24 de maio de 2014

DIREITO, CDUL, VILA DA MOITA E GUIMARÃES NAS FINAIS NACIONAIS

Direito assegurou a sua presença na final da Divisão de Honra ao derrotar o Belenenses por 33-13, numa partida em que os belenenses se mantiveram na luta até aos 13-13, mas a partir daí só deu vermelho e preto, com a marcação de mais dois ensaios, duas transformações e dois drops.

Gonçalo Malheiro registou na sua conta 18 pontos (3T, 2P, 2R), completando os ensaios de Luis Sousa, Luis Portela e Manuel Vilela.

Esta será a sétima presença na final por parte do Direito nas nove edições da prova desde a introdução em 2005/2006 do sistema de playoff, e nas seis anteriores os advogados capitalizaram cinco vitórias, apenas perdendo por uma vez frente a Agronomia em 2007.


O CDUL será o outro finalista da prova, depois de vencer o Técnico por 28-12, num jogo em que os engenheiros dominaram a segunda parte, tendo estado a vencer por 14-12, falharam duas penalidades
fáceis, jogaram contra 14 durante 10 minutos e sofreram um ensaio de intercepção.

Os universitários vão disputar a sua terceira final da prova, e nas duas anteriores venceram uma frente a Agronomia em 2012 e perderam outra frente a Direito, na época passada.

Recorde-se que Direito e CDUL terminaram por esta ordem a fase de apuramento, com o Técnico na terceira posição e o Belenenses na quinta.

No contagem geral do Campeonato mais importante de Portugal, o CDUL segue isolado na frente com 18 vitórias, e Direito ocupa a segunda posição, a par do Benfica, com nove títulos, com a particularidade das vitórias dos advogados terem sido todas obtidas nos últimos 15 anos, enquanto que o CDUL, no mesmo período apenas conseguiu uma.

VILA DA MOITA E GUIMARÃES DE VIRADA NA FINAL
Depois de terem sido derrotados na primeira mão das meias finais, em jogos que realizaram fora de casa, os vencedores de cada uma das zonas recuperaram o seu prestígio e venceram os adversários,assegurando a
presença na final nacional que se deve realizar no próximo sábado.

O Vila da Moita venceu o Famalicão no Ribatejo por 46-12, depois de ter perdido no Minho por 17-30, para um acumulado de 63-42 a seu favor, enquanto o Guimarães, depois de perder na Caparica por 20-41, venceu a FC Tecnologia no Minho por 32-6, para um acumulado de 52-47, que lhe abriu a porta para a final.

Recorde-se que o jogo Guimarães-FCT terminou com o resultado de 27-6, o que empatou as equipas no acumulado, tendo sido necessário recorrer a prolongamento, onde então os bravos marcaram o ensaio do desempate.

Fotos: Miguel Rodrigues, Miguel Araújo

15 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Direito e ao CDUL, as equipas que são justos finalistas.

Parabéns ao Belenenses, que apareceu em grande nos últimos jogos, mas hoje só aguentou até ao intervalo! E, quando não se tem banco...

Mas parabéns sobretudo ao Técnico, a grande revelação desta temporada, por muito que isso custe a alguns.

Hoje não foi uma questão de banco (no banco do CDUL estavam só 3 internacionais portugueses)!.. Foi, diria, falta de alguma experiência.

Quem esteve acampado tanto tempo no meio campo adversário - o CDUL, ou melhor, apenas 2 jogadores deste clube entraram nos 22 do Técnico na 2ª parte - falha pontapés em frente aos postes, cria tantas oportunidades e depois sofre ensaios de intercepção...Merecia melhor, mas ...

Anónimo disse...

O Técnico teve uma grande reacção na 2ª parte mas nunca esteve a ganhar 14-12 mas sim a perder 14-12 depois de ter estado a perder por 14-6.

Anónimo disse...

Ok ok

Anónimo disse...

Grande tarde de rugby em Monsanto. Muito jogo e muito publico. Parabéns ao direito que fez uma segunda parte a demolir e parabéns ao belenenses que fez um jogo muito criativo. Dois grandes clubes de rugby !

Anónimo disse...

Melhor primeira parte de todo o campeonato Nacional foi protagonizada pela equipa do Belenenses, depois excelente reacão do GDD que mereceu a passagem á final embora com numeros um pouco exagerados, Belenenses com plantel demasiado curto pagou caro o ritmo que colocou no jogo na 1º parte mas quanto a mim seria a final ideal, o Cdul é mais fraco que qualquer destas duas equipas

Anónimo disse...

Tenho pena dos jogadores do Técnico. Culpa da direcção que os deixou iludidos. Não perceberam que andaram uma época a jogar contra segundas equipas dando-lhe a ideia que eram os melhores. A vantagem disso é que motivou todo o clube e só por isso valeu a pena. Para o ano que vem já não terão essa sorte.

Anónimo disse...

CDUL - Técnico, grande jogo, muito apoiado pelo público. Continuo a não entender o porquê dos adeptos do Técnico assobiarem os pontapés adversários!

Anónimo disse...

Os assobios foram uma episodio infeliz protagonizado por uma secção muito jovem da bancada, imediatemente repreendidos pelos restantes, penso que a partir daí se respeitou sempre...

Quem viu o jogo de ontem e diz que o técnico andou iludido contra segundas equipas devia ter algum juizo e bom senso.

Anónimo disse...

Se houve coisa que não se ouviu no EUL foram assobios durante a execução dos pontapés aos postes, de ambas as partes.
Ouviu-se sim a claque mais jovem do CDUL, à "bonita" imagem de alguns futeboleiros cá do burgo, com cânticos pouco adequados e sem qualquer objectivo de apoio à sua equipe, em perfeito contraste com o que fez a claque do Técnico que se portou exemplarmente.

Anónimo disse...

"Tenho pena dos jogadores do Técnico"? Devemos ter visto jogos diferentes...
Vi um jogo onde o CDUL entrou bem e cedo começou a pressionar o Técnico que defendeu muito bem acabando a 1ª parte com 11-6 no marcador para o CDUL. Na 2ª parte o Técnico surpreendeu e sobrepôs-se ao CDUL e penalidade atrás de penalidade disputaram de par-a-par o jogo. Isto até o jogo ser praticamente resolvido a uns 10min do fim com um ensaio de intercepção após um turnover do Técnico. Vi duas equipas a jogarem bem, mas uma acabou por ter a sorte do jogo. Não vejo aqui razoes para ter pena nenhuma. Para o ano secalhar será o CDUL a não ter a sorte do jogo. Para um plantel tão teoricamente superior, no campo não se notou assim tanta diferença. Os jogadores do Técnico estão de parabéns pela tremenda evolução dos últimos tempos.

Quanto aos assobios dos adeptos do Técnico, eram mais os adeptos que tentavam calar os que assobiam do que aqueles que o faziam. Uma situação que como adepto do Técnico também espero que não aconteça mais.

Anónimo disse...

Como eu dizia na semana passada...eles são todos bons, têm muitos internacionais, têm muitos estrangeiros, andam nos primeiros lugares a época toda...no fim ganha o Direito!!!

Anónimo disse...

«Tenho pena dos jogadores do Técnico. Culpa da direcção que os deixou iludidos. Não perceberam que andaram uma época a jogar contra segundas equipas dando-lhe a ideia que eram os melhores»

Não percebo bem o que o autor deste comentário quer dizer. Andaram a jogar contra segundas equipas? A Direção deixou-os iludidos?

Que se saiba, as equipas têm plantéis e é com os jogadores disponíveis que têm de jogar, portanto, o comentário é perfeitamente descabido. Depois, a direção deixou-os iludidos? Enfim...

Para o ano não vão ter essa sorte? Cá temos mais um futorologista, prestidigitador, um Zandinga do rugby !

O que é facto é que o Técnico chegou às meias-finais, ganhou a todos os adversários na fase regular, assustou muita gente e se sorte houvesse talvez ontem o resultado fosse outro!

Mas, já o disse, tal como o Belenenses, o banco é curto e o Direito e o CDUl estão melhor apetrechados nesse capítulo. Por isso, podem melhor gerir os seus plantéis!

Daí serem justos finalistas! A quem desejo, aliás, - aos jogadores e a todos os seus adeptos - um grande jogo final!

Anónimo disse...

O Técnico tem uma segunda equipa e diz que o banco é curto. Não compreendo. Quanto a quem diz que andaram iludidos, concordo, pois que eu saiba fizeram muitos jogos contra equipas que tinha muitos atletas nas seleções. Não convém omitir isso, pois ganharam alguns jogos contra segundas equipas desses adversários. Para o ano vão estar no grupo dos melhores e mesmo tendo menos atletas na seleção - a não ser que a Fedracao seja posta fora - já não vão aproveitar a benesse de jogarem contra segundas equipas. Não tenho nada contra o Técnico, mas a análise está correcta.

Anónimo disse...

Sem querer tirar o mérito à equipa do belenenses, pois fez uma boa primeira parte e se calhar teve os pontos merecidos. No ensaio do Belenenses houve uma clara obstrução do arbitro a Pedro Leal que permitiu o 2ª linha Rafael Simões furar a linha. Tendo noção do que aconteceu Paulo Duarte devia ter parado a jogada. Acabou por não fazer diferença mas poderia ter feito...

Anónimo disse...

A segunda equipa do Técnico é feita por "actuais" jogadores que percebem alguma coisa de rugby pq em algum momento jogaram a um nivel mais elevado e por outros que tao eventualmente a começar. Sao na maioria jogadores sem grande ritmo, que, quanto muito, pelos mais diversos motivos, treinam na 5a feira antes dos jogos. Não sao propriamente opção para o banco da equipa A que actualmente está num nivel muito superior. Basicamente sao um grupo de jogadores que gosta mesmo é de jogar rugby mas que nao pode investir mais.