo ou jogos querem ver, com tempo e com calma.

O nosso amigo e colaborador António Henriques já fez referência numa Nota Pessoal - que subscrevemos por inteiro! - que subjazia ao formato das provas com play-off, a intenção ... de dar maior visibilidade ao râguebi junto do grande público, aliando na fase decisiva da prova, mais jogos, espetáculo, emotividade e incerteza, novos patrocinadores e ampla cobertura televisiva.


Ora a FPR conseguiu juntar, num único fim de semana, tudo o que não devia ter ficado junto - sete finais, espalhadas por quatro campos, disputadas em simultâneo!
E assim, mesmo aqueles que não estariam dispostos a ir assistir à grande final da Divisão de Honra, mas pensavam vê-la em casa, na televisão, provavelmente não o farão, porque se calhar o seu clube está a disputar, num outro local qualquer, no mesmo dia, à mesma hora, uma outra final...

Mas vamos então saber o que se vai passar no próximo final de semana, por essa Europa fora...

Em Espanha, aqui mesmo ao lado, numa Federação em crise, com eleições de emergência marcadas, a final da Divisão de Honra vai ser disputada entre o VRAC QUESOS ENTREPINARES e o HERMI EL SALVADOR, no nosso conhecido Pepe Rojo de Valladolid, às 12,30 de domingo, dia 1 de Junho.

Em Itália, um pouco mais adiante, os italianos vão ter um Sábado recheado, com a final da Série A entre o LAQUILA RUGBY 1936 e o LYONS PIACENZA, que terá lugar no dia 31, sábado, às 16,30 h no XXV Aprile de Parma, enquanto a final do Eccellenza (a principal competição) se vai disputar no Peroni Stadium San Michelle, entre  o CAMMI CALVISANO e a VEA-FEMICZ ROVIGO também no sábado, mas às 20,30 horas.

Em França o Stade de France, em Paris, vai receber o TOULON e o CASTRES às 21 horas locais, na final da Top-14, depois da final da ProD2 se ter realizado no passado domingo entre AGEN e LA ROCHELLE (vitória e subida de divisão do La Rochelle), e a final da Federale 1 será apenas disputada no dia 7 de Junho entre MASSY (de Wilfried Rodrigues e Mike Tadjer Barbosa) e MONTAUBAN (de David Penalva), com a subida das duas equipas já assegurada à ProD2.

Em Inglaterra a final do Championship entre LONDON WELSH e BRISTOL é disputada em duas mãos, com a primeira a ter lugar em Londres na quarta feira dia 28 de Maio, e a segunda mão uma semana depois, a 4 de Junho, com ambos os jogos a começarem às 19,45, enquanto a final da Aviva Premiership entre NORTHAMPTON SAINTS e SARACENS  terá lugar no sábado 31, às 15 horas, em Twickenham.

Finalmente, para completar este dia bem movimentado, disputa-se a final da Rabo Direct Pro12, entre LEINSTER e GLASGOW WARRIORS na Arena RDS de Dublin, às 18,15 horas.



8 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que os clubes se assumem definitivamente como os "donos" do Rugby Portugês.
Quando o Didio foi corrido estávamos em 2 lugar no processo de qualificação do RWC 2015, entra Cabé saímos a lutar para não descer de Divisão.
A Alemanha, que subiu ao Grupo B é um antigo amor da IRB, esteve à beira de um resultado histórico com a Rússia para a respescagem do RWC 2015.
Já agora alguém sabe dos convocados e plano de treinos para o Tour Portugal ao Quénia ou o Tour do Quénia a Portugal ?

Anónimo disse...

não era em 2 lugar para 2015 era em 2 lugar para 2011

Anónimo disse...

JÁ NAO VAMOS AO QUENIA POR RAZOES DE SEGURANÇA .

Anónimo disse...

E O QUÉNIA NÃO VINHA CA ?????????
E ANTES DA FALTA DE SEGURANÇA HAVIA CONVOCATORIA E PROGRAMA DE TREINOS ?????????
EU NUNCA A VI

Anónimo disse...

Era o didio que treinava a equipa ??! Pelo que se sabe o treinador era o mesmo e as condições ainda melhores com o grande Conrad e Joe que era chorado a muito pelo seu treinador , como esquecer o comentário " sem os dois não ganhamos " , e não foi que perdemos !

Anónimo disse...

Ainda ha duvidas que os trabalhos da Seleccao , estao a se bem orientados, pelas estruturas profissionais da Federacao.
Veja se so o caso desta semana , dos dois dias de treino. Promeiro dia 8 Jogadores, segundo dia, 2 jogadores. Brillhante. Continuem este bom trabalho. So espero que o Presidente se recandidate e reconduza o Selecionador, visto que a demissao esta fora de questao.

Anónimo disse...

É mesmo uma tristeza ver os comentarios que alguns aqui poem. Porque é que não se informam e só dizem disparates e mentiras ?
Comparar a FPR de hoje com a de anos atrás é parar rir. Hoje até dá para dizer mal porque há muita actividade. Já viram os jogos que há amanhã ? Os diferentes locais e o numero de jogadores envolvidos ? Não sejam facciosos e reconheçam o trabalho que está a ser feito.

Anónimo disse...

É mesmo uma tristeza ver os comentarios que alguns aqui poem. Porque é que não se informam e só dizem disparates e mentiras ?
Comparar a FPR de hoje com a de anos atrás é parar rir. Hoje até dá para dizer mal porque há muita actividade. Já viram os jogos que há amanhã ? Os diferentes locais e o numero de jogadores envolvidos ? Não sejam facciosos e reconheçam o trabalho que está a ser feito.