23 de maio de 2014

TRÊS PASSAGEIROS FREQUENTES E UM NOVATO RUMO À FINAL DA DH *

* António Henriques
Em dia de finais das Ligas de Campeões de rugby e futebol, este sábado será marcado, no que ao nosso desporto diz respeito, pela realização das meias-finais da Divisão de Honra, com o jogo do Universitário de Lisboa a ter o seu apito inicial precisamente à mesma hora que arrancar o fantástico duelo no Millennium, entre Toulon e Saracens, enquanto que em Monsanto, com a antecipação de meia-hora relativamente ao horário inicialmente previsto (será afinal às 18.00), os olés do vizinho Estádio da Luz, no derby madrileno com título europeu em fundo, talvez já não atrapalhem a concentração de advogados e azuis.

E talvez esta proximidade temporal possa mesmo contagiar os intervenientes envolvidos para que nos consigam brindar com partidas emocionantes e intensas, de resultado incerto e com um rugby de qualidade, constituindo uma boa propaganda da modalidade.
Mas…. não será pedir de mais?

Entre os quatro semifinalistas encontramos três habituais fregueses desta fase decisiva, desde que em 2005/06 o título nacional passou a ser atribuído numa final: Direito e CDUL disputam a sua 8.ª meia-final e o Belenenses a 7.ª, tudo isto em nove anos! 
Já o Técnico, duas vezes campeão nacional no seu historial, é um novato e estreante absoluto neste novo formato competitivo.


CDUL (2.º) - TÉCNICO (3.º) (EU Lisboa, 17.00)
Esta época: Técnico-CDUL (29-24) e CDUL-Técnico (41-15) 

Ainda há coisa de um mês, e no mesmo palco, os vice-campeões nacionais despacharam o seu rival de amanhã com sete ensaios a dois, num partida na qual os engenheiros podiam ter garantido o 2.º lugar na fase regular, desde que tivessem obtido o ponto de bónus – ou o tivessem negado ao adversário. 
Mas nada disso aconteceu num jogo em que o CDUL, aproveitando a saída por lesão no joelho do valioso asa Sean Reidy em cima do intervalo, demonstrou na 2.ª parte uma grande superioridade (e mais rico banco de opções…) virando o resultado de negativo do 1.º tempo (10-7) para concludentes 41-15, com um ‘poker’ de ensaios do capitão Gonçalo Foro.
Sean Reidy – que não mais jogou desde essa partida, o que o levou a perder o título de melhor marcador da DH para o agrónomo Francisco Serra (178 pontos contra 177) – estará de volta, mas será que o regresso da ‘andorinha’ neozelandesa será suficiente para termos uma ‘primavera’ na equipa das Olaias que lhe permita voar alto?
Frente a um bloco de jogadores mais experientes e calejados por presenças em jogos de mata-mata – o CDUL esteve em todas as últimas seis finais (!) de provas nacionais, tendo vencido as primeiras três e perdido as três mais recentes –, o Técnico fará o papel de comparsa nada habituado a jogos desta importância, onde resolver toda uma época em 80 minutos será uma novidade.
Só no final saberemos que peso toda esta envolvência terá sobre os ombros dos jovens jogadores portugueses (sim, já que os três neozelandeses estão habituados a este clima que requer exigência… e superação) do quinze as Olaias. 
Mas uma coisa sabemos: que a tarefa lhes vai exigir que elevem muito o seu patamar exibicional, pois do outro lado estará uma equipa com o mais bem recheado plantel do rugby português.


DIREITO (1.º) - BELENENSES (5.º) (Monsanto, 18.00)
Esta época: Belenenses-Direito (5-16) e Direito-Belenenses (18-17)

A 2.ª meia-final será a repetição da também 2.ª meia-final da época passada, na qual Direito foi ao Restelo vencer por 19-5, com um ensaio de Luís Sousa e 14 pontos pelos pés de Pedro Leal (que iniciaria ele próprio o lance do ensaio com duas trocas de pés fabulosas). 
Desta feita o embate entre estes velhos rivais será em Monsanto, com os advogados a quererem avançar para a sua 7.ª final em nove anos (só perderam nas ‘meias’ uma vez, em 2012), enquanto os azuis pretendem voltar a marcar presença no jogo decisivo pela 4.ª vez.
Direito venceu os dois encontros na fase regular e sendo o detentor dos últimos quatro troféus (!) que disputou – Campeonato, Supertaça e Taça Ibérica 2013, Taça de Portugal 2014 – só pode ser considerado favorito. 
Tendo algumas peças relevantes ainda em dúvida face a pequenos toques (mas claro que numa partida desta importância até de maca e gesso os atletas quererão participar…), a maior dúvida para o treinador Martim Aguiar prende-se com a presença, ou não, do n.º 8 Vasco Fragoso Mendes, que continua a aguardar o castigo decorrente da sua expulsão na final da Taça ante o CDUL (está demorado… e para mais exigia-se outro cuidado no anúncio, em tempo oportuno, da notícia e nunca em cima de uma meia- final).
Mas atenção, que do outro lado irá estar um Belenenses que deixou uma bela imagem sábado passado, na Tapada, onde venceu e convenceu um antagonista que também detinha maior dose de favoritismo. Francisco Borges parece ter preparado toda a época para os seus atletas estarem no pico de forma neste período crucial e com os seus principais valores – irmãos Cunha, Hugo Valente, Diogo Miranda, Manuel Costa, Francisco Vieira de Almeida… – a surgirem frescos e com espírito de conquista, esta equipa do Restelo não vai ser fácil de dobrar.
Até por que conta ainda com William Hafu e o 2.ª linha Jacobus Odendaal, parelha que combina entre si às mil maravilhas em lances nos quais os companheiros só atrapalham e pode causar transtornos a qualquer adversário, face ao seu rugby por vezes anárquico mas tremendamente eficaz.
Com tantos jogadores de bom nível tudo aponta para uma partida entretida, emotiva… e com ensaios. 
Até por que seria uma pena que tudo afinal se resolvesse ao pontapé, com Pedro Leal e Manuel Costa a terem a responsabilidade de carimbar a presença das respetivas equipas na final. 
Mas em muitos jogos decisivos é isso mesmo que acaba por acontecer.

8 comentários:

Anónimo disse...

Todas estas equipas são boas, com grandes jogadores, em excelente forma, etc., etc.... no fim o GDD é campeão!!!

Anónimo disse...


Decisão sensata do GDD em antecipar o jogo em 30 minutos, permitindo assim aos que querem ver a final da Champions ir a tempo de se sentar no sofá, no pub ou no estádio da Luz!

Mas, essa antecipação impede todos aqueles - e acredito que são muitos - que gostariam de ver os 2 jogos das meias-finais.

Começando o CDUL v Técnico às 17H00, é previsível que este jogo termine lá para as 18H30...Chegar e não chegar a Monsanto, restarão 30 ou 35 minutos para ver.

Será que não é possível antecipar também o jogo do EUL em 30 minutos?

Era uma prova de lucidez da FPR e os adeptos agradeciam.

Anónimo disse...

não tenho grnades duvidas, final, belenenses - cdul, o tecnico perdeu mt gas e o cdul e realmente mt superior, o direito vi alguns jogos deles e apesar de terem ganho tudo foi tudo em esforco e com mta sorte , muito pouco talento e mt pouca arte, o grande problema do belenenses e que so tem 15 jogadores a altura mas sabem gerir como ninguem o ritmo de jogo que mais lhes convem para se aguentarem viu se com agronomia claro que com alguma ajuda do arbirtro que deixou as constantes interrupeçoes

Anónimo disse...

mt bom texto, tudo certo , cdul de longe o melhor plantel do rugby portugues, belenenses a equipa com mais magia , esta sera a final na minha opiniao, viu se nos ultimos jogos direito um pouco a deriva e mt esgotado, qt ao tecnico mesmo nao indo a final fez uma grande epoca e esta de parabens ha que contar com eles para a proxima epoca ai ja acredito que possam chegar a final

Anónimo disse...

Neste formato de campeonato é melhor acabar em 6º (ou mais abaixo) do que em 5º. Até pode ser melhor acabar em 6º do que em 4º, etc.

É um formato absurdo, ridículo até porque contraria o mérito. Não tenho esperanças nenhumas que isto mude, mas lá que devia mudar, devia.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 23 de Maio de 2014 às 16:18,

Longe de mim defender a direcção da FPR, mas sejamos sensatos: não é à FPR que compete adiantar ou atrasar jogos. Têm que ser os clubes a porem-se de acordo e a solicitar essa alteração à FPR.

Anónimo disse...

Boa noite Manel

O meu prognóstico:

Ganha

Direito
Cdul

O Polvo

Claudio disse...

Regresso do Massy do Mike Tadjer Barbosa e do Wilfried Rodrigues a Prod2 ! Mais dois Lobos na elite francesa ! Parabéns ! Também subiu hoje o Montauban do David Penalva, mais não sei se o Lobo Penalva continuará a jogar para o ano, pois já está com uns anitos !

Cláudio