27 de maio de 2014

NAS CALDAS, BOM FILHO A CASA TORNA *

* Luis Sabido
E enquanto caminhamos a passos largos para as finais da competição de Rugby em Portugal, também o Circuito de Emergentes se aproxima do seu fim com o realizar da 4.ª e penúltima jornada!

Desta feita o palco foi nas Caldas da Rainha, cortesia dos da casa pela forma das suas Equipas do Rugby do Oeste.

A ação teve lugar dia 24 de Maio e contou com a participação de 7 equipas, entre elas o retorno do CRI Sobredense, que com o final das competições da sua divisão retornou aos emergentes de onde partiu para iniciar o seu percurso pelo rugby de XV, foi a primeira equipa a trilhar este caminho.

No que toca a evolução para o Rugby de XV também a Naval e o RC Leiria vão dando os seus passos com jogos amigáveis, será que para o ano teremos mais estreias nos campeonatos Nacionais? Esperemos que sim!

Para além do CRI Sobredense estiveram em prova os da casa com duas equipas, Rugby do Oeste C e P, Naval 1.º de Maio, RC Leiria, Dark Horses e Santo Amaro. 

Olhando para a organização do Torneio vemos duas Séries, uma de 4 com Naval 1.º de Maio, Santo Amaro, Dark Horses e Oeste C e uma Série B com RC Leiria, Rugby Oeste P e CRI Sobredense.

Olhando para as classificações ao entrarmos para a 4.ª Jornada temos Naval em primeiro lugar separada por 3 pontos da 2.º e 3.º posições ocupadas por RC Leiria e Rugby do Oeste P, este último já com uma falha numa jornada, que em termos de pontos de Bónus traduz-se em 4 pontos de desvantagem em relação ás equipas que participam nas jornadas completas.

De facto a Terceira Jornada deixou várias equipas nessa posição, RC Santarém, Santo Amaro de Oeiras, CRUbi e o já referido Rugby do Oeste, que tinham participado nas duas primeiras e falharam esta Terceira, deixam em pleno no momento Naval 1.º de Maio, RC Leiria e Dark Horses, que têm indiscutivelmente sido o núcleo duro desta prova de emergentes nas últimas edições.

Em 4.º lugar Santo Amaro com 15 pontos e de seguida Santarém com 11 perfazendo o top 5 ao final da 3.ª Jornada.

Entrando para os resultados da 4ª vamos agora olhar série a série;

Na Série A a Naval empata com o Rugby do Oeste C, e ambas vencem os dois jogos seguintes ficando com o mesmo número de pontos, no desempate de pontos marcados o Rugby do Oeste C leva a melhor e assim passa em 1.º lugar da Série.

Entretanto o Santo Amaro garante o 3.º lugar da série vencendo os Dark Horses por 25 a 15.
Ambas as equipas vêem-se relegadas para a competição do 5.º/6.º/7.º lugar juntando-se lhes o último lugar da Série B.

Na Série B, o Sobredense vence ambas as suas partidas por 10-15 frente ao RC Leiria e 15-5 frente ao Rugby do Oeste P, já o RC Leiria bate o Rugby do Oeste P por 10-15 e garante o seu segundo lugar, o Rugby do Oeste P, que curiosamente estava mais bem classificada à entrada na prova que a sua congénere C, fica relegada para a competição 5.º/6.º/7.º.

Nesta competição de 5.º/6.º/7,º o Santo Amaro vence novamente os Dark Horses e bate o Rugby do Oeste P, já o Rugby do Oeste consegue vencer os Dark Horses pela margem de um ensaio e assim ficam definidos os últimos 3 lugares da prova.

Nas meias finais, o Rugby do Oeste C bate o RC Leiria por claros 30-0 e o Sobredense bate a Naval 1.º de Maio por 10-5.

Entre RC Leiria e Naval 1.º de Maio os Navalistas levam a melhor e vencem por 10-15 garantindo o terceiro lugar.

Na final o Rugby do Oeste C e o CRI Sobredense batem-se ferozmente pelo seu lugar ao sol acabando a partida empatada no final do tempo regulamentar e sendo decidida no prolongamento com um ensaio do CRI Sobredense a impedir a vitória da equipa da casa.

E assim na geral com esta distribuição vemos que o grande favorecido é uma das equipas mais regulares deste ano, a Naval 1.º de Maio que será a anfitriã da última jornada.

Garante uma confortável distância da grande maioria das equipas, só não pontuando estará em risco de não tomar um dos lugares cimeiros ou mesmo de garantir o primeiro lugar.

E assim se desenhou  a prova de Primavera dos Emergentes que culmina no próximo dia 21 de Junho!

Fique com os quadros!



Sem comentários: