17 de março de 2013

GUIMARÃES GARANTE MEIA FINAL E SPORTING DÁ PASSO IMPORTANTE

O Guimarães assegurou o segundo lugar da zona Centro/Norte, e acompanha o Famalicão nas meias finais da competição, enquanto o Sporting dá um passo muito importante mas ainda lhe falta pontuar nos dois jogos que lhe faltam realizar, para não estar dependente de nada nem de ninguém.

Mas quem roubou a cena do final de semana foi o Elvas, que conseguiu a sua terceira vitória da época, e registou o resultado mais surpreendente da jornada.

O Belas está definitivamente afastado da luta pelo apuramento e o Beira Mar precisa de um milagre para o conseguir, e na verdade apenas São Miguel, Sporting e FCT podem agora ambicionar defrontar os apurados do Centro/Norte nas meias finais que se avizinham.

Veja o quadro do que ainda pode acontecer nesta fase de apuramento da zona Sul/Lisboa:


Depois da jornada deste fim de semana, só São Miguel e Sporting dependem apenas deles próprios para o apuramento, enquanto a FCT ficou dependente dos resultados da concorrência e o Beira Mar fica à espera do milagre já referido.

Como temos referido, os buldogues continuam como principais candidatos à primeira posição - recorde-se que os primeiros classificados de cada zona jogam a primeira mão da meia final em casa - e os leões conquistaram, com a vitória de hoje, o direito de apenas dependerem de si para garantir o lugar de acesso.

Quanto aos tecnológicos, resta-lhes esperar que o Sporting não consiga pontuar nos dois jogos que lhe faltam, e, por sua vez, vencerem o Oeiras com ponto de bónus!

Ou seja, vamos ter que esperar pela última jornada para saber quem se qualifica!

ZONA SUL/LISBOA
SPORTING 13-3 FCT (1-0)
Vitória fundamental para as ambições leoninas, mas que por si só não é ainda resposta definitiva quanto ao seu apuramento.
De qualquer maneira este resultado põe o Sporting um passo à frente da FCT - em caso de empate pontual, a vantagem veste de verde - e dono do seu próprio destino.
O mesmo não se pode dizer da FCT que perdeu uma oportunidade rara de se destacar na classificação, e assim viu o São Miguel ocupar a liderança da prova, passando a equipa da Margem Sul para a segunda posição.

BELAS 16-24 SÃO MIGUEL (2-3)
Mais um passo de grande importância dos buldogues no caminho da vitória no grupo, de que estão praticamente donos e senhores, agora que, pela primeira vez, assumem o comando da tabela classificativa.
Com 15 pontos ainda em jogo, o São Miguel pode mesmo dar-se ao luxo de perder dois dos desafios em questão, desde que vença o Sporting, mesmo sem bónus nenhum...
Com a primeira posição, a equipa do 1º de Maio receberá na primeira mão das meias finais, o Guimarães em Lisboa, o que pode ser uma grande vantagem.

ELVAS *36-14 OEIRAS (5-2)
Com um jogo apenas para realizar - e a contar para a classificação - os elvenses  não quiseram acabar a época sem fazer uma gracinha - e logo com bónus de ataque! - e quem se atrapalhou foi o Oeiras, que viajou muito mal, e sofreu as consequências da sua imprudência.
Numa altura em que se pode trocar quase meia equipa no decurso do jogo, apresentar-se apenas com 16 jogadores - como foi o caso da equipa da Linha - pode ser desastroso...
Mas quem não tem nada com isso é o Elvas, e posso apostar o meu bigode que a festa foi rija nesta noite de sábado, aconselhando eventual visita ao Senhor Jesus da Piedade para a cura que alguns excessos poderão exigir...

BEIRA MAR 19-10 TÉCNICO B (3-2)
A equipa da Moita do Ribatejo, apesar de afastada do apuramento, continua a trabalhar com a sua juventude para formar uma equipa melhor e mais competitiva num futuro próximo, e nessa perspetiva  o resultado de hoje é um excelente indício.
Recorde-se que as duas equipas ainda se deverão encontrar de novo, para cumprir o jogo em atraso da primeira volta.

ÉVORA B 10-5* KELLERMAN (2-1)
Que mais poderia a equipa do Cacém desejar que chegar ao intervalo a vencer por 5-0 em Évora, e apenas no final do jogo deixar fugir a primeira vitória da época? Mesmo assim foram buscar um bónus defensivo ao Alentejo, e só isso já é motivo de satisfação.

Excelente ponta final do Kellerman, que deve ajudar - e bem - a equipa a manter-se unida e a preparar um futuro com mais ocasiões de sorrir.
Os chaparros não ganharam para o susto, e no conjunto as equipas do clube acabaram por ter um fim de semana positivo, mas que exige que os olhos se mantenham bem abertos.

ZONA CENTRO/NORTE
GUIMARÃES 23-11 BAIRRADA (2-1)
Ao descer o pano encontrou-se o acompanhante do Famalicão nos jogos das meias finais, e os bravos confirmaram o seu favoritismo repetindo a vitória sobre os bairradinos na primeira volta.
A equipa fica agora aguardando saber onde irá jogar o primeiro jogo dessa meia final, mas tudo indica que deverá defrontar o São Miguel, num teste final à capacidade e competitividade das equipas de cada região.
A Bairrada acaba por ter uma segunda fase relativamente fraca, saindo derrotada de todos os encontros com as equipas do Norte.
Depois de ter vencido a sua zona tranquilamente - apenas soçobrou diante do Aveiro por uma vez - esperava-se mais do líder do Centro, e não ficam dúvidas que as equipas do Norte estão uns passos à frente da concorrência da região de Coimbra...

TOMAR - FAMALICÃO
São 23 horas de domingo e até agora não tivemos conhecimento de qualquer informação relativa a este jogo.

Fotos: Miguel Rodrigues

53 comentários:

Anónimo disse...

O Sâo Miguel é a primeira equipa da zona Sul/Lisboa a garantir o apuramento mas o título jornalístico do Sporting é mais importante

Granja disse...

TOMAR 5-50 FAMALICÃO (1/6)

Anónimo disse...

O São Miguel vai jogar com a equipa B no último jogo, perdendo com o Sporting, passando assim São Miguel em 1.º e sporting em 2.º

Anónimo disse...

quem escreve deveria saber que o jogo ELVAS - S. MIGUEL , não se pode realizar devido á falta de datas , só se realizaria se o S. MIGUEL não fosse apurado para a fase final , pelo que neste momento o S. MIGUEL tem efectivamente 48 pontos , assim a federação cumpra o combinado com os clubes em questão e dê a respectiva falta de comparencia ao ELVAS,

jogador RCE disse...

o Oeiras viajou apenas com 16 jogadores?Só não percebo é porque não referem todos os fins de semana que o Elvas a maior parte das vezes se apresenta com 15, 16 jogadores e nunca deu isso como desculpa para uma derrota. Agora o Oeiras leva cabazada da valente, e com muito mérito, e a "ah coitados, só tinhamos 16 jogadores". O Elvas apresentou-se com uma equipa muito jovem, na sua grande maioria entre os 16 e 22 anos(Sim 16!!!!)mas todos com grande qualidade e entrega. Não esquecer a grande dificuldade que o elvas tem em fazer treinos de conjunto,que são praticamente inexistentes, apenas fazemos treino fisico individual, devido ao facto de ser uma equipa de estudantes, espalhados pelo país que se encontram ao fim de semana.Se alguém tem motivos de desculpas para resultados somos nós, mas não as queremos, limitamo-nos a jogar!E o jogo em atraso com o São Miguel vai ser jogado, que não vamos deixar nada para trás, podem contar com o Elvas para trazer alguma confusão à classificação final!RCELVAS!

Anónimo disse...

o texto tem um erro na ordem das meias. O regulamento da 2ª diz

Artigo 6o
A 3a fase será disputada por 2 meias-finais, a duas (2) mãos, ordenadas do modo seguinte:

1o Classificado da 2a fase inter-regional Norte/Centro com 2o classificado da 1a fase da zona Lisboa/Sul.
2o Classificado da 2a fase inter-regional Norte/Centro com 1o classificado da 1a fase da zona Lisboa/Sul.
A ordem dos jogos das meias-finais será determinada por sorteio.

Anónimo disse...

O Kellermann nunca esteve a ganhar; Ao intervalo havia 5-0 para o CRE. No entanto fez um bom jogo, demonstrando bom ritmo de jogo e preocupação de jogar bem, além das já esperadas qualidades físicas mas muita inexperiência e talvez não merecesse perder na bola de jogo.
Se esta equipa continuar a progredir, pode no futuro dar bons valores ao rugby português.

Anónimo disse...

O Tomar pediu o adiamento do jogo por falta de transporte. Em nome do CRF as nossas desculpas pela informação tardia.

Estevão disse...

O S. Miguel não tem equipa B. Jogamos sempre com a melhor equipa!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 11:42
Tens razão no que diz respeito ao local de realização dos jogos da primeira mão das meias finais, pois segundo o regulamento isso depende de sorteio.
Mas o acasalamento das equipas mantém-se, ou seja o primeiro da Sul/Centro joga com o segundo do Centro/Norte, e o primeiro do Centro/Norte defronta o segundo do Sul/Lisboa.
Obrigado pela correção.

Anónimo disse...

Jogadores de 16 anos a jogarem nos séniores??? não me parece que o regulamento o permita, mas como o ano passado vi um jogo, com árbitro presente em que cada equipa tinha apenas 11 jogadores , o resultadofoi favorável a uma delas com grande diferença de pontos, (com 11 jogadores o árbitro nem podia dar inicio ao jogo) e no site da FPR acabou por aparecer um empate, eis o nosso rugby, depois estranham que no topo da pirâmide esteja como esteja, andamos a dispersar meios onde não devemos, sei que este comentário não vai ser nada popular mas a descentralização do rugby estar a ter custos muito elevados e não por não ser desejavel porque é mas apenas porque é mal feita. mas nada de estranhar quando aquele que era o mairo critico do Presidente se tornou seu braço direito isto depois de ter dito cobras e lagartos e vice versa.

Jojo disse...

Veremos se o jogo Elvas-São Miguel se realiza, mesmo que haja datas! As regras são para cumprir e ainde me recordo de um jogo que o São Miguel perdeu por falta de comparência...a equipa adversária não se apresentou, mas como os jogadores do S.M. não se equiparam e não entraram em campo foram eles que perderam, regulamentos... espero que haja um critério uniforme...e que não se mudem os ditos regulamentos em função de interesses menos claros! Em relação à utilização de jogadores de escalões mais baixos... deve haver regulamentos para isso também!

Anónimo disse...

Jogo muito disputado entre o SCP e o FCT. Quem sew deslocou ao EUL viu um jogo muito intenso, com grande entrega por parte das duas equipas. O jogo podia ter sido melhor jogado (no ataque) mas devido às más condiçoes atmosféricas não deu para mais.
Parabéns ao SCP pela vitória e ao FCT pelo bom jogo e grande entrega defensiva.
Boa sorte para todos.

Anónimo disse...

Sorte de quem apanhar o Guimarães... vai à final!!!

Anónimo disse...

Nada disso, os primeiros de cada grupo vao fora e dps o segundo jogo é em casa

Anónimo disse...

Sorte de quem apanhar o Guimarães... vai à final???

se é assim tão fácil ja temos vencedor da segunda

não parece que seja assim tão fácil...

Anónimo disse...

Uma equipa que na 2ª fase tem 147 pontos sofridos para 131 marcados não se pode (deve) considerar propriamente uma grande candidata à passagem à final...

Anónimo disse...

Os regulamentos só servem para que interessa!
troca de identidades?
jogadores sem inspecção medica?
não faz mal pois somos levados ao colo!

Haja compradio


Anónimo disse...

Quem jogar contra Guimaraes vai a final? Das poucas equipas quem em Casa TEM APENAS 2 derrotas... a ver vamos jogar em Guimaraes e muito complicado, uma equipa muito jovem com muitas lesoes onde so agora vai estar na sua maxima forca vamos ver se vai ser assim tao facil, espero bem quem nao para o bem da zona Norte de portugal para demonstrar a certas pessoas que o rugby afinal nao exste so em Lisboa

Anónimo disse...

Não percebo tanto alarido à volta do rugby do Sporting. Bruno Carvalho, o futuro presidente do Sporting, já anunciou o fim da modalidade no clube.
Espero que a FPR esteja atenta a esta situação.

