9 de maio de 2014

UBUNTU, EMERGENTES, SEGUNDONA: QUERO É JOGAR! *

* Ricardo Oliveira
É de facto lamentável que existam equipas com uma história de rugby tão grande a desistir por falta de meio ou desentendimentos com a Federação.

Desconheço o real motivo que levou o Oeiras e o Elvas a desistiram da Segundona, mas importa reforçar que a Academia UBUNTU Rugby não desistiu, a AUR foi desclassificada. 

Falando em nome da Academia UBUNTU Rugby tenho que dizer o seguinte:
Nós temos três anos de existência e nunca pudemos estar numa liga emergente mesmo quando tínhamos apenas 17 jogadores inscritos, porque na altura como Clube de Rugby Kellerman, vulgo Kellerman, o nosso fundador, Philip Kellerman, deparou-se com uma liga emergente que não visava corresponder aos objectivos que ele tinha para a equipa, ou seja, poucos jogos por época e com um ritmo competitivo baixo e por consequência a nossa evolução iria ser feita de forma muito lenta e teríamos que reaprender uma forma de jogar completamente diferente quando deixássemos os 7's para passar a jogar rugby de XV.
Então ficou assim estipulado.
Iríamos entrar directamente no Campeonato Nacional, porque a outra alternativa não satisfazia a nossa vontade de crescer ao nosso ritmo.
A aprendizagem do rugby foi feita à nossa custa, à nossa e do nosso corpo.
Perdíamos por muitos pontos, mas nunca saíamos derrotados do campo.
Ganhávamos sempre nas placagens!
Daí que tivéssemos vários jogos apenas com 12 ou 13 e levássemos derrotas históricas de cento e muitos a zero. 
Estamos a falar de um clube que foi criado ou pelo menos começou a treinar no final do ano lectivo de 2010/2011 e na época de 2011/2012 já estava na II divisão. 
Para nós grupo de amigos que ainda éramos, só queríamos era jogar. 
As derrotas iam descendo de nível e nós íamos tendo as nossas vitórias morais assim.

Partilho a dificuldade em entender as paragens constantes e por vezes com quatro ou cinco fins de semana de duração. 
Somos poucas equipas? Intensifique-se a competição. 
Faça-se mais jogos faça-se um play-off para discutir a ida à final-four, ou algo do género. 
Já estou por tudo. 
Eles é que estudam e escrevem os livros, eu só quero ver a minha equipa em campo.

Todos os clubes estão com dificuldades, por isso não aceito esta desculpa para desistir, mas o facto de ter perdido 10 pontos na mesma semana, foi mais desmoralizador do que a nossa primeira derrota no Campeonato à 5ª jornada! 
Se o Elvas e o Oeiras desistiram mantinham-se os resultados até ali e até todos terem "jogado" com essas equipas recebiam os quatro pontos. 
É que houve equipas que jogaram contra estas duas e tiveram lesões e condicionamentos para os jogos a seguir. Isso não conta?? 
Outra coisa uma equipa luta e obtém um ponto bónus com o Oeiras ou o Elvas perde sempre mais pontos do que quem não se esforçou tanto. 
Isto é apenas a minha opinião. Existem coisas que têm que ser revistas.

O nosso maior erro foi pensar que tudo era mais fácil este ano, pensar que as dificuldades dos dois últimos anos tinham desaparecido, quando na verdade apenas estavam a ser adiados, porque tivemos os mesmos problemas com o sítio para treinar (fizemos três jogos sem um único treino pelo meio), o transporte para os jogos e as lesões. 
Apenas estavam à espera de que nós nos esquecêssemos deles!

Tem que haver solidariedade entre os clubes desta divisão! 
Temos que dar o exemplo pela positiva! 
Se um clube nos pede para adiar um jogo por uma ou duas semanas, pois não tem uma primeira linha, ou como se deslocar ao "nosso" terreno, ou outro motivo qualquer, eu peço aos meus responsáveis para aceitarem (sim, porque no UBUNTU é assim que tudo funciona!). 
Eu quero todas as equipas na sua máxima força, mesmo que sejamos nós a sair derrotados! 
O Elvas pediu-nos uma três ou quatro vezes para adiar o jogo que tivemos com eles, nós sempre aceitamos e quando eles vieram, apareceram com 13 jogadores apenas! 13! 
O jogo não foi nada duro para nós, ganhámos por 93-0, mas o mérito foi para os Guerreiros de Elvas que correram a cada a bola como se tivessem a perder por um ou dois pontos. 
Temos mesmo que ser diferentes, não é só dizer que isto não é futebol e que temos valores se depois o espírito de entreajuda fica em casa e não se aceita um adiamento para ganhar cinco pontos. 
Vamos deixar o querer ganhar a qualquer custo para outros desportos. Jogar o jogo pelo jogo.

Na minha primeira época terminei com 49 pontos NEGATIVOS, na segunda foi com um ou dois pontos bónus defensivos. 
Esta época já tínhamos 18 pontos nas quatro primeiras jornadas, eu venci este campeonato! Independentemente da classificação (ou desclassificação). 
Eu chorei quando recebi a noticia que tinha ganho a primeira jornada. 
Foram dois anos a treinar num pelado, a correr 8,5 km para poder treinar num sintético (e ter que voltar os mesmo 8,5 km depois do treino). Não é isto que é o Rugby? 
Porque a mim foi assim que me ensinaram que o Rugby era. Sacrifício, dor, suor, lágrimas, indisposição (passar mal nos treinos até ficar em forma), orgulho nos companheiros, respeito pelos adversários e pelas suas dificuldades. 
Sim, isto é rugby!

Por último, tenho que confessar uma coisa, nós mesmo depois que já sabermos o que é ganhar jogos, não é sobre os ensaios que falamos no balneário, mas sim quem fez a melhor placagem ou o melhor hand-off! 

Nós estamos no Campeonato Nacional porque QUEREMOS jogar Rugby, e não porque queremos ganhar. 

Seremos mais competitivos na próxima época, mas se vamos ganhar jogos não sei, nem me interessa! 

QUERO é jogar! 

Se for só 12, será só com 12, no final apenas nos importamos que as melhor placagens tenham sido as nossas e que os nossos treinadores/amigos nos digam: "Fizeram um grande jogo hoje." 
É aqui que eu venço!
E é isto que tento ensinar aos meus atletas.

Se não for pelo talento, será pelo esforço.
(lema da Equipa de RUGBY da U.R.D. Tires)

* Ricardo Oliveira é jogador do Ubuntu Rugby e Treinador do Tires Rugby

3 comentários:

Paulo Fontes disse...

Ricardo Oliveira, partilho esse o espírito do rugby, lembro-em há uns anos que se uma equipa não tinha jogadores suficientes, a outra emprestava e o jogo continuava a valer na mesma.
Ao nosso nível não é o resultado que importa mais, são as pequenas vitórias de cada um e da equipa, mais uma placagem bem feita, um ruck bem limpo, uma recepção de chuto bem agarrada. Não perceber isto é levar o rugby para maus caminhos.
Força Ubuntu!

Alexandre disse...

Que óptimo discurso, Ricardo! Vi o CRK nascer, na secretária ao lado da minha e ´um orgulho ver como este clube CRESCE! Só com valores e HOMENS como o Ricardo e os seus colegas de campo! Parabéns à UBUNTU!

Anónimo disse...

Os pontos que perderam pela desistência das equipas não afetam a classificação.

Pelo contrário equipas que dão falta de comparencia num jogo e depois aparecem no seguinte estão sim a afetar os quadros.

Para isso não vale a pena continuar.

Concordo que o esquema neste momento não corresponde há realidade, mas a realidade é muito mutável de ano para ano.

Temos visto anos de competição muito intensa nesta divisão e outros de competição mais baixa, nem todos os anos podemos mudar.

A melhor maneira seria era exigir certos requisitos às equipas e criar uma divisão realmente social abaixo de uma segunda divisão para dividir quem quer dar o salto, como por exemplo o Rugby Vila da Moita que este ano claramente investiu, o Belas que ambicionava o apuramento, e a FCT que costuma estar em contenda, e equipas como o ubuntu o elvas e o borba que estão a começar, quando as equipas atingissem os requisitos subiam para a competição.

Mas o universo do rugby portugues é tão pequeno e está cada vez mais reduzido que se calhar em vez de discutir o esquema das divisões talvez se devesse discutir como fazer crescer a base de apoio ao rugby nacional, Rugby nas escolas e nos cursos de formação de educação física como prioridade ?