17 de março de 2013

O TRISTE SENTIMENTO DO ALÍVIO...

Uma exibição dececionante (mais uma) da nossa equipa nacional, encerrou o Campeonato da Europa de 2013, e o empate a nove pontos com a Espanha acaba por ser o mal menor.

Uma equipa sem plano, sem atitude e sem categoria, Portugal acabou por confirmar o que se passou em Coimbra, na passada semana.

A única ideia tática que os Lobos deixaram em Santiago, foi a da utilização do up and under, mas nem sempre bem executado, e nem sempre a melhor solução para os problemas que foram surgindo.

Dominados nas formações ordenadas, castigados sucessivamente por faltas desnecessárias, os portugueses não deram a imagem defensiva sólida, a que nos habituaram - com exceção da semana passada - e apenas podem agradecer a fraqueza do adversário que não foi capaz de aproveitar a superioridade de que desfrutou durante toda a primeira parte.

Sintomático desta superioridade e simultânea incapacidade de a transformar em números, foram os longos seis minutos (dos 11 aos 17) em que a Espanha se instalou na nossa linha de cinco metros, e não conseguiu marcar!

O período começou com uma desastrada receção de bola de Frederico Oliveira - os espanhóis também utilizaram o up and under como solução dos problemas - que cedeu uma formação a cinco metros, com introdução da equipa da casa.

Dessa formação resultou uma penalidade marcada a Spachuck por problemas na ligação , que os espanhóis transformaram em nova formação, e Spachuck voltou a ser penalizado, e os espanhóis optaram por nova formação ordenada!

Nesta nova formação, Aurélien Beco viu um amarelo, e a situação repetiu-se até que - finalmente - um espanhol cometeu uma falta, tendo Portugal conseguido afastar o perigo.
Mas não por muito tempo, pois um minuto depois, aos 18,  a Espanha conseguia transformar a sua segunda penalidade e levar o resultado aos 6-0 - do mal o menos - com que se chegou ao final da primeira parte.

Pelo que se passou, os Lobos foram felizes com o resultado a meio do jogo, e conseguiram reagir bem na segunda parte, chegando mesmo a estar em vantagem (6-9), e em condições de ter conseguido melhor, não fossem as diversas tentativas falhadas por Samuel Marques e Pedro Leal - mas atenção, porque do lado dos espanhóis falharam-se também pontapés imperdoáveis!
Ou seja, também neste quesito as equipas ficaram ela por ela...na mediocridade...

Portugal poderia mesmo ter acabado por vencer, mas duas faltas mais, em cima da hora, deram à Espanha a oportunidade com que já ninguém contava, e permitiu-lhes igualar o marcador - afinal o resultado mais adequado ao que se passou em campo.

Duas equipas que não souberam adaptar-se às condições do terreno, com demasiadas falhas técnicas e uma total incapacidade de dar a volta aos problemas, com domínio improfícuo da Espanha nas formações e durante toda a primeira parte, com uma boa reação dos Lobos que não souberam guardar a vantagem quando a tiveram...

Infelizmente foi apenas alívio o sentimento com que chegámos ao final da campanha internacional dos Lobos em 2013, e com um tremendo sabor a amargo que vai levar tempo a passar...

Agora, conseguir o apuramento para a repescagem do Mundial é uma tarefa quase impossível.
São sete pontos de desvantagem em relação à Rússia, com Bélgica e Espanha ali logo na cola, com menos dois pontitos que Portugal...

Recorde-se que o apuramento para o Mundial 2015 é resultados do acumulado pelas equipas no Europeu de 2013 - que agora terminou - e no Europeu de 2014, a disputar entre Fevereiro e Março do próximo ano, quando Portugal receberá a Geórgia e a Espanha, deslocando-se à Roménia, à Bélgica e à Rússia.

Fique com o quadro completo dos resultados e a classificação final do Campeonato da Europa 2013:



Foto: www.ferugby.es

34 comentários:

Anónimo disse...

O jogo foi de uma pobreza franciscana! Tivemos tudo para ganhar mas, nota-se que as coisas não estão bem! Faltas estúpidas, erros inacreditáveis. Lugar a malta nova com garra e vontade!

Ignatius disse...

É preciso uma revolução na equipa......Uma revolução tranquila, creio que uma meia dúzia de jogadores em lugares chave e temos uma selecção outra vez em condições de ir ao mundial........

Também notei, e não gostei, bolas perdidas em introduções nossas........Não estava nada à espera......!!!

Anónimo disse...

Esperemos que tenha sido o ultimo jogo de Errol Brain, cujo trabalho em Portugal foi de uma mediocridade lastimavel. Nunca conseguiu por uma equipa dos Lobos com fio de jogo e perderam-se alguns jogos humilhantes (ex: Uruguai, na Nations Cup).

E necessario alguem com carisma, que saiba liderar e seja capaz de por os jogadores certos a jogar com a atitude adequada. E aflitivo ver a linha de 3/4 que nao consegue fazer um movimento capaz nem defender com vigor.

Penha e Costa parecia uma donzela tal a falta de agressividade em campo. Parecem ja longe os tempos em que os Lobos jogavam com Miguel Portela, Diogo Mateus ou Pedro Silva, que defendiam bravamente.

Enfim, esperemos por noticias boas e que a epoca de jogos-teste do verao possa ja servir para testar um novo "coach" dos Lobos. Infelizmente, receio que com o ranking herdado da era "Errol Brain" nao sejamos ja convidados a participar na Nations Cup...

Anónimo disse...

Ainda em tempo de celebração pela eleição do novo Papa, a equipa apenas seguiu as suas palavras: pobreza!

E, assim, o plano de jogo, a exibição, as prestações individuais, a atitude, a garra, tudo foi de uma pobreza franciscana!

Lá está... é preciso um verdadeiro milagre divino que nos leve ao apuramente! Ao mesmo tempo, é hora de alguns - equipa técnica, presidente - irem pregar para outra freguesia!

Mas, será que Habemus Atitude?

Anónimo disse...

As minhas desculpas ao MDM pois este não é o local indicado.

Não sei onde o fazer, mas faço-o aqui: estava anunciada para as 3 da tarde de hoje da final da Taça de Portugal de rugby feminin, no estádio nacional.

Às 10 da manhã os clubes são avisados que o jogo estava cancelado por causa da chuva que caiu e teria alagado o campo.

Estivemos no campo às 2 da tarde - uma hora antes da hora marcada para o início do jogo e o relvado estava magnífico, sem qualquer água que se visse!

Ainda que tivesse chovido, qualquer decisão deveria ter sido tomada mais em cima da hora, de acordo com as condições do relvado.

Não foi assim, frustrando a ida de muitos adeptos ao campo, prejudicando os clubes, as jogadoras e dando um mais triste exemplo desta Federação.

Agora, ao que parece, o jogo passou para terça-feira Às 20H30 da noite, obtida aanuência do Sr Tomás Morais, o que não deixa de ser surpreendente!

Certamente estarão meia dúzia de adeptos ao frio à nova hora marcada! A Benfica TV queria transmitir o jogo ao vivo e certamente com as condições existentes, só mostrará sombras no campo!

E assim se revela, como diz no site, que «a Federação apoia a rugby feminino»! Nada mais cínico.

Jonas Stilwell disse...

incrível como uma selecção que diz ter como ambição assegurar o 3º lugar joga como jogou. qualidade nem vê-la, rugby nem vê-lo!

espero que o Errol seja imediatamente substituido e rezo para que o efeito animico dessa substituição dê novo ânimo aos jogadores... mas não vai ser fácil.

abraços

Anónimo disse...

1º Não se queixem do árbitro, eu até concordo que não há qaluqer falta na penalidade que dá o empate aos Espanhois mas ele não tem culpa que o Pipoca falhe uma penalidade fácil alguns minutos antes, e se alguém tem que se queixar foi a Espanha, na sucessão de 3 ou 4 mellés que acabaram com penalidades contra Portugal há 2ª era natural ter-mos sido penalizados com um ensaio de penalidade.
2º É muito mau ver um Presidente da FPR a ter o comportamento que o nosso teve contra o árbitro, claro que não ouvi o que lhe disse mas eu estava lá e não preciso de saber o que foi dito basta ter visto o seu comportamento. (...)
3º A nossa única possibilidade no imediato é ir buscar o Daniel Hourcade, conhece bem o rugby Português e a mentalidade dos nossos jogadores, é um excelente treinador e seguramente agora ainda mais com a experiência que tem ganho.

Anónimo disse...

O Hourcade não está a treinar, com sucesso, os Jaguares (é assim que se chama a equipa que participa na Vodacom Cup?)

Ele deve ter ambições que certamente passarão por chegar aos Pumas, nem que seja como treinador adjunto.

Anónimo disse...

Não percebo isso do presidente da FPR. O mau resultado não teve nada a haver com o árbitro. Ele errou para os dois lados.

Anónimo disse...

As aspirações da selecção de XV já foram por água abaixo!

É hora de rezar a todos os santinhos para que a Selecção de Sevens possa salvar-se e manter-se no top mundial.

Embora o Sr assessor do Presidente da FPR seja um opositor do sevens, é o Sevens - com a visibilidade mundial que cada vez mais tem - que nos pode dar algum prestígio.

A certidão de óbito deste elenco federativo está assinada. Juntamente com o diretor técnico nacional (que não pode escapar de fininho e sacudir a água do capote, pois é também responsável pelo desaire)e com o treinador, mais assessores e companhia, deve o Sr Presidente procurar sair com alguma dignidade e dar lugar a outros.



Anónimo disse...

para o anónimo das 20:24
O Penha e Costa foi o unico 3/4 que tentou inventar alguma coisa. Não vi falhas na defesa, viste? Quaids.

Anónimo disse...

Há um anónimo que pelos vistos não gosta do Penha e Costa. Numa equipa mediocre só fala num jogador que até foi dos melhorzinhos. Não foi por culpa dele que empatámos. Não vou aqui cruxificar ninguém mas se viste o jogo e tiveres um mínimo de honestidade sabes bem que há nomes que tiveram responsabilidade no resultado, e nesses não está o Penha e Costa

Anónimo disse...

Mas o que está lá a fazer este treinador Errol B.? Como é possivel ter 2 anos de conhecimento do rugby português e esta selecção jogar 0 (zero)??? E o director técnico anda lá a fazer o quê? Não aprovou a vinda do Errol? Os 2 pá rua já!!!
Precisamos de jogadores portugueses amadores na selecção, os profissionais estrangeiros fiquem onde estão!!!

Anónimo disse...

Aos tentam arranjar desculpas e procurar culpados já foram avisados que vai haver varridela.
Vai uma apostinha que na varridela só vai o Errol e que no próximo comunicado o objetivo passa já para o 2019, tentando não dar muita importância ao apuramento para os JO.
É que assim a turma continua junta até a qualificação para 2019 estar terminada.
Já agora alguém notou diferença da qualidade da página da Fed.Espanhola com a nossa em relação ao jogo.

Anónimo disse...

Não, desta vez a culpa não foi do Penha e Costa. Desta vez, se tivermos que apontar para responsabilidades individuais (o que é difícil dada a falta de inspiração colectiva), a culpa vai direitinha para duas pessoas:

1º - O Kiko Pinto de Magalhães, que entrou quando estávamos a ganhar e, aos 80 minutos, quando Portugal ainda estava em vantagem, resolveu entregar a posse de bola ao adversário com um pontapé absurdo. Resultado: o empate. A actuação deste jogador, no pouco tempo que esteve em campo, apenas revelou a inexistência do mais leve vestígio de inteligência táctica.

