13 de maio de 2014

PEDRO LEAL 1000 - UM FEITO QUE MERECE DESTAQUE


O feito de Pedro Leal merece destaque num país habituado a desprezar os seus melhores, a banalizar os seus extraordinário feitos, com o estúpido pretexto de que não são eles que merecem destaque e sim os "outros que não prestam"...


Já vimos isso acontecer com os oito títulos europeus de sevens, nunca vimos ninguém realçar o segundo lugar no Europeu de 2012, ou mesmo o quarto lugar no ano passado, nunca vimos ninguém realçar a presença seguida em quatro fases finais do campeonato do mundo da categoria, como se fosse absolutamente necessário vencer o Mundial, dando para cima de 50 à Nova Zelândia, para que isso fosse considerado razoável...

Pedro Leal é um dos melhores jogadores do mundo de sevens, assim como a nossa equipa nacional da variante - que o Mão de Mestre chama os Linces, para evitar confusões com os Lobos - não só é uma das melhores 15 do Mundo, como tem todas as condições para ser uma das 8/10 equipas do topo!

Mas para isso é preciso acreditar!

E nós acreditamos realmente que os Linces podem e devem honrar a camisola das quinas em cada vez que entram em campo!
E estamos aqui para ajudar e para ver isso acontecer!
Neste propósito não deixaremos de denunciar os que silenciosamente vão destruindo um trabalho que começou em 1992 no apuramento para o Mundial de 1993, e que a FPR acabou por abandonar no fundo de um saco cheio de nada.

Leal é um dos únicos nove jogadores do Mundo a ter ultrapassado a barreira dos 1000 pontos marcados no Circuito Mundial, e merece o reconhecimento público da sua excelência, e merece ainda mais reconhecimento pela sua simplicidade e modéstia, que o fazem estar triste - e não fazer disso segredo - pelas recentes actuações do sete nacional.


E essa tristeza é mais uma das razões porque acreditamos que a equipa vai dar a volta por cima - um capitão como deve ser, não esconde, não finge que tudo está bem, quando não está.
Um capitão como deve ser tira desses momentos as lições que deve tirar, e transforma as tristezas em forças para transformar o momento e levar a equipa - mesmo nas piores circunstâncias - aos caminhos do sucesso!
E o capitão Pedro Leal é um capitão como deve ser!

Fotos:
A sequência de fotos que apresentamos são da autoria do nosso amigo António Simões dos Santos, que, com Miguel Rodrigues, é um dos campeões que colaboram permanentemente com o Mão de Mestre!

5 comentários:

António Ferreira Marques disse...

Merecidas as referências que esta notícia do MdM a um dos grandes jogadores de Rugby Portugueses.
O PL é um notável jogador, quer na variante VII quer na variante XV,e quero crer que continuará por mais alguns anos a dar o seu contributo ao jogo.
Quanto ao "reconhecimento", e não querendo fazer comparações - ambos têm grande valor, lembro o atleta mais emblemático que alguma vez Portugal teve, em termos Olímpicos - Carlos Lopes. Após ter ganho mundiais de corta-mato e "crosses das Amendoeiras" em competição com armadas Quenianas, e com quase 40 anos (senão mesmo com 40 anos, ao ficar, julgo eu, em 3º lugar numa competição de cross internacional, logo os "comentadores" do costume "escreveram"/"debitaram" que tinha sido UMA DECEPÇÃO.
Força Pedro Leal. Nunca serás uma decepção para os verdadeiros desportistas. Ainda esperamos muito de ti.

Anónimo disse...

Parabéns ao MDM pelo artigo que mais do que uma justa homenagem ao Pedro Leal, é também um incentivo a todos os jogadores!

É preciso recomeçar de baixo, depois de se ter batido no fundo!

Acredito que o Pedro Leal, a quem saúdo por tudo o que tem dado ao rugby e por este feito de ter ultrapassado os 1000 pontos no Circuito mundial de Sevens(alcançável apenas pelos eleitos).

Como jogador e como capitão saberá dar a volta por cima, nesta época desastrosa, e motivar os demais!

Anónimo disse...

Justa homenagem a uma das figuras do rugby nacional e do desporto português!

Creio que foi mesmo o que de mais positivo se conseguiu este ano no circuito da IRB sevens...
Espero que este ano sirva de reflexão - profunda! - a quem comanda os destinos do rugby português. Este feito do Pedro Leal contrasta por completo com a forma penosa com que Portugal se arrastou na larga maioria das etapas, exceptuando no Dubai e na África do Sul.

Como referiu, e bem, o Mão de Mestre somos uma das melhores equipas do mundo! Ficámos em 15º mas temos qualidade para ficar nos 10 primeiros inquestionavelmente!

Apelo a quem "manda" que não abandone os sevens, é uma questão de interesse nacional!
Isso seria como abandonar as vinhas do Douro, algo que demorou anos a construir e que constitui uma marca do nosso país e pela qual somos mundialmente conhecidos e invejados!

O país agradece!

P.S.: notei que esta temporada, à semelhança da do ano passado, a nossa equipa vai decrescendo progressivamente de forma à medida que a época vai avançando.
Não será esta coincidência(????) passível de ser analisada? Não teremos uma época demasiado longa para a realidade do nosso rugby? Não seria boa ideia buscar outro modelo competitivo? E incluir um ou outro torneio de sevens entre equipas durante a temporada, alternando com os jogos dos campeonatos nacionais para poder dar algum ritmo aos jogadores, constituindo igualmente uma montra para esta vertente?

Coisas a reflectir... A meu ver, claro está...

Anónimo disse...

Parabéns ao Pedro Leal! É com toda a justiça que tem este enaltecimento.

Excelente o Manuel Cabral pela a elegância e oportunidade com que, a partir do feito do Pedro Leal, faz o apelo ao cerrar fileiras.

Anónimo disse...

Quero e devo deixar os parabéns ao Pedro Leal por ter atingido uma meta difícil.
Certamente que ficará na história como uma das grandes referências dos "sevens" Nacionais.
Com um ano complicado de muitas mudanças na selecção e na família isto exige um enorme esforço e sacrifício que não está ao alcance da maioria dos atletas.
Quero também felicitar o Manuel Cabral pelo fantástico trabalho feito na comunicação e divulgação do Rugby (Inter)Nacional.