16 de maio de 2014

AGUENTA CORAÇÃO, QUE AGORA É MESMO A DOER! *

* António Henriques

Aproxima-se o correr do pano da época – este ano e face à ausência, devido à má prestação nacional na Taça Europeia das Nações, de convites para Portugal participar, na janela internacional de Junho, nas taças que se disputarão em Bucareste e Tbilisi, será ainda prolongada por um safari ao Quénia… – e a longa maratona iniciada em 21 de Setembro vai entrar, a partir de amanhã, na sua fase decisiva, pois nos próximos três fins-de-semana tudo se irá resolver na DH, no que respeita ao título, descida e qual a constituição dos grupos A e B para a época 2014/15.

Com Direito e CDUL a assistir, de sofá, aguardando pelos adversários das meias-finais, as restantes oito equipas vão disputar jogos de mata-mata – se calhar serão só três, com a Federação, sem emenda, a estragar tudo outra vez, mas já lá vamos… –, com toda a época de oito meses a condensar-se em 80 minutos de combate sem quartel.

E já nem adianta discutir a justiça ou os prós-e-contras deste modelo competitivo adotado em cada vez mais países. 
Agora há que preparar bem as partidas… e jogá-las, dando tudo o que houver para dar.

Quanto a favoritismo, será ele entregue de mão beijada aos visitados? 
Ponham os olhos nas barrages do Top 14 do passado fim-de-semana, com Toulouse a ser batido em casa pelo Racing Metro – impedindo a 22.ª presença consecutiva (!) do gigante do sul de França nas meias-finais –, e o Castres a surpreender o Clermont-Auvergne (e o planeta oval, já agora…), que viu ser interrompida a impressionante série de 76 jogos sem qualquer derrota caseira!

Estamos conversados? 

E se para os vencedores da luta pela permanência a temporada fecha já amanhã com um enorme suspiro de alívio, pois vão manter-se entre os grandes da modalidade, já os derrotados do play-off do título ainda terão que decidir, entre si, quem será 5.º ficando no grupo A e quem se quedará na 6.ª posição sendo incluído no grupo B da próxima época. 

Eis o programa dos jogos, todos previstos realizarem-se no sábado: 



TÉCNICO (3.º) - ACADÉMICA (6.º) (Olaias?, 17.00) (Estádio Nacional, 15h)
Esta época: Académica-Técnico (17-36) e Técnico-Académica (62-14)

Face a tudo o que foi visto esta temporada, a balança parece pender nitidamente para o quinze das Olaias neste duelo – se se realizar – entre duas equipas do grupo B presentes na luta pelo título.
Mas os engenheiros, após seis meses e meio sem derrotas, sofreram duas seguidinhas nos recentes encontros, últimos da fase regular, que os fizeram dar um trambolhão do topo até ao 3.º lugar.
Face à decisão, ontem conhecida, do Conselho de Disciplina de punir o Técnico com dois jogos em campo neutro (o CRT tinha até às 14.00 de hoje de fazer a respetiva marcação, o que não aconteceu…) por castigo ao seu dirigente Pedro Lucas no encontro frente ao CDUL de há três semanas – ai se a incompetência, a irresponsabilidade e a estupidez pagassem imposto, como os órgãos da FPR poderiam ajudar as finanças públicas… – se a partida acontecer e decorrer nas proscritas Olaias, aquela circunstância poderá afetar o ânimo, a moral e a confiança de um conjunto que, durante largos períodos da época, viveu um autêntico ‘conto de fadas’.
Já os pretos – que atingiram esta fase mesmo em cima da meta e graças ao triunfo caseiro sobre o Belenenses na derradeira jornada – surgirão insuflados por essa vitória tentando repetir a única presença nas ‘meias’, alcançada há dois anos.
Mas o Técnico, que nunca esteve na discussão a quatro pelo título desde que este formato de campeonato foi introduzido, não quererá deitar por água abaixo tudo o que de (muito) bom já conseguiu esta época. Seria talvez uma alegria para alguns dirigentes (…), mas certamente uma tremenda desilusão para o trabalho de recuperação encetado esta temporada pelos engenheiros.
Se não houver jogo, teremos então nova grossa embrulhada. 
Nada a que esta Federação não esteja habituada, claro…