Anónimo disse...

Estou desejoso para ver a jovem equipa do beira mar a jogar daqui a 3 anos. Se o plantel se manter obviamente. Equipa muito prometedora

Tiago Porfírio David disse...

O Sporting incomoda muita gente é o que é... Tenho dito! Basta analisar, regularmente este blog "mão de mestre" para perceber o que aqui digo. Mas, no fim, sabe bem ler as opiniões aqui publicadas por parte de alguns "iluminados" anónimos e depois comprovar-se fim de semana após fim de semana em campo com resultados o quanto enganados andam. Obrigado pela força que ainda mais dão a esta equipa ;)

Anónimo disse...

O Sporting nem vai passar à fase final... mas se o futuro presidente acabar com a modalidade é uma estupidez. Sou Sportinguista e o SCP é um clube que sempre se orgulhou de ter muitas modalidades e o Rugby está a crescer em Portugal e já se viu que atraiu muito interesse. Espero bem que isto não seja verdade.

Anónimo disse...

De facto o Sporting, é um clube do outro mundo. Cria uma modalidade e ao fim de um ano, depois desta ainda ter hipóteses de subir, o Bruno Carvalho promete acabar com ela.
FANTÁSTICO!
A lagartagem no seu melhor!

Anónimo disse...

O Sporting não aguenta a pressão e este fim-de-semana vai morrer na praia. No final o Bruno Carvalho vai agradecer ao Oeiras...

Anónimo disse...

Estranho este comentário do BC querer acabar com o rugby no SCP , já que ainda hoje no record vinha relatado o facto do mesmo BC contar com Tomaz Morais para coordenar todas as modalidades....

Jonas Stilwell disse...

bom jogo entre Sporting e FCT e boa vitória do Sporting que cometeu poucos erros. esta vitória serve para demonstrar que se trabalha bem na secção, o que me deixa satisfeito. quanto à subida, tudo terá o seu timing importante agora é formar boa equipa.

quanto aos comentários de quem diz que o Bruno de Carvalho vai acabar com a secção são totalmente falsos, o próprio Bruno até contará com a colaboração do Tomaz Morais e não será ao acaso. deixem-se de infantilidades e mentiras, este é um espaço para se comentar rugby e não para politiquices.

abraços

Anónimo disse...

O Guimarães tem sido injustamente apontado como um elo fraco e como não merecedor de figurar nas meias finais da Segundona. Ora acontece que o percurso da jovem equipa vimaranense tem sido regularíssimo e se mais provas fossem necessárias ganhou categoricamente a uma equipa da região centro que está habituada a chegar as fases finais da segundona, com um plantel muito experiente, sobretudo no seu pesado e possante pack avançado.
Ora os jovens de Guimarães, que com uma equipa com medias de idade abaixo dos 22 anos, apenas saiu batido de forma clara frente a uma equipa que conta nas suas hostes com jogadores que ainda na época passada militavam na DH não pode ser olhado com desdem ou de soslaio pelos demais. E se assim for pode ser que de forma quase inédita a Final tenha de se mudar para um campo algures no Norte para os dois finalistas não terem de fazer tao longa viagem...
Miguel Ribeiro

Anónimo disse...

Caros Sportinguistas, mas vocês acham que o facto de o Tomaz Morais ir para o Sporting é garantia de que o rugby não vai acabar??? vocês por acaso acham que ele vai para lá porque o BC lhe apresentou um projecto credível para o clube e porque confia muito no BC??? Claro que se for é porque o ordenado é muito bom e irá fazer aquilo que o BC quiser, seguramente que o que fizer será bem feito mas se tal não incluir o rugby ele nem se preocupa. Quanto ao Sporting incomodar muita gente é mesmo querer usar aquele lugar comum dos coitadinhos, enquanto o sporting não tiver formação a sério, isto demora muito tempo e dá muito trabalho, não basta aproveitarem os restos de outros clubes fazer uma equipa para garantirem o futuro , vejam o exemplo do rugby da linha.

Anónimo disse...

Este modelo apesar de muito competitivo na zona sul não é competitivo na zona norte e isso não é justo!este ano na zona sul existem 5 equipas muito fortes, SM,SCP,FCT, Moita e Belas, e ainda o Oeiras que apesar de este ano não estar tão forte é sempre uma equipa dificil de defrontar... Na Zona norte existem 2 equipas, Guimaraes que ainda tem muito para provar, já que não fez jogos de elevade dificuldade e Famalicão. Não me parece justo que apenas passem 2 equipas do Sul dada a quantidade de jogos em relação aos jogos do Norte. O esquema para ninguem ter de fazer muitas viagens longas devido a questoes financeiras percebe-se claro, mas devia haver uma especie de apuramento entre 4 do sul e 2 do norte para ver se realmente as equipas do norte mercem estar nas meis finais "quase desde o inicio" enquanto que a duas jornadas do fim ainda nada está decidido no grupo Sul.

Anónimo disse...

Meus caros, apesar da zona Lisboa/Sul ser mais competitiva que a zona Norte não podemos esquecer que os semifinalistas da zona Norte/Centro, que inicialmente se incluiam apenas na zona Norte ja deixaram pelo caminho 5 equipas (3 da zona Norte e 2 da Zona Centro).
Entre essas equipas destacam-se UTAD que ainda à pouco tempo estava na 1ª e Bairrada que tem disputado sistematicamente o acesso à 1ª.
A ideia de mais uma vez favorecer a zona de Lisboa parece-me descabida, afinal de contas como as equipas do norte tem que disputar meias finais com equipas de Lisboa/Sul e se se comprovar que estas realmente são mais fortes serão elas a discutir o acesso à subida!
O Rugby, fora de Lisboa, particularmente no Norte está a crescer, parece que isto está a incomodar muita gente, mas preparem-se estamos aqui para incomodar muito mais!!!

Anónimo disse...

O Bruno Carvalho, de forma subtil, assumiu ontem o fim do rugby. Ao reafirmar o que disse há dois anos do Sporting ter 35 modalidades, significa que o rugby não entra nas suas contas e será fechado.
Sobre Tomaz Morais:
"Tomaz Morais teve um discurso ligeiramente diferente. Contactado pelo PÚBLICO, o actual director técnico nacional da Federação Portuguesa de Rugby (FPR) confirmou que recebeu um convite de Bruno de Carvalho, mas esclareceu que isso aconteceu há dois anos. Sem fechar a porta ao candidato da lista B, Tomaz Morais disse que essa é “uma questão não se coloca no momento”, sublinhando que continua contratualmente ligado à FPR até 2015".

Anónimo disse...

Anónimo das 14:16, Ainda bem que o rugby no Norte está mais forte.Só pode ser bom para o rugby nacional.
O que eu disse é que pode ser um pouco ingrato estarem 5/6 equipas num lado e do outro apenas 2/3 com hipoteses reais de lutar pela subida.
O guimaraes na Meia final vai apanhar o SM, que vai dar uma cabazada em casa e fora... Existem equipas no grupo Sul que perderam por muito pouco com o SM.Vão ficar sempre a achar que fariam melhorr figura...mas vamos ver como correm as meias e se este palpite realmente se dá, ou se pelo contrário o Guimares me mostra que estou errado.

Provavelmente as meias finais eram mais justas se existisse uma especie de playoff onde se encontram todas as equipas norte e sul para disputar as meias finais e logo as meias o mais equilibradas e com as equipas mais fortes...

Se formos ver o Guimaraes em 6 jogos sofreu 147 pontos, o SM em 11(quase o dobro) sofreu 148, e FCT e SCP sofreram 155 em 12 e 13 jogos respectivamente.
Mesmo tendo em conta que estas tres equipas jogam com adversários mais fortes teoricamente que o guimaraes que apenas apanha o Famalicão.
PArece-me que o estas 3 equipas e mais uma ou duas do Sul estão noutro patamar juntamento com o Famalicão ( que acaba por ser uma incognita por ainda nao ter jogado "jogos a doer"), mas pelo que tem feito não deve haver duvidas da sua qualidade.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tanta discussão por causa da suposta "justiça" no modelo competitivo sem razão aparente, a superioridade demonstra-se em campo! Têm dois jogos para o fazer, veremos se até mesmo o Guimarães não faz uma brincadeira

Anónimo disse...

isso é tudo muito giro mas é um incógnita. até mesmo o SM ter dado 66-0 na pre-epoca ao Tomar... todas as equipas evoluem ao longo da época e uma mais que outras. Agora se o Famalicão tem jogadores do CDUP de 2011-2012, pode ser perigoso. Mas na realidade, sem jogos onde sejam postos à prova, podem tanto ganhar facilmente como levar 1-2 ensaios e ficarem perdidos... parece-me que o Famalicão pode apanhar o FCT que defende bastante bem. Quem sabe uma final SM-FCT...

Anónimo disse...

Venham rápido as meias finais que fala-se demais e nao se acerta uma!

Anónimo disse...

Já é oficial! Bruno Carvalho vai acabar com o rugby, karting, remo e canoagem. Todas consideradas sem expressão histórica no clube.

Anónimo disse...

mas o Bruno Carvalho por acaso já ganhou ? Acho sem dúvida uma mais valia o SCP continuar no Rugby. Assim como é de louvar a crescente prática de rugby no Norte do país. Também tenho curiosidade em ver como se portam as equipas do norte e do sul em confronto directo. O rugby nacional merece crescer e com qualidade. Fico contente por ter visto que a II divisão está a tornar-se cada vez mais numa prova de regularidade sem vencedores adiantados, isso só acrescenta interesse à prova, como se tem visto !

Ass Fábio.M
BRC

Anónimo disse...

Aos iluminados que dizem que o SCP vai acabar com isto e aquilo com o Bruno Carvalho http://www.sportingnocoracao.com/ficheiros/200313_CM.jpg

Anónimo disse...

A entrevista ao Record confirma o fim do rugby com a eleição de Bruno Carvalho.
Lagartos tanto trabalho para nada.
Percam este fim-de-semana para facilitarem a vida à FPR.

Anónimo disse...

Fala-se tanto no Sporting e esquecem-se que quem dominou esta 2ªDivisão foi o São Miguel. Aliás, gostamos tanto do Sporting que, se depender de nós, vão acabar a chorar na última jornada...

Anónimo disse...

Voto para que o Mão de Mestre deixe de publicar comentários onde se escreva "Parece que isto incomoda muita gente"....

Anónimo disse...

antes de tudo o SM tem de se preocupar em garantir apuramento, depois tem de garantir apuramento em 1º lugar e só depois se deve preocupar com o guimarães...

Anónimo disse...

o SM tem 39 pontos no site da FPR... bastam duas vitórias sobre o Elvas para ficar com 49... ainda nem contabilizaram a vitória sobre o Belas -> 53... tá feito! Ganhar ao Sporting só por Orgulho

Anónimo disse...

o buldogue vai fazer parecer o leão um gatinho...

Anónimo disse...

o SM ja passou em primeiro, isso é certo.

Agora vamos ver quem passa em segundo no grupo Lisboa/Sul

Anónimo disse...

Em vez de tanto comentário com contas e continhas e histórias disto e daquilo falem menos e preocupem-se menos com comentários em blogues. Trabalhem dentro de campo e não aqui na internet.
Ultimamente tudo o que é topico da segundona tem dezenas de comentários dos quais não se aproveita quase nada.
Nem os topicos da honra ou primeirona têm tanto como estes da segundona onde anda tudo a puxar a brasa à sardinha e são todos muita bons.
Treinem, joguem e evoluam (principalmente em mentalidade).

Anónimo disse...

Então e os atletas com Inspecção medica caducada tb vão jogar fase final?

Anónimo disse...

Quem é que tem inspecção caducada? Nao tem duração de 1 ano?

Anónimo disse...

Smiguel

Anónimo disse...

Fui ao site da FPR e os jogadores do S.Miguel têm todos Ex. Medico até pelo menos 09.2013... e uns que têm inscrição mais tarde até têm até 2014...

Uns quando perdem vão para casa e treinam mais e melhor! Outros vão tentar arranjar de tudo para prejudicar o adversário!

O SMiguel há perdeu 2 pontos na secretaria e mesmo assim só tem 1 derrota no CN enquanto as outras equipas têm 3 ou mais...

Deixem-se de tretas!

Anónimo disse...

Tem porque mudaram esta semana que andaram pelo menos dois deles com exame caducado durante um mês .

Anónimo disse...

Temos a conversa do incidente do jogo do Belas "Não aconteceu nada..."