9 de maio de 2014

TÍTULO DA PRIMEIRONA VIAJA PARA A LOUSÃ OU PARA AS CALDAS?

A menos de 24 horas do pontapé de saída para a grande final da Primeirona, as equipas afinam os últimos detalhes e sonham com a subida para a Divisão de Honra.

O Rugby Clube da Lousã chegou a este jogo depois de todo um campeonato em que não conheceu a derrota, e apenas por duas vezes não ganhou, uma delas precisamente contra o seu adversário de amanhã.

O Groundlink Caldas apenas empatou uma vez no campeonato, e apenas por uma vez foi derrotado, precisamente contra o seu adversário de amanhã...

Nas quatro últimas partidas, o Groundlink Caldas venceu uma na época passada, as equipas empataram uma vez esta época, e a Lousã venceu os outros dois jogos, um em cada época.


Como qualquer outra grande final, o jogo de amanhã não tem vencedor antecipado, e o Mão de Mestre decidiu deixar o derradeiro comentário prévio deste campeonato ao cuidado dos presidentes dos dois clubes, pessoas por quem nutrimos elevado respeito e consideração, e que, cada um da sua maneira, têm sido exemplares na condução dos destinos dos dois grandes clubes.

Com o desejo e a certeza que vença quem vencer, o rugby sairá prestigiado, deixamos a palavra aos Senhores Presidentes!

JOSÉ REDONDO, Presidente Rugby Club da Lousã
“A coisa não está fácil”. 
Foi com estas simples palavras que, no final do encontro com o Benfica, o médio de formação da Lousã, Pedro Costa, sintetizou o que lhe ia na alma relativo à final.
E se já não estaria fácil para a Lousã, com a equipa completa, mais difícil se torna, sabendo que a equipa se vai apresentar sem três titulares indiscutíveis. Dois por lesão desportiva, consequência normal em qualquer jogo, mas também uma terceira por expulsão quando já passavam 14 minutos da hora, no jogo disputado na meia final.
Uma violência para com um atleta titular desde a primeira hora que neste momento em que o RC Lousã caminha para uma final eu não quero deixar de recordar.
Como sempre afirmei nunca concordei que um campeonato, sendo uma prova de regularidade, terminasse com uma final. Mas sendo essas as regras impostas pela maioria há que aceitá-las e se umas vezes pode beneficiar uns, doutras certamente beneficiará outros.
No caso desta final posso afirmar que será disputada pelas duas melhores equipas que ao longo das 18 jornadas dominaram todas as restantes e terminaram separadas por um simples ponto. Isto demonstra por si só que este jogo não traduzirá nenhuma injustiça para quem o perder.
Ambos os conjuntos se podem considerar campeões, mas sabendo-se que só um o será efectivamente.
Para aqui chegar tenho de me congratular pelo trabalho efectuado por toda a equipa que me acompanha, sejam os atletas, os treinadores, os directores, ou os patrocinadores. Todos eles duma maneira nunca antes vista no clube contribuíram para atingirmos o patamar de qualidade onde nos encontramos com um realce muito especial para os restantes escalões do clube.
Disputar esta final com o Groundlink Caldas da Rainha será portanto uma honra para o Rugby Club da Lousã, honra que desejo assinalar por três fortes razões.
A primeira porque o nosso adversário é um clube com quem a Lousã tem tido as melhores relações desportivas ao longo de muitos anos.
Em segundo lugar por ter à sua frente um Presidente, António Vidigal meu prezado amigo, que bem merece, por tudo o que fez até hoje pelo rugby o prémio de ver o seu clube na final.
Em terceiro uma palavra de reconhecimento a um empresário Francisco Bernardino que, acreditando na modalidade que tanto adoramos, decidiu apostar num clube da sua região e trazer para a modalidade um novo paradigma de apoio desportivo.
Por tudo isto faço votos que os adeptos de rugby que se vão deslocar ao Estádio Universitário possam assistir a um jogo de bom nível, e que os apoiantes de ambos os clubes, ganham ou percam, sintam que valeu e vale a pena continuar ligados a esta enorme família.

ANTÓNIO VIDIGAL, Presidente Groundlink Caldas Rugby
Ao atingir a Final do Campeonato Nacional da I Divisão, a equipa senior do Caldas Rugby Clube – Groundlink Caldas Rugby, demonstra ao imenso coro de críticos como estavam redondamente enganados nos comentários negativos e ácidos que fizeram ao longo da época.
O enorme trabalho desenvolvido por toda a estrutura da equipa senior – dirigentes, técnicos e sobretudo atletas, superou até as próprias expectativas e objectivos.
O processo de integração de 9 atletas novos, provenientes de outro nível competitivo, nem sempre foi fácil, mas foi conseguido. Bem como a evolução dos atletas formados no Caldas e que pela exigência dos novos companheiros de equipa, foi significativa e conseguida.
Qualquer que seja o resultado que se conquiste no jogo da Final, é uma vitória para estes jovens. Por todo o esforço que fizeram em campo – nos treinos e nos jogos, mas também pelas críticas que tiveram que aguentar e de que a equipa foi alvo ao longo da época.
Defrontar na Final o Rugby Clube da Lousã é uma enorme satisfação, quer pela saudável rivalidade que tem existido ao longo dos anos entre as duas equipas, quer pela amizade pessoal que existe com o José Redondo e que em muitos momentos tem sido um exemplo e uma inspiração para o trabalho que desenvolvemos no Caldas.
Este será de certeza o melhor jogo deste Campeonato, aquele em que as duas equipas estão a apostar tudo e em que nenhuma pensa na hipótese de não ganhar.
Chegados aqui só queremos vencer, independentemente do que vier a seguir. O crescimento da equipa dá-nos essa confiança e expectativa. Será para a maior parte da equipa a primeira vez que estão num jogo com esta pressão, mas a experiência dos mais velhos e mais rodados equilibrará o estado de espírito, conduzindo a equipa para a vitória.


5 comentários:

Anónimo disse...

Onde se lê; "...., e apenas por duas vezes não perdeu,..." deveria, deverá, ler-se ; "..., e apenas por duas vezes não GANHOU,...", correcto ?

Manuel Cabral disse...

Correcto e corrigido!

António disse...

E como já se esperava, o título viaja para as Caldas!

Anónimo disse...

13 pontos de diferença, dava a garantia ao do comentário das 20.36 que o título já estava atribuído.
Se,se,se, e se, numa final tudo pode aconteçer. Por sinal ganhou a melhor equipa em campo. Mesmo assim nos 4 jogos efectuados a Lousã venceu dois, empatou um e perdeu outro. Nada mau e os lousanenses devem-se mostrar satisfeitos com o que fizeram ao longo da época. E perdeu para uma boa equipa, o que quer dizer que a Lousã tb não são maus de todo. Certo ou errado?

Anónimo disse...

Sou jogador do CRC e admito com toda a sinceridade que a Lousã foi superior ao Caldas nos playoffs de apuramento. (In) felizmente o que conta é a final four e nisso a minha equipa foi esmagadora. Desejo sucessos para a Lousã na próxima época e certamente que nos encontraremos novamente!

É um prazer ter jogado 3 vezes contra vocês.


Grande abraço

Zé Pelicano