AGRONOMIA (4.º) - BELENENSES (5.º) (Tapada, 17.00)
Esta época: Agronomia-Belenenses (38-16) e Belenenses-Agronomia (24-21)

Pode-se afirmar que dos quatro visitantes deste fim-de-semana, o único cuja vitória não constituiria uma surpresa por aí além seria precisamente o quinze de Belém, nesta sua curta deslocação até à Tapada da Ajuda naquele que se prevê seja o jogo mais equilibrado de sábado entre duas equipas habituadas a fases adiantadas da DH.
Os agrónomos (só uma vez campeões, em 2007) são a única equipa que esteve sempre presente nas oito edições da DH com meias-finais. 
Já os azuis (também só com um título, em 2008) apenas falharam as edições de 2007 e 2012.
Frente a frente estarão dois quinzes que, ao longo da época, deram sempre a sensação de que poderiam, aqui e ali, ter feito mais – e nos quais, por vezes, pareceu que a soma do todo era inferior à soma dos partes, em especial quando jogaram completas com todos os principais titulares (também não foram assim tantas as vezes…).
Obviamente que, com mais 18 pontos somados e três triunfos conseguidos que o seu adversário de amanhã, Agronomia esteve bem melhor até aqui. 
E quando as coisas lhes correm bem, os homens de Murray Cox são difíceis de travar (em 11 das 13 vitórias fizeram bónus, o melhor registo de todas as equipas), mas se a formação do Restelo tiver por fim oportunidade de alinhar com o seu melhor quinze, a partida poderá ser daquelas de roer unhas até ao sabugo. 
E como estamos precisados de jogos desses…



CASCAIS (7.º) - MONTEMOR (10.º) (Guia, 15.00)
Esta época: RC Montemor-Cascais (23-19) e Cascais-RC Montemor (25-14)

Resultados muito aproximados nos duelos da fase regular poderiam deixar antever um jogo equilibrado na partida que abre amanhã as hostilidades. 
Mas as derradeiras exibições da equipa da Linha – derrotas curtas frente a Belenenses (6 pontos) e CDUL (7) – parecem indicar que o jovem plantel cascalense está finalmente a estabilizar e a ganhar alguma consistência, e a equipa de João Bettencourt estará uns bons furos acima do seu rival – para mais jogando no seu sintético que tão bem conhece.
Para os alentejanos o dilema será: deverão apostar tudo neste jogo, arriscando desde já um surpreendente êxito que manteria o Alentejo no topo da modalidade em Portugal? ou convirá deixar algo na manga, para então ‘meterem a cave’ na partida, essa sim decisiva atá mais não do próximo fim-de-semana? 
Resposta a partir das 16.45 de amanhã.


CDUP (8.º) - CRAV (9.º) (Leça da Palmeira, 18.00)
Esta época: CDUP-CRAV (23-8) e CRAV-CDUP (22-40)

Com duas vitórias folgadas nos encontros entre si na fase regular – o último há apenas15 dias –, o CDUP chega a este tira-teimas com superior grau de favoritismo. 
E se Joaquim Ferreira conseguir reunir as suas principais peças (que tão desaparecidas têm andado…), dificilmente o motor portuense não engrenará rumo ao triunfo.
Para os minhotos coloca-se exatamente a mesma questão dos seus maiores rivais na luta pela manutenção, o RC Montemor: é p’rá amanhã, como cantava Variações? Ou guardamos triunfos para o tudo-ou-nada da próxima semana? Difícil…

8 comentários:

Anónimo disse...

Não é sério, não é honesto vai contra as regras do cavalheirismo, vai contra o tão proclamado "Espirito do Rugby" darem a um clube menos de 24 horas para arranjarem um campo alternativo.

Quem tomou esta decisão devia envergonhar-se dela, quem dirige o rugby devia insurgir-se contra ela, quem gosta deste desporto deve revoltar-se com esta decisão. Nem o Futebol nos tempos "da fruta para dormir" chegou a tanto.

Não acredito em corrupção no Rugby mas acredito em espirito de vingança.
Gostava muito de saber os nomes de quem tomou esta decisão, assim todos podíamos saber quem anda a matar o "Espirito do Rugby", quem o anda a transformar o rugby num desporto podre.

Quem quer tramar o Técnico?

Anónimo disse...

e porque não condenar a atitude que o Sr. Pedro Lucas tem semanalmente no banco do técnico?

Será que é a federação que está mal, ou é o prevaricador?

Leiam o boletim da federação e vejam os FACTOS pelos quais o Técnico ( Sr. Pedro Lucas) é acusado.

O que se passou no jogo com o CDUL é vergonhoso. O Sr. Pedro Lucas não respeita nenhum dos intervenientes no jogo, nem mesmo os seus próprios jogadores pois só os prejudica.

Saudações,

antónio silva mendes
adepto do rugby

Anónimo disse...

O problema não e se o Lucas deve ser condenado, e obvio que sim. O problema e a pretexto disso andarem a querer deliberadamente prejudicar um clube.
isso e tao ou mais condenavel que a atitude do Lucas, ele pelo menos não se esconde faz o seu mal as claras.

Anónimo disse...

O problema não é o Sr Pedro Lucas, mas sim o que se passa no Rugby Português, não sei o que estava no B Jogo, se o Sr P Lucas está lá e com que funções. A pôs a recepcao do referido BJ Federação tem meios para verificar se as funções que estão descritas no BJogo correspondem a verdade, se não corresponde deve ser ponido o clube se corresponde deve ser ponido a pessoa.
Mas o problema não vem de agora , já vem de a muito tempo, castigos que não saíram ( Frederico de Sousa, preparador físico da fpr, o actual presidente da Fpr, etc)
Mais referente ao Sr Silva o castigo não saiu( com a ajuda do amigo da Agro) até o mesmo ser eleito e depois e depois como o castigo se referia ao presidente da Agro o mesmo já não estava em funções .
Isto é tudo uma vergonha para o Rugby nacional.
Não sou do técnico , foi jogador do GDD e acho vergonhoso está e outras situações

Anónimo disse...

Bom!

Acabei de ler a decisão do Conselho de Disciplina e, se de facto, a pessoa em causa está irregularmente no banco de suplentes, o clube é responsável.

Estive a ver a decisão anterior, de 21 de Out de 2013 e pelos vistos a cena repetiu-se.

Portanto, a pessoa em causa já prejudicou o seu clube duas 2 e com custos, agora de 1250 Euros.

Não está em causa o mérito da decisão, como a leitura demonstra.

O que me parece estar em causa é a falta de senso do Presidente da FPR ao apressar-se a fazer cumprir o castigo, a 2 dias da realização de um importante jogo.

Ora, se o castigo é publicado em 16/maio, ou seja, hoje, não deveria a FPR esperar e deixar esgotar o prazo de 8 dias úteis que o Técnico tem para apresentar recurso?

E se o Técnico entretanto recorrer e tiver razão no recurso? Quem será responsável pelos prejuízos que entretanto ocorram? No limite, o prejuízo pelo direito de jogar em casa o jogo com a Académica e não o poder fazer?

Começa a parecer perseguição a um clube que está entre os contestatários do Presidente da FPR e que o confrontou com a pouca transparência das contas na última AG da Federação.

Esta decisão apressada mais parece uma vingançazinha vinda lá do cantinho, onde o Sr Silva se encontra cada vez mais isolado.

Anónimo disse...

E vergonhoso não dar o devido tempo a um clube para arranjar alternativa, e não respeitar o público e a modalidade. Vingança pura e a vingança e para pessoas pequeninas e o rugby deve ser para pessoas grandes.
como adepto estou envergonhado.

Anónimo disse...

CANTINHO DA INDIGNAÇÃO :
Quando este presidente foi eleito garantiu a todos os amantes de rugby que se não fossemos apurados para o mundial 2015 se demitiria. Não fomos e não se demitiu
Nunca em XV estivemos tão mal no ranking e a lutar para não descer (em vez de irmos ao mundial)
Nos 7´s tivemos um ano horrível com resultados nunca vistos, uma catadupa de recordes a nível do circuito mundial NEGATIVOS batidos
O que o presidente se gaba de ter alcançado nos 7´s já o tínhamos feito sem ele
As competições internas foram maltratadas como nunca (calendários cheios de buracos, falta de TV, jogos sem qualidade, greve dos árbitros, etc)
Desfalque na FPR com o presidente , e outros, a defender que deveria ser ocultado para não desprestigiar a modalidade
Problemas sistemáticos de tesouraria com reflexos graves na modalidade interna como não pagamento a árbitros, não pagamento a jogadores, não pagamento de seguros, não pagamento de Tv, etc, etc)
Os lobbies na FPR escandalosos com um dos maiores clubes nacionais que sempre contestou fortemente o presidente a tornar-se no seu principal aliado :
– treinadores do clube para as selecções
– numero de jogadores no Jamor a treinar que nada tem a ver com as exibições desses mesmos jogadores ao longo dos campeonatos dos diversos escalões
– apoio do clube ao presidente na ultima A.G.
– controle de CD,CA e CJ
A disparidade nos castigos face aos acontecimentos relatados nos boletins (4 semanas por 1 soco x 5 semanas por 2 pisadelas na cabeça!!!!!! isto é apenas um exemplo)
e, para terminar os 2 casos da semana :
» na 6ª feira Santa jogou-se a final da TP. Um jogador de uma das equipas tentou 2 vezes pisar a cabeça de um adversário quando este não se podia mexer, mas insistiu e com êxito, pois , como diz no relatório, pisou o adversário 2 vezes na cabeça. O R. de Disciplina diz que pisar na cabeça pode ir de 5 a 9 semanas. Tem como agravante se o adversário estiver indefeso (como era o caso). APANHOU O MÍNIMO!!! DUAS pisadelas na cabeça, indefeso ... ...e leva o mínimo
» desde 6ª feira Santa até hoje o castigo ainda não foi publicado.Sabem porquê ? Porque só vai sair quando ninguém puder fazer nada, puder contestar, para que ele possa jogar as 1/2 finais, ir ao Quénia e sevens!!!!
» independentemente da razão que pode assistir à FPR quanto ao castigo aplicado ao Técnico, é a pouco mais que 24 Horas de um playoff que se informa ??!!! Mas alguém aceita isto como um acto para defender ou promover o rugby nacional? Esta é tão descarada que certamente até na Julieta Ferrão coraram....

Isto são apenas alguns exemplos da lama para onde este ... ...nem sei como dizer ... ...”ex-homem do cantinho” nos está a arrastar! Alguém se lembra de um ano tão mau em termos de resultados internacionais (europeu, amlin, sevens), de um ano em que as competições nacionais fossem tão mal tratadas, de um ano em que o descalabro financeiro fosse tão grande terminando com o chumbo das contas em A.G. ? SEGURAMENTE ....NÃO!!!!

Uma pergunta que apenas o “ex-homem do cantinho” pode responder : o que o faz agarra-se com tanto despudor a “essa cadeira” ? Nunca pensou que talvez já tenha feito mal que chegue ao rugby nacional ? (sim, não venha com os números do crescimento de jogadores, de clubes etc....não nos atire mais areia para os olhos pois fica-lhe muito mal.Nem venha com os “êxitos” das selecções mais novas ... ...fale do RUGBY NACIONAL no seu todo e não de grãos de areia ou mentiras.)

Diz-se que o rugby é uma modalidade diferente ... ...infelizmente em Portugal já não é : temo o nosso Platini, temos lobbies a controlar disciplina e justiça e, ainda, nomeações, temos desfalques, temos greves, temos regulamentos alterados a meio das épocas, temos verylights nos jogos ... ....É pena que assim seja, mas esta é a realidade do nosso rugby. NÃO CHEGA JÁ???!!!!!

Diz-se que o rugby forma Homens ; pois no caso de muitos dos que agora regem este desporto ... ...o Rugby falhou!

Anónimo disse...

O que o P.Lucas fez é de facto, muito, criticável e grave, até porque não foi a primeira vez e parece-me que não será a última! Mas a acção da FPR ainda é pior, não se impõe um castigo a um clube a poucas horas do seu jogo! Isto é vingança! Senão como se justifica, como já foi escrito aqui, que ainda não tenha saído o, pequeno, castigo de um, e só um, dos expulsos da final da Taça. É vendeta! E acreditem que não, mesmo nada, adepto do Técnico.