16 de maio de 2014

SEGUNDONA CHEGA ÀS MEIAS FINAIS DEPOIS DE ÉPOCAS BEM DIFERENTES *

* José Silva

Após 55 jogos na Zona Norte/Centro (há um em atraso?!) e 28 (!?) na Zona Lisboa /Sul chegamos finalmente às meias-finais da competição.

Foram apuradas, conforme previsto pelo regulamente as duas primeiras classificadas de cada zona, que se defrontam a duas mão para apurar dois finalistas para a final prevista para o fim de semana de 31 de Maio/1 de Junho.

Contando com a presença em prova de duas equipas “B” – uma em cada zona – que curiosamente caso contassem para a classificação seriam finalistas, as apuradas tiveram em qualquer dos casos uma outra equipa a lutar até ao final pelo apuramento.

Quer o Bairrada na Zona Norte/Centro, quer o Belas na Zona Lisboa/Sul, tiveram o mesmo registo em números de vitórias/derrotas que os segundos classificados, pelo que as diferenças foram nos pontos bónus conquistados.

Queremos com isto dizer que pelo menos mais duas equipas poderiam estar nesta posição de finalistas, e que, apesar da superioridade demonstrada pelas finalistas, a luta não foi só a quatro.

Na zona de baixo das referidas tabelas as diferenças já foram muitas e significativas, numa espécie de campeonato diferente…mas isso será uma outra conversa para outro dia.


Vamos então olhar com alguma atenção para os jogos das meias-finais a serem disputados neste próximo sábado.
Os jogos serão alternados pelo que conseguiremos ver as quatro equipas a jogar sem termos de fazer 200 quilómetros…

FC TECNOLOGIA - GUIMARÃES
Na Sobreda da Caparica jogam os segundos da Zona Lisboa/Sul com o primeiro da zona Norte.
Os Estudantes da Caparica, pelo menos no papel, são os que mais sofreram para garantir a classificação, pois não só perderam sempre com a Vila da Moita, ganharam e perderam com os Esquilos de Belas, tendo a sua grande vantagem nos numerosos ponto de bónus (quer defensivos quer ofensivos) conseguidos.

Equipa que vive maioritariamente de estudantes Universitários, ganha pela grande variedade de escolhas que tem em Lisboa, pois sabemos como as outras equipas Universitárias se comportam.

Do outro lado do campo temos uma equipa que ganhou todos os jogos “oficiais” do Campeonato.

Os Bravos acabaram a competição só com vitórias na fase regular pelo que viajam com uma “aura” especial e com alguma confiança.
Apesar de tudo tem a vantagem de jogarem o jogo decisivo em casa….
Sem termos grandes informações – não vi a equipa da FCT este ano a jogar – apesar de tudo damos uma ligeira vantagem aos Bravos de Guimarães.
Mas isto é uma meia-final, teremos uma viagem de 300 quilómetros, as equipas já não jogam há uns bons 15 dias, pelo que tudo pode acontecer.
Afinal é um jogo…

FAMALICÃO - VILA DA MOITA
Na outra meia-final, em Famalicão, o Clube local, 2ª classificado da zona Norte/Centro e pela terceira vez consecutiva, finalista da Segundona, recebe os Homens da Vila da Moita.

O RVM foi o vencedor da zona Lisboa/Sul, também só com vitórias na zona regular (apesar de tudo fez menos jogos que o Guimarães) e que também trás a confiança em alta, pela época que tem feito.

Estreia-se assim em fases finais, pelo que a época já foi ganha – nas palavras dos seus dirigentes.

Prevemos um jogo talvez mais equilibrado que a outra meia-final, pois junta o Famalicão, mais experiente e adulto, já com algum andamento nestas lides, a um RV Moita, jovem e irreverente, com um bom projeto de crescimento no horizonte.

Bom jogo em perspectiva de resultado incerto. Damos ligeira vantagem à equipa da casa.

­­­________________________________________________________________________________

Pedimos aos quatro clubes que nos respondessem a uma pequena entrevista; lançamos um conjunto de três perguntas, seguido de outras três e finalmente – quando foi confirmado o adversário da meia final, uma última pergunta.

Eis o que nos disseram os Clubes envolvidos nas meias-finais;


CLUBE DE RUGBY DE FAMALICÃO

Como é constituída a equipa técnica?
Pedro Campos Costa (Treinador principal) // Bernardo Vasquez (Treinador adjunto) // João Pedro Araújo (Team manager)

Como correu a temporada até agora? 
A época até agora está a ser na minha opinião a melhor época desde que estou em Famalicão, 46 jogadores seniores inscritos, uma media altíssima nos treinos, foi necessário em todos os jogos convocatória, tendo deixado sempre jogadores fora da mesma, o único ponto negativo, foi mesmo as muitas e graves lesões que tivemos durante a época, felizmente recuperamos bastantes destas lesões para as meias-finais, mas alguns destes jogadores ainda estão em processos de recuperação e só na próxima época estarão disponíveis. Considero o aspecto mais negativo da época o jogo com o Guimarães em casa, onde já não perdíamos para o Campeonato, em jogos que contam para a classificação oficial, há algum tempo, e o ponto alto da época o jogo contra os Garranos em Famalicão, onde apesar da derrota justíssima, procuramos a perfeição na implementação do nosso modelo de jogo.

Como estão a preparar a fase final?
Ao contrário da época passada, onde apostámos tudo na fase de apuramento, achamos que esta época deveríamos chegar ao topo no mês de Abril/Maio, preparando os jogadores individual e colectivamente para nesta altura estarem no pico da forma, sabíamos a partida que seria arriscado, mas ao mesmo tempo estaríamos a preparar da melhor forma um possível acesso á meia final. 
Decidimos desde Fevereiro, aumentar o número de treinos, e os resultados, