24 de maio de 2014

BOLAS CURTAS NUM FIM DE SEMANA DE GRANDES JOGOS NA EUROPA

O Toulon vence pela segunda vez consecutiva a Heineken Cup ao derrotar os Saracens na final por 23-6, juntando-se a um restrito grupo de equipas constituído pelos Leicester Tigers (2001 e 2002) e pelo Leinster (2011 e 2012).

O jogo marcou também o último encontro de Jonny Wilkinson, que encerra a sua carreira da melhor forma, marcando 13 dos 23 pontos da sua equipa no jogo de hoje, e somando 113 no total da sua participação na competição este ano.


Além de Jonny (2 transformações, 2 penalidades e 1 drop - o livro completo!) merecem ainda destaque na equipa campeã Steffon Armitage, Juan Smith (1 ensaio) e Matt Giteau (1 ensaio).
(Veja na nossa Videoteca os 36 drops de Wilkinson ao serviço da Inglaterra)

Mas não só da final da Heineken Cup viveu o fim de semana internacional, e assim, o Northampton Saints venceu a Amlin Challenge Cup ao bater na final o Bath por 30-16, pondo fim desta forma a quatro sucessivas derrotas na final da prova, apenas uma semana antes de disputar a final da Premiership inglesa, contra os Saracens.
O Bath começou melhor, esteve a vencer por 13-6, mas os Saints deram a volta ao resultado com dois ensaios, por Phil Dowson e Ben Foden, e 20 pontos da bota de Stephen Myler, enquanto o Bath apenas conseguiu juntar ao ensaio de Anthony Watson os 11 pontos dos pontapés de George Ford.

Ainda nas competições de clubes registe-se que se disputa no próximo final de semana a final da Rabo Direct Pro12 entre o Leinster e os Glasgow Warriors, com os escoceses a levarem até ao RDS Arena de Dublin um contingente de apoio de mais de 2000 escoceses.
Recorde-se que os Warriors chegaram à final depois de eliminarem na meia final o Munster por 16-15, e que o Leinster derrotou na mesma fase da prova o Ulster por 13-9, e que o Leinster é o campeão em título pois venceu na final do ano passado o Ulster por 24-18, após ter derrotado na meia final precisamente o Glasgow Warriors por 17-15.

Como sabem esta é a última vez que as competições europeias de clube se disputam no actual formato, e para a a estreia da nova Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputou-se uma eliminatória de apuramento do último participante entre o Stade Français e os Wasps, que os ingleses venceram com vitórias em Londres por 30-29, e em Paris por 20-6.
Recorde-se que a nova competição será disputada por 20 equipas e que as restantes 19 se dividem entre outras seis de Inglaterra (Saracens, Northampton Saints, Leicester Tigers, Harlequins, Bath e Sale Sharks), seis de França (Toulon, Montpellier, Clermont, Toulouse, Racing e Castres) e sete da Rabo Direct Pro12, com pelo menos uma de capa uma das quatro nações que estão representadas na prova - Gales, Escócia, Irlanda e Itália (Leinster, Glasgow Warriors, Munster, Ulster, Ospreys, Scarlets e Benetton Treviso).

Para encerrar o fim de semana de jogos decisivos na Europa, a Rússia derrotou a Alemanha por 31-20 na eliminatória de acesso ao torneio de repescagem para o apuramento da última equipa participante no Mundial 2015, que terá lugar em Inglaterra e Gales, e em que estarão presentes um representante das Américas (Uruguai), um representante da África, um representante da Ásia e a Rússia, que representará o continente Europeu.
A Repescagem disputa-se em meias finais e final, sendo as meias finais discutidas entre Uruguai e o representante da Ásia, e entre a Rússia e o representante africano, sendo que a equipa asiática e a equipa de África ainda não estão encontradas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O encerrar da carreira do Jonny Wilkinson vai ser no próximo fim de semana, na final do Top 14.