26 de maio de 2014

NOS SUBS TAMBÉM SE JOGA RUGBY COM FINAIS À VISTA

Não foi apenas na Divisão de Honra e na Segundona que se disputaram jogos decisivos já que o sub-escalão senior encontrou os protagonistas da final do campeonato, enquanto os sub-16 e os sub-18 viram definidos os finalistas das suas Taças de Portugal, já que há muito se sabe quem venceu os respectivos campeonatos nacionais.

Quanto ao outro escalão senior, sub-senior ou sobra senior, a situação é mais complicada, já que no Torneio Nacional de Equipas B apenas participaram quatro equipas, uma disputou apenas um jogo, duas disputaram três jogos e outra ainda disputou cinco, mas duas receberam 20 pontos por folgar e outras duas receberam 24...


Esta ridícula situação dos bónus por folga carece de imediata eliminação, pois se mesmo na Divisão de Honra não tem qualquer utilidade, nem nunca houve qualquer necessidade na sua aplicação, nas restantes divisões ou escalões etários ainda fica mais esquisita.

Quanto aos sub-escalões seniores também fica difícil de compreender a exigência da FPR em que as equipas apresentem equipas num sub-escalão etário e numa competição para equipas B, e que ainda autorize as equipas B a participarem nos campeonatos da 2ª Divisão...

Melhor fariam se incluíssem todas estas divisões numa só, e lhe dessem condições para que se formasse um grupo competitivo onde à juventude de uns se aliasse a experiência de outros, evitando a utilização de expressões como Sub-Escalão, Equipas B, ou semelhantes.
Chamem-lhe qualquer coisa - nós até temos algumas ideias, mas se falarmos nelas provavelmente serão liminarmente postas de lado - mas sobretudo prestigiem a competição e quem nela participa.
E acabem com cláusulas regulamentares que simplesmente não são aplicadas, ou apenas o são conforme as conveniências...

CAMPEONATO NACIONAL SUB-ESCALÃO SENIOR
A prova teve uma fase inicial em que todas as seis equipas - CDUL, Direito, CDUP, Belenenses, Agronomia, Técnico - jogaram entre si a três voltas, apurando as quatro primeiras para as meias finais, que tiveram lugar neste fim de semana com os seguintes resultados:

DIREITO 13-37 CDUP
CDUL 37-17 BELENENSES

A final será entre o CDUP e o CDUL e deve ser disputada no próximo fim de semana, mas até este momento nada se sabe sobre o dia, local e hora de realização do mesmo.

Recorde-se que neste sub-escalão/sub-23 já se disputou a Taça de Portugal, que foi vencida pelo CDUP.
Fique com os resultados dessa competição:

Pré-eliminatória
AGRONOMIA 12-15 DIREITO
CDUP 23-7 BELENENSES

Meias finais
CDUP 36-3 DIREITO
CDUL 28-7 TÉCNICO

Final
CDUL 20-38 CDUP

TAÇA DE PORTUGAL SUB-16
Disputaram-se as meias finais da Taça de Portugal, que tiveram os seguintes resultados:

Meias finais
MONTEMOR 35-12 CDUP
BELENENSES 20-14 DIREITO

A final será disputada entre Montemor e Belenenses, e festeja-se o destaque da equipa alentejana que conseguiu cegar onde poucos, à partida, acreditavam que chegasse.
Desconhecesse ainda o dia, hora e local de realização desta final.

Recorde-se que neste escalão etário (assim como no escalão sub-18) o Campeonato Nacional foi dividido em duas séries (A e B) e a prova da série A, a principal, foi disputada por 10 equipas, com uma fase de apuramento em que todas jogaram com todas, a uma volta, e uma fase final em que as cinco primeiras da fase de apuramento discutiram o título aduas voltas, enquanto as cinco últimas, também a duas voltas, disputaram a permanência - quer dizer, pensamos que tenha sido isso, mas o Regulamento da competição é omisso nesta matéria, ficando por saber se existe alguma relação entre a Série A e a Série B.

O Campeonato foi vencido pelo Belenenses, e o Montemor ficou na segunda posição, apenas à distância de um ponto de bónus - o que aconteceu tanto na fase final como na fase de apuramento, mostrando claramente que nenhuma destas equipas chegou à final da Taça de Portugal por acaso...

TAÇA DE PORTUGAL SUB-18
Também neste fim de semana se disputaram as meias finais da Taça de Portugal dos sub-18, que tiveram os seguintes resultados:

Meias finais
CASCAIS 18-10 ACADÉMICA
BELENENSES 20-38 DIREITO


Cascais e Direito vão-se defrontar na final que ainda não se sabe onde nem quando terá lugar.

No Campeonato Nacional de sub-18 a Académica foi a vencedora, deixando o Direito na segunda posição, a dois pontos de distância, o mesmo Direito que tinha vencido a fase de apuramento com dois pontos de vantagem sobre o Cascais e 12 pontos à frente dos futuros campeões...

Fotos: Lynne Archibald

9 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer dar desculpas pela derrota contra o CDUP, que foi a equipa merecedora da vitoria. Venho aqui criticar o modo como a FPR organizou os jogos (datas), como não criou regras que limitassem o numero de jogadores seniores em campo no escalão inferior. O CDUP aproveitou bem essa falha organizativa, como não teve jogo de seniores nestas datas, jogou na meia final e final da taça e na meia final do campeonato, com vários jogadores que normalmente fazem o campeonato senior, que tem outra experiencia e outro ritmo de jogo. Acho que a FPR tem de rever esta situação, porque o objectivo do escalão Sub 23, é fazer jogar aqueles jogadores que ainda não tem lugar nas equipas seniores. Abraços

Anónimo disse...

Boa tarde


Concordo com este comentário, e nestas meias finais devia ter Arbitros Auxiliares.

Anónimo disse...

Esses jogadores nao deixam de ser SUB-23, sendo que , se nao estou em erro, apenas um deles nao tinhha idade sub-23.

Anónimo disse...

Correcçao ao comentario das 15h30: apenas um deles nao tinha idade sub-21

Anónimo disse...

Se o GDD fosse buscar os seus 5 jogadores aos seniores a historia era outra! Portanto as condições não foram iguais para as 2 equipas. O campeonato e a taça foram falseadas!

Anónimo disse...

Boa tarde Sr Manuel Cabral


Os valores do Rugby acabaram, nestes escalões todos querem ganhar, em vez de formar jogadores e Homens, não o que é bom é ganhar, chamar nomes aos árbitros, todos vão as selecções nacionais, mas quando chegam a seniores ui ui ui....já foram.
Estes novos treinadores e responsáveis de equipas são os responsáveis.
São pessoais que nunca jogaram Rugby, são paizinhos ou maezinhas que tem os filhos a jogar e os clubs aproveitam-se da situação e como o recrutamento não existe, aproveitam-se da situação.
Os treinadores como são professores sem experiência como nunca jogaram Rugby, julgam que são doutores, estes incendeia o campo com insultos etc e depois reflecte nos jogadores.
Qualquer miúdo, tem Kits da selecção, até o meu porteiro que tem 60 anos nunca jogou Rugby , disse-me que foi um amigo dele das cartas que mora no Restelo
arranjou ....
FPR mude a mentalidade urgente destes senhores, pq qualquer dia vamos para o campo, com o taco de Basebol

Anónimo disse...

O Direito também apresentou a sua "artilharia" pesada. Digam-me que jogadores que habitualmente jogam nos seniores jogaram em Monsanto. Se for mais do que 1 já é muito...

Anónimo disse...

Não querendo ferir susceptibilidades, o CDUP chegou a apresentar 16 jogadores num jogo da divisão de honra (Belém fora), e 19/20 em muitos outros para poder cumprir os seus compromissos de seniores e sub 23. Num ano em que as lesões foram uma constante em todas as equipas, numa equipa com plantel reduzido (e jovem) a gestão é mais dificil de fazer como devem compreender. O CDUP apresentou-se em Monsanto com um jogador de 22 anos enquanto o Direito apresentou dois. Na final da taça apresentou-se com 2 jogadores acima dos 21. Se as regras são iguais para todas as partes não vejo razão para as contestar, antes pelo contrário, é de valorizar um clube que chega às duas finais e por isso se vê "privado" de jogadores que pela sua qualidade/mérito representam o escalão máximo do clube.

Anónimo disse...

a azia e mais que muita, e ja irrita. quando os outros "descem" jogadores que reunem todas as condiçoes para jogar no escalao sub senior, mas que por merito proprio e/ou necessidade, sao chamados aos seniores, ninguem diz nada. praticamente todas as equipas o fazem, do cdul, ao direito e (e aqui e que e imperdoavel!) o cdup. Uma equipe que deve ter uma das medias de idades sub senior/senior mais baixas de portugal, das piores condiçoes de treino, dos planteis reduzidos e que durante a epoca toda ve dois dos seus melhores jogadores (ambos com idade sub23, o pedro bettencourt e o nuno sousa guedes) impossibilitados de fazer mais que um punhado de jogos por deveres com a selecçao. E ofende-vos muito que agora que os seniores nao têm jogos joguem com o plantel sub23 completo? ou e por estarem a limpar tudo e mais alguma coisa? se calhar e falta de pomada nos cotovelos, que com a chegada do verao estao a ficar secos e sensiveis. vamos la ter o mesmo padrao e medida para todos, sim? se o cdup cumpre os regulamentos e faz o que todo fazem nao vamos protestar so porque a eles lhes corre melhor a vida nesta questao. Fica mal, isto de andar a bater nos clubes "mais pequenos" (como eu começo a perceber a malta do tecnico!)