2º culpado: o seleccionador, por se ter lembrado de fazer entrar no jogo o Kiko Pinto de Magalhães.

Anónimo disse...

Acho muito feio 2 anónimos que arranjam 2 culpados para o empate com a Espanha. Se analisarem bem verão que ao longo do jogo houve erros crassos de análise, e consequentemente opções, de jogadores que não são mencionados em qualquer dos comentários. Não vos vou dizer quais são porque não me ponho ao vosso nível, além do mais depois daquilo que escreveram não sabem concerteza quais os papeis que cada jogador deve ter no desenrolar do jogo. Seria perder tempo e vocês não iriam perceber. Termino utilizando um ditado...vozes de burro não chegam ao céu.

Anónimo disse...

É claro que isto também tem que ver com a fraca qualidade da maioria dos jogadores desta selecção, mas o principal responsável é o treinador Errol. Não acredito que a tactica usada neste jogo de rugby de 9, não tenha sido definida pelo treinador. A tactica foi, bola até ao n/ nº9, pontapé pá frente e fé em Deus!!! Foi isto que se passou o jogo todo! Os n/ 3/4 devem ter tocado na bola 2 ou 3 vezes, porque passaram o jogo todo a correr atrás da bola chutada pelo n/ nº9! Inacreditável!!! Parecia rugby dos anos 70!!!
Com este treinador, voltámos 10 anos atrás, deu cabo do rugby português! Foi uma aposta claramente falhada pelo Cabé e T. Morais!

Anónimo disse...


QUANDO SE PERDE TODOS PERDEM.....E NÃO SOMENTE O DO COSTUME QUE É O TREINADOR.
E O PRIMEIRO A TER QUE ASSUMIR AS CONSEQUENCIAS É O PRESIDENTE DA FPR.
SE TIVER CORAGEM PARA ISSO DEMITA-SE.
O RUGBY PORTUGUÊS VIVE NA ILUSÃO DESDE 2007.....PARA ALIMENTAR UM GRUPO À MUITO INSTALADO LIDERADO PELO DONO DO RUGBY PORTUGUÊS QUE DE MANHÃ É DT À TARDE É TREINADOR "ADJUNTO" À NOITE É COMENTADOR...
MUITAS COLHERES PARA UMA PANELA PEQUENA.....E AGORA COM MAIS UM ASSESSOR COM UMA COLHER BEM GRANDE.
O REI(GBY) VAI NU....

Anónimo disse...

O Kiko Pinto de Magalhães é o culpado?Entao mas achas que ele chutou aquelas bolas porque ele queria?que eu saiba todos os jgos q vimos dele foi ele que deu mais ritmo ao jogo do que o jovem frances Samuel Marques!Os codigos ou as ordens de jogo que eu saiba vem de fora,dos aberturas 3/4s etc,achoque fez um mau chuto mas agr atribuir lhe a culpa do empate acho mal...quantas penalidades e quantos erros fez o Samuel Marques?quantas penalidades falhou Pedro Leal?quantas placagens falho o Zé Lima?quantas touchs falhou o Joao Correia?quantos amarelos a euqipa Portuguesa levou?Antes de apontares o dedo pensa bem no que vais dizer...O que é certo é que Portugal nao jogou nada nestes jogos jogos das 6NB!!

Adepto ATENTO DO Rugby!!

Anónimo disse...

E para tua Informação o Kiko Pinto de Magalhães entrou quando o jogo estava empatado..cá para mim nao viste o jogo e estás a mandar informçaoes ao calhas!

Adepto ATENTO do Rugby

Anónimo disse...

O Errol Brain não foi escolhido pelo T. Morais. O T. Morais foi confrontado com uma decisão do pres. da FPR (não sei por indicação de quem).

Com isto, não estou a dizer que o T. Morais tb não tenha sua quota de responsabilidade no que se está a passar. Não sei.

Anónimo disse...

Além dum treinador principal, precisamos que ele traga um treinador de avançados com grandes conhecimentos na área da mélée. Mesmo que os outros problemas se resolvam, com uma mélée assim, não vamos a lugar nenhum.

Mas tem que ser uma EQUIPA técnica, ou seja, o treinador de avançados tem que ser escolhido pelo treinador principal.

Anónimo disse...

Já se vi que o rei..gby vai nu!

Muito se escreveu, muito se comentou, aqui no MDM e em outros blogs.

Sabemos que a FPR está à deriva, que no XV o barco afundou, que há que assumir responsabilidades, seja o presidente, o treinador, a equipa técnica e o Sr Morais, que não pode assobiar para o lado,

Mas, e os clubes? Sim, os clubes, porque a Federação mais não é do que o conjunto dos seus sócios, que são os clubes? Que pensam fazer? Assistir impávidos e serenos ao cortejo fúnebre?

Cabe aos clubes e seus dirigentes dar um pontapé na crise e trazer sangue novo para a FPR, acabar com o poder instalado e encontrar pessoas que queiram servir o (e não servir-se do)rugby português.

Cada minuto de inacção é mais um minuto perdido...



Anónimo disse...

Só faltava mais isto:

http://www.lavozdegalicia.es/noticia/galicia/2013/03/19/santiagues-atacado-jugadores-seleccion-portuguesa-rugbi-amigo-dio-mano-dieron-punetazo/00031363652388513555387.htm

Anónimo disse...

Já ha um treinador escolhido para treinar a selecção. Posso dizer que vem do top 14 e tem muitas influencias junto dos campeonatos franceses.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:32 de 19 de Março:

Essa notícia sobre a suposta - diga suposta, porque não provada - agressão de jogadores da seleção a dois jovens galegas, na noite de sábado/domingo pelas 5 e tal da manhã é contraditória.

Outro jornal de Santiago de Compostela sobre o mesmo incidente - que parece ser o único facto comprovado - escreveu que a cena de pancadaria foi com adeptos portugueses.

Portanto, antes de investigado o caso (e a FPR devê fazê-lo, para evitar má imagem e para saber se de facto os jogadores comemoram desta forma a linda prestação no jogo) não há que tirar conclusões precipitadas.

Anónimo disse...

Quem é o treinador?

Anónimo disse...

A ser verdade o que está escrito há que descobrir rapidamente quem foram os jogadores envolvidos, mesmo antes de ser a policia a fazer as notificações, sejam de que clube forem devem ser afastados da SN, não são dignos de a representar. Isto é uma atitude verdadeiramente cobarde, são atletas altamente treinados com uma envergadura fisica muito acima do normal logo não se podem meter com pessoas mais fracas, ainda para mais quando a expensas de todos nós estão a representar Portugal. eu gostava é que essa agressividade fosse posta em campo, em cada placagem em cada avançada com bola, em cada touche ou mellé em cada pontapé da saída etc etc

Anónimo disse...

Presidente arruaceiro (Já o era na Agro) como se viu no fim do jogo dá bom final de celebração do empate.
Os exemplos veem sempre de cima

Anónimo disse...

As duas notícias que eu conheço são do mesmo jornal.

A primeira notícia falava em adeptos portugueses.

A segunda, depopis do mesmo jornal ter ido entrevistar os supostos agredidos, dizia que os supostos agressores eram jogadores da selecção nacional.

Não sei se é verdade. Mas vai ser investigado em Espanha.

Leonardo disse...

Qual sera o novo treinador ???

Anónimo disse...

O Presidente só ontem teve notícia do que aconteceu em Santiago. Parece que o Xico Martins estava presente e que nada de gravecse terá passado. Mas se assim não foi vão rolar mais cabeças.

Anónimo disse...

Errol Brain deixa a selecção. Tomaz assume a equipa durante a próxima nations cup!

Anónimo disse...

havia dúvidas? mas o que devia acontecer mesmo é uma razia de dirigentes, treinadores e jogadores