2 de maio de 2014

DUELO DE LIDERES NAS OLAIAS, COM CDUL DE OUVIDOS BEM ATENTOS *

* António Henriques
Ao contrário de épocas anteriores nas quais a derradeira jornada da fase regular servia apenas para cumprir calendário e eventualmente esclarecer uma ou duas posições sem particular relevância para o desfecho final, nesta temporada a 20.ª e derradeira jornada da DH, que se disputa amanhã e com os jogos todos à mesma hora (15.00), traz bastos motivos de interesse. 

E é pena que, dada a presença da seleção nacional de sevens em Glasgow, penúltima etapa das World Series, algumas equipas não se possam apresentar na máxima força.
Por desígnios do sorteio, os dois primeiros da tabela e com os mesmos pontos, vão-se defrontar na partida que decidirá o vencedor desta fase – apesar de, desde que o campeonato se passou a decidir em play-offs, apenas em duas das oito edições a equipa n.º 1 se sagraria campeã, é um ‘título’ sempre reconfortante… – mas, curiosamente, um deles até poderá nem ser 2.º, pois o CDUL, com menos 5 pontos, tem vantagem no confronto direto com advogados e engenheiros…

E esta questão de ser 2.º ou 3.º classificado tem que se lhe diga, pois quem for vice-líder disfruta de uma semana suplementar de folga, podendo recuperar jogadores e curar mazelas, mas perde algum ritmo para o jogo da meia-final. 
Já o 3.º, obrigado a horas extraordinárias, poderá adquirir uma decisiva dinâmica vitoriosa – caso ultrapasse o 6.º colocado, bem entendido.

O outro grande ponto de interrogação do fim-de-semana prende-se exatamente com a atribuição da 6.ª posição que, para lá do acesso ao play-off do título, afasta desde logo o espetro da descida a essa equipa. Cascais, Académica e CDUP (que apesar de se encontrar a cinco pontos do Dramático, tem vantagem nos duelos entre si com um triunfo e um empate) estão envolvidos nessa dura batalha. Na qual os homens de Coimbra – apesar dos dois pontos atrás da equipa da Linha (com quem perdem no confronto direto) – nos parecerem melhor colocados ao receberem, no seu Universitário, azuis sem grande motivação.

Eis o programa completo da derradeira ronda.


TÉCNICO-DIREITO (Olaias)
Os dois quinzes que ocupam o topo da tabela vão-se encontrar em 80 minutos dramáticos e nos quais o vencedor fará… ‘número-linha-e-bingo’. 
Ou seja, assegura a 1.ª posição, adquire via-verde para as ‘meias’ e ainda se livra de apanhar CDUL e o adversário de sábado, no caminho até uma eventual final. 
Convenhamos que não é coisa pouca para resolver em menos de hora e meia…
Depois da pesada derrota no EU Lisboa há uma semana, o Técnico manteve a liderança por mor do triunfo em Monsanto (30-21) no jogo de ida, mas as coisas já estiveram mais radiosas para as bandas das Olaias, onde mora – diga-se o que se disser e independentemente do que suceder até ao final da época – a equipa-sensação deste campeonato.
Há nos engenheiros a clara vontade de retificar a má imagem deixada há uma semana (especialmente no 2.º tempo onde foram atropelados sem apelo pelo adversário), mas os inúmeros jogadores em dúvida por lesão e a circunstância de ter os manos Marques, António e Duarte, ausentes na Escócia, pode inviabilizar essa intenção.
Até por que vão enfrentar um Direito pletórico de força e moral, e que desde a sua última derrota – precisamente o tal desaire em casa perante o rival com o qual partilha a liderança – soma sete triunfos consecutivos, incluindo uma Taça de Portugal de permeio. 
Os advogados foram bem espremidos pelo selecionador Pedro Netto, o que os leva a apresentar-se sem o seu jogador em melhor forma (Adérito Esteves), os dois médios de formação (Pedro Leal e Manuel Raposo) e ainda o rápido ponta João Ventosa.
Mas tendo em vista o que está em jogo – acreditam que Direito, campeão em cinco das oito épocas com play-offs nunca venceu uma fase regular? – será difícil os homens de Martim Aguiar não aproveitarem o vento que se faz sentir – e lhes está francamente de feição…


ACADÉMICA-BELENENSES (EU Coimbra)
Tal como na semana passada, os azuis continuam a ser a única equipa completamente segura da sua posição final. 
E essa certeza afetou claramente a exibição produzida há uma semana diante o Cascais, que apesar de redundar numa vitória deixou muito a desejar. 
Como será amanhã frente a um quinze desesperado por ganhar, ainda por cima com os do Restelo a surgirem desfalcados de quatro peças, todas das linhas atrasadas, nos sevens de Glasgow (o capitão Diogo Miranda, Francisco Vieira de Almeida, Duarte Moreira e Bernardo Seara Cardoso)?
Hipótese única para os pretos – que há oito dias na Tapada voltaram a mostrar muita juventude e alguma fragilidade… – ‘ganharem‘ a sua época no derradeiro teste e, tal como na temporada passada, garantirem o 6.º lugar que os põe a coberto de surpresas na luta pela manutenção.


CASCAIS-CDUL (Guia)
Com o corpo no sintético mas os ouvidos atentos ao que se vai passando nas Olaias, os vice-campeões não podem facilitar no caminho para o 2.º lugar. 
Para tal, terão que fazer primeiro o seu papel – triunfar com ponto de bónus (42-3 e 6-0 em ensaios na 1.ª volta são bom augúrio…) – e depois então ficar a aguardar novas do duelo de comandantes.
Do outro lado estará, já se sabe, um Dramático ultra-motivado para garantir desde já a permanência na DH. Mas mesmo perante um CDUL sem os TGV’s Foro e Noronha, de quinas ao peito na Escócia, as forças em contenda são demasiado desiguais para sequer sugerirem uma surpresa.


MONTEMOR-AGRONOMIA (Tapada)
Os agrónomos constituem a equipa do campeonato que mais pontos de bónus atacante conquistaram, pois nos seus 12 triunfos apenas em duas ocasiões tal não aconteceu: na deslocação às Olaias e diante o CDUL (o Técnico soma igualmente 10 pontos por mais de quatro ensaios marcados mas falhou o bónus em cinco dos seus 15 triunfos).
Na 1.ª volta (jornada invertida) Agronomia foi ao Alentejo marcar 11 ensaios e não concedendo sequer um, e ninguém acredita que vá agora desperdiçar, no seu relvado, a oportunidade de somar mais cinco pontos.


CRAV-CDUP (Coutada)
Até pode acontecer que um inusitado ‘alinhamento cósmico’ favoreça os portuenses nesta jornada – também não será pedir nada de muito especial, bastam derrotas sem bónus de Cascais e Académica e um triunfo bonificado do CDUP – mas em princípio, tudo aponta para que estas duas equipas se venham a encontrar no play-off de manutenção com o 8.º a receber o 9.º classificado, mas desta feita em casa emprestada, seja ela Leça da Palmeira ou Lousada. 
O que até poderá ser um bom pronúncio para os universitários, que na 1.ª volta venceram por 23-8.
Para amanhã tudo dependerá da disposição com que partirão para o jogo as duas equipas, em especial o CDUP. 
Quererá arriscar tudo esperando receber grandes notícias dos dois campos onde jogam os rivais na luta pelo 6.º lugar ou vai querer preparar a recepção aos minhotos no jogo decisivo daqui a duas semanas?

Sem comentários: