20 de maio de 2014

BENFICA CAMPEÃO NACIONAL DE SEVENS FEMININO *

* Álvaro Figueiredo
Terminou o Campeonato Nacional de Sevens Feminino 2013-2014 em festa e com a vitória esperada do Benfica, e com Sport Club do Porto e Técnico nas posições imediatas.

Já quase tudo estava decido antes desta 5ª Etapa, organizada pelo Sport Club do Porto no estádio do Leça Futebol Clube, pelo que o ambiente foi de festa e descontração.

No Grupo A o Benfica apurou-se para a final sem qualquer derrota, batendo consecutivamente a Universidade de Aveiro, o Tondela e a Agrária. 
As aveirenses foram mesmo as mais fracas do grupo, perdendo todos os jogos. 
O Tondela acabou por ser a única surpresa da etapa, vencendo a Agrária e garantindo o lugar no jogo para decisão do terceiro e quarto lugar. 
Ambas as equipas do centro estão cada vez mais fortes, fruto do excelente trabalho que estão a realizar na Academia do Centro.

No Grupo B dominou o Sport Club do Porto, que também venceu todos os jogos desta fase. 
A Bairrada por seu lado não foi capaz de ganhar qualquer jogo e acabou em último lugar do grupo. 
Com alguma surpresa, uma vez que jogou contra a Bairrada e o CRAV com apenas 6 jogadoras, a equipa do Técnico classificou-se no segundo lugar. 
Por fim o CRAV ficou em 3º lugar.

Nos jogos finais não houve qualquer surpresa, com os favoritos a vencerem os seus jogos.
O Benfica venceu o Sport Club do Porto na final, conquistando a quinta jornada e o campeonato nacional.

Findo o campeonato, restando alguns torneios e a época de praia, está na altura de fazer um balanço e pensar na próxima época. 

A opção pelos Sevens permitiu, principalmente no Norte e Centro, a proliferação e nivelamento de equipas, com interesse em disputar a variante todo o ano. 

O modelo deste ano, com uma fase regional de sevens, um ou dois encontros de selecções regionais de XV e o campeonato nacional de sevens, parece ser adequado para garantir a consolidação dos clubes, tanto desportivamente como financeiramente.

Agora segue-se a época de praia, com o Sport Rugby a defender o título conquistado na época passada.



Foto: http://www.slbenfica.pt/, https://www.facebook.com/SportRugby

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica pelo título conquistado!

Os sevens femininos em Portugal têm deixado excelentes indicações nos últimos tempos, a meu ver muito reforçado por este "modelo" de cinco etapas ao longo da época.

Pergunto eu: não estaria na altura de pensar no mesmo para os sevens masculinos? A realização de várias etapas ao longo do ano além de promover a competitividade, dava mais ritmo aos jogadores nesta variante e constituía uma boa montra que ajudaria certamente no recrutamento...
Alternando com os campeonatos de XV (se bem que estes teriam de sofrer alterações no calendário e se calhar no modelo, sobretudo a DH) acho que seria interessante.

Abraço

Anónimo disse...

car anónimo o melhor mesmo dever ser acabar com o rugby de XV para poderem jogar 7s , aliás os 7s é um sucesso tão grande que é ver as etapas do CN em qe as equipas se veem aflitas para apresentar jogadores,

Anónimo disse...

Se é difícil arranjar jogadores para equipas de 7s, como diacho será possível arranjar equipas de XV???

Anónimo disse...

anónimo das 15:27
será porque a maioria dos jogadores gosta e de jogar XV???
Há muito jogador que não gosta de 7s, há muitos que não têm paciência para perder um dia inteiro a jogar 7s que é o que dura um torneio normal.
ja agora era capaz de ser engracado saber a audiencia media dos principais jogos de xv e dos principais torneios de 7s por esse mundo fora

Anónimo disse...

O Rugby feminino só tem a perder com esta nova moda de jogar sevens o ano inteiro. Como é possível dizer que as equipas evoluíram e estão melhores assim. Se o fosso entre o Benfica e as outras equipas é enorme e o técnico com apenas 6 jogadoras e imã delas magoada só perde um jogo no torneio.

Este modelo e a falta de competição por ele criada só têm prejudicado.
A seleção é de 7s sim é mas as suas melhores jogadoras gostam de XBox evoluíram no Rugby graças ao Rugby de treze.
E o Porto ficou em segundo muito graças à desgraça do técnico que se vê com poucas jogadoras exatamente porque não há Rugby de treze. E o Porto joga sevens? Não, joga um misto de Rugby e futebol quando não sabem o que fazer com a bola nas mãos chuta prata frente e pronto tem uma ou outra jogadora rápida e chamam a isso Rugby.
A única equipa que evoluiu realmente esta época foi o Tondela.
Porque até a Bairrada e a Agrária regrediram. O Rugby de treze implica ter também mais jogadoras e vários tipos de jogadoras. A maioria das jogadoras que experimentar treze não vai querer continuar a jogar sevens o ano inteiro. Há chuva e na lama a ter de esperar mais de uma hora todas molhadas e ao frio e perder um dia inteiro para jogar 60m.

É que em Portugal joga-se Rugby de 7 sim mal. Não se jogam sevens.

Dá mais trabalho treinar uma equipa de 13, talvez. Obriga a ter mais jogadoras seu dúvida. Mas há equipas que apresentaram duas equipas nos inter regionais e agora no campeonato. Por isso não vejo o drama. Talvez daqui a um ou dois anos quando o Rugby feminino estiver ainda mais fraco de nível se perceba que foi esta época que começou a destruição.

Quanto ao resto vejo muito pouca vontade é um grande conformismo.

Não se procura evoluir, assim está bom...
Mas sem evolução começa -se a regredir e o fosso entre o nível de Rugby em Portugal e no resto da Europa a ser cada vez maior!