11 de maio de 2014

GROUNDLINK CALDAS CAMPEÃO NACIONAL 1ª DIVISÃO

Com uma vitória sem contestação sobre o Rugby Club da Lousã na final, por 25-12, o Groundlink Caldas venceu o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de uma época de grande valor, em que apenas foi acompanhado pelo seu adversário do jogo de hoje.

Num Estádio Universitário com uma boa assistência - temos visto alguns jogos internacionais com menos público... - os pelicanos entraram mais seguros e mostraram que estavam mais preparados para um jogo com esta pressão, ao que não será estranha a maior experiência de parte dos seus jogadores, habituados a jogos de tudo ou nada.

Os caldenses adiantaram-se no marcador através de três penalidades obtidas por João Vieira, que seria o chutador de serviço da equipa durante todo o jogo, a que a Lousã respondeu apenas com uma, mas foi o ensaio obtido mesmo no final da primeira parte por Cláudio França, que acabou por ser determinante no desenrolar da partida, e levou as equipas ao intervalo com 14-3 no marcador, e a pressão toda do lado lousanense.

Com a vantagem no marcador, o Groundlink Caldas controlou as operações apesar da Lousã ter conseguido reduzir através da transformação de uma penalidade a cerca de 50 metros, mas a equipa do
Oeste respondeu de imediato, repondo a diferença (6-17).

E como se costuma dizer, quem não marca, sofre, e numa tentativa de transformação de uma penalidade por parte da Lousã, que esbarrou num dos postes, viu o Groundlink Caldas contra atacar e, desenvolvendo a melhor jogada da partida, num praça a praça que levou David Mateus a fazer o toque de meta, elevando para 22-6, que não sendo ainda definitivo,  mostrou claramente que os caldenses controlavam as operações.

A partir daí mais uma penalidade transformada para cada lado, levou o marcador aos 25-12 finais, e à conquista do título, com inteira justiça, por aquela que foi a melhor equipa em campo.

Duas notas importantes de salientar, dizem respeito ao comportamento irrepreensível das duas equipas e das duas numerosas claques, que nunca deixando de apoiar as suas cores, souberam respeitar o adversário, nomeadamente fazendo ouvir o silêncio sempre que um chutador - fosse de que lado fosse - tentava transformar uma penalidade, e a atitude dos vencidos, depois do encontro, que parecia que também tinham vencido... e se calhar tinham mesmo!

Uma coisa é certa: quem ganhou foi o rugby nacional!

No termo da partida ouvimos rapidamente os dois presidentes, que nos disseram:

José Redondo, Presidente do Rugby Club da Lousã
Resultado correctíssimo, senti alguma desolação por nesta final não poder contar com três atletas titulares, mas ao mesmo tempo satisfeito por saber que fomos batidos por uma equipa muito digna e que nos merece o maior respeito.
Faço sinceros votos que o projecto do Groundlink Caldas Rugby continue com a dinâmica que os seus directores e patrocinadores lhe estão a imprimir.

António Vidigal, Presidente do Groundlink Caldas Rugby
Este foi um jogo de um gigantesco fairplay entre as duas equipas e respectivas claques. 

Com mais gente na bancada que em alguns jogos da selecção nacional, a festa do rugby proporcionada por dois clubes da província veio mostrar a força que o rugby vive fora de Lisboa.
Foi um jogo muito intenso, muito dinâmico, em que o Caldas dominou a primeira parte e em que na segunda teve que se aplicar muito para resistir ao forte contra da Lousã. 
O esforço, o sacrifício, a solidariedade dos caldenses foi fundamental para a conquista deste resultado. 
Foi um processo de construção que durou um ano e que acreditamos poder continuar. 
A terminar, não é possível deixar de referir o enorme papel do nosso parceiro - Groundlink - para aqui chegarmos, bem como de todos os sponsores que acreditaram e se associaram - Ryanair, BPI, Dasic, Malaghan e muitos outros - mas também aqueles que há muitos anos confiam no nosso projecto - 2AB, Solancis, Gelrainha, Rações Avenal, Alllianz. 
A todos, um grande obrigado. 
Aos atletas, um grande abraço de parabéns.
Ao fim de 18 jornadas, quando as duas finalistas acabam separadas por um ponto, qualquer das duas merece ser campeã. 
A Lousã foi um duro adversário ao longo da época e que nos obrigou a superar-nos para os conseguirmos bater. 
Felizmente foi na final.

13 comentários:

Anónimo disse...

Estive presente nesta final e fiquei impressionado com a lição de civismo das duas claques. Assim vale a pena ir ver jogos. O Caldas foi o melhor em campo, mas não desgostei do espirito dos lousanenses. Souberam lutar até ao ultimo minuto.

Anónimo disse...

Coitados dos pelicanos, bem podem comprar um saco, para o ano é só encher!!!

Caposo disse...

Que grande jogo que fui assistir, acabei por ganhar o sábado sem sombra de duvidas...

Como foi salientado "Com mais gente na bancada que em alguns jogos da selecção nacional, a festa do rugby proporcionada por dois clubes da província veio mostrar a força que o rugby vive fora de Lisboa."

Os meus Parabéns a ambas equipes, e especial ao Caldas que entrou determinado, os Parabéns as claques sem duvida um grande espectáculo muito agradável de ser ver, grupos de amigos família um ambiente fantástico de muito civismo, muito respeitador no momento das conversões de penalidades, é isto que o nosso rugby precisa é este o "nosso" publico e não aqueles "senhores" que apareceram no Sporting - Benfica aquele tipo de gentinha não precisamos !!

Boa Sorte agora para o Caldas agora numa nova realidade !


Bruno C

Anónimo disse...

Caldas na Honra!

Prepararem-se para a invasão do Oeste...

Caldas mostrou que quando é o ''mata-mata'' não vacila, grande maquina que funciona muito bem em conjunto. Defesa irrepreensível, ataque atrevido e dinâmico.

Lousã digno vice campeão, Caldas justíssimo campeão.

Interessa é como se acaba e não como se começa!



Anónimo disse...

Sei da preparação que a Groundlink proporcionou á sua equipe e devo dizer que nem as equipas da DH têm este tipo de regalias, quantas equipas de Rugby em Portugal têm direito a três dias de estágio num hotel de quatro estrelas antes de uma final? Quantas equipas de Rugby em Portugal têm direito a especialistas em motivação antes de uma final? Quantas equipas de Rugby em Portugal têm direito a ter nutricionistas a fazer planos detalhados de refeições para os atletas?
Podem ter sido melhores em campo mas a preparação que lhes foi proporcionada também ajudou. Como dizia alguém da Lousã "foram melhores mas também tiveram mais dinheiro".
Em qualquer das formas foram melhores, prepararam melhor a todos os níveis esta final e foi aí que esteve o segredo da vitória.

Parabéns á Groundlink, o vosso dinheiro e os vossos jogadores também fizeram a diferença.

Anónimo disse...

lol direito a especialistas em motivação??? As pessoas falam e inventam muita coisa

Anónimo disse...

O Caldas venceu e venceu bem. Se foi com dinheiro, com estágios, fosse com o que fosse a aposta foi ganha e em vez dos 3 anos previstos para subir, fizeram tudo no primeiro. A Lousã bateu-se com galhardia como é apanágio das gentes serranas, mas perder 3 titulares na meia-final, não podendo ser uma desculpa, será uma constatação.

Anónimo disse...

Parabéns á Groundlink excelente vitória, boa para o Rugby Nacional.
No próximo ano ver-se-á se foi cedo demais ou se a "pedrada no charco" é para continuar.
Para já parabéns pelas excelentes contratações que já fizeram para a empresa, é bem possível que lá para Junho existam mais dois Campeões.

Anónimo disse...

Eu vi a Final e o Caldas não foi assim tão "matador"!!
Vi erros que deveriam ter saído caros, como a mostragem de mais cartões a ambas as equipas.
E na 2.ª parte vi um Caldas a "encolher-se" perante um Lousã que pretendia atacar de todo o lado sem saber muito como.
Aliás, se a Lousã perde o jogo, pode afirmar categoricamente que se deveu ao seu capitão que decidia postes quando deveria decidir touche dentro dos 22 pois o Caldas não estava tão forte essa fase estática. Os erros pagam-se caros e ganhou quem devia ganhar! Por isso, PARABÉNS a ambas as equipas que se bateram bem, PARABÉNS ao publico e adeptos e boa sorte para todos na próxima época.

Antonio Ferreira Marques disse...

Parabéns Campeão !
A notícia e os comentários dizem tudo.
Final disputada, equipas e apoiantes dignos, ambiente de festa e ... ganhou o Rugby.
O Groundlink Caldas venceu porque colocou emoção - leia-se coragem, espírito de sacrifício,determinação - na atitude técnica e táctica da Equipa. Esta era, e é, a grande característica do Lousã, aliás bem espelhada na 2ª parte que jogou e que não resultou precisamente pela resposta de união dos Pelicanos ... ver o David Mateus "ajudar" a parar um poderoso maul dinâmico dos serranos é a imagem que descreve bem esta realidade.
Como conseguiu o Caldas esta emoção? Por dinheiro? NÃO ! Apenas porque, aproveitando as condições proporcionadas por um projecto, ele mesmo de CORAGEM, teve competência ... na Direcção (grande Vidigal e restantes elementos), Equipa Técnica (grande Patrício e restantes técnicos), na Equipa (grande capitão Claúdio França, e restantes Rugbistas, experientes, jovens, novos e velhos).
É claro que tb houve outras grandes especialidades ... p.e. só especialistas em motivação foram para aí algumas dezenas ... mulheres e namoradas, filhos e pais, familiares ou simplesmente amigos.
Parabéns ao Lousã. Quem ganha 17 jogos em 21 em toda a época e ganha 2 vezes ao Campeão, apresenta nos seus jogos em casa a bancada sempre cheia - aqui os especialistas em motivação então são às centenas - dar uma lição de desportivismo na final é também um Vencedor.
VIVA O RUGBY.

António Ferreira Marques
Caldas Rugby Club & Groundlink Caldas "supporter"

Anónimo disse...

Ao das 21.12. Diz ele que se pode afirmar categoricamente que se a Lousã perde o jogo deveu ao seu capitão que decidia chutar aos postes quando deveria decidir touche. É caso para dizer que este fala sem saber ou convencido que sabe tudo. Uma equipa que entra em campo sem 3 titulares indiscutíveis no pack avançado e cujo grupo de 8 é muito mais leve que o adversário só por burrice devia tentar alinhamentos em vez de tentar aos postes. Mesmo reservando forças para defender os bem montados mauls do Caldas, se viram aflitos, quando mais estarem a disputar jogo de avançados que só desgastariam o grupo de 8. Mas enfim, categoricamente posso tb dizer que o capitão da Lousã decidiu e decidiu muito bem.

Anónimo disse...

E para o ano como será o Caldas contra os gigantes do rugby???? Será que se aguenta???

Anónimo disse...

Aguenta e vai disputar o título. Esperem e tenham calma. A equipa está a ser construída. Claro que alguns que este ano ajudaram a subir, vão ter de ver jogos na bancada, mas isso é a lei da vida em todas as modalidades.