18 de maio de 2014

QUEM JOGOU EM CASA LEVOU A MELHOR, SEGUNDA MÃO PROMETE EMOÇÃO*

* José Silva
Jogaram-se ontem os dois jogos relativos à primeira mão das meias-finais da Segundona.

Na Sobreda da Caparica os Universitários da FCT venceram os Bravos de Guimarães por 41-20 (um resultado um pouco inesperado?) enquanto em Famalicão o CRF venceu o Vila da Moita por 30-17.

Curiosamente foram as duas equipas que terminaram a fase de apuramento na segunda posição a vencerem os jogos da primeira mão desta eliminatória, mas apesar de tudo nada está resolvido, com as segundas partidas a prometerem muita emoção.

É do jogo em Famalicão que iremos falar em primeiro lugar, seguindo-se o jogo da Sobreda..


Num fim de tarde soalheiro, sem ser demasiado quente, Famalicão e Vila da Moita ofereceram um jogo emotivo ao público que se apresentou no Municipal de Famalicão, com algumas fases menos próprias para candidatos à Primeirona, o que se compreende perante as dificuldades e responsabilidade do jogo – e com outras fases, claramente de muito bom nível por ambas as equipas.
Apesar de tudo o jogo iniciou-se, após 1 minuto de silêncio – imaginamos em memória de Miguel Pamplona – com muito erros iniciais de parte a parte; as equipas estudavam-se e cometiam erros a frio – notava-se respeito pelo adversário!
Logo nos primeiros minutos o Famalicão ficou privado do melhor marcador de pontos de toda a Segundona - e que bem foi substituído nos pontapés por Bernardo Vasques! - mas foi o RVM por offside do Famalicão a converter a primeira penalidade do jogo.
Numa penalidade marcada à formação ordenada da equipa da casa a Moita converte novo pontapé.
Só aos 15 minutos, num alinhamento a 5 mts da linha de meta, o Famalicão em segunda fase alcança o seu primeiro ensaio, não convertido, o que claramente galvanizou as hostes locais.
E quando 10 minutos depois, e numa falha da equipa da Moita que em zona proibida tentou jogar à mão, numa formação a 5mts o Famalicão faz o segundo ensaio, convertido, e chega ao intervalo mais pressionante a vencer por 12-9 (penalidade do RVM).
No segundo tempo manteve-se a tendência do jogo, com o Famalicão mais “solto” e confiante, apesar de tudo é uma equipa mais madura, já com mais andamento de fases finais, em contraste com um jovem equipa do RVM – que irá dar que falar, mais cedo ou mais tarde – muito aguerrida, bem gerida e comandada, e com alguns jogadores claramente acima da média da Segundona.
Apesar dos primeiros pontos terem sido conseguidos por novo pontapé de penalidade, aos 17' o terceiro ensaio do Famalicão, e com um cartão amarelo mostrado a um jogador do RVM, começou, finalmente a deixar os homens de Pedro Campos Costa a respirar um pouco melhor com o alargar da diferença pontual, que tão importante poderá ser na Vila da Moita.
Mas os comandados de Fernando Silva não deitariam a toalha ao chão, e através do seu nº 7 – que grande jogo fez – marcou o seu único ensaio, a tentar sempre, ganhar o jogo, ou pelo menos levar para casa a menor diferença pontual possível.
No final da partida, de notar um maul do CRF que avançou 60mts (???) campo fora, e nos pareceu, que só não foi até ao ensaio por alguma pressa em marcar ensaio; tivessem continuado o movimento...
Uma penalidade e novo ensaio convertido fizeram o resultado final, de 30-17, que, imagino, deve ter deixado os responsáveis do RVM, no mínimo esperançosos para a segunda volta.
Apesar de tudo foi uma partida bem agradável de seguir, bem jogada a espaços, como que a mostrar que estas equipas – sim senhor, estamos prontos para ir mais além – mostram trabalho no campo e organização fora dele.
O Famalicão vai de viagem com uma vitória no bolso, com 13 pontos de vantagem, mas será um erro pensar que a eliminatória está ganha.
Sabemos o que o Famalicão pode fazer e acreditamos que irão lutar até ao último segundo, ao último metro.

A equipa do Rugby Vila da Moita mostrou uma organização acima da média para este nível, um empenho e vontade muito grande em crescer.
E, lá dentro, no campo, sabe o que fazer e irá, com certeza crescer muito nos próximos tempos. Uma equipa cheia de miúdos, que se portou como gente grande.


Na Sobreda da Caparica os vimaranenses começaram melhor e foram mesmo os primeiros a marcar, mas os estudantes reagiram e aproveitaram bem algumas faltas dos bravos, para chegarem ao intervalo a vencer por 9-6.
Depois de uma primeira parte bastante táctica, as equipas tinham que abordar o segundo tempo de forma diferente, e foi o que aconteceu, com o Guimarães a conseguir o primeiro ensaio do encontro, mas com a Tecnologia a reagir e responder também com um toque na meta.
Com os visitantes a atacarem mais, e a FCT a afastar o jogo da sua zona perigosa, ao pé, o encontro mostrava grande equilíbrio que foi apenas quebrado com o segundo ensaio do Guimarães, até que, a cerca de 15 minutos do final, a expulsão de um bravo desequilibrou a partida, aproveitando a equipa da Caparica para marcar três ensaios de rajada e vencer com uma margem de 21 pontos, que torna a tarefa do Guimarães muito difícil para o encontro da segunda mão.


5 comentários:

Anónimo disse...

Nao faço ideia de que jogo FCT vs Guimaraes está a relatar. Claramente nao foi o de sabado passado. Guimaraes a atacar mais???? Fct a aliviar ao pe??? Foi um jogo equilibrado mas o Guimaraes esteve sempre a defender e os dois ensaios que marcou foram boas arrancadas dos seus jogadores mas que correram 50 metros ou mais, partiram sempre da sua zona defensiva. Nao vi a equipa da casa apertada no seu meio campo muitas vezes...

Anónimo disse...

Famalicão Bem.
Moita Bem.

Fator...... Varetas. Mas pronto...

Concordo contudo mas, se o famalicão tem o melhor chutador da segundona, então o que dizer do rapaz da Moita que estava no banco???? Já para não falar do lobo Pedro Silva.



Anónimo disse...

Espero que o vila da Moita tenho aprendido a lição, digamos que a Famalicão tem mais Rugby e mais experiência

Anónimo disse...

Vila da Moita toda a gente está com vocês sou de Lisboa já ouvi muito de vocês têm uma boa equipa uma boa direcção um bom treinador, vão deixar isto escapar? vão baixar agora os braços esforcem-se.

Só um conselho joguem mais recuados Famalicão põe muito nas costas e muitas bolas para a touch :)

Anónimo disse...

Final Moita x FCT moita vai sofrer muito em casa mas vai conseguir a vitoria Famalicão não tem rugby suficiente para a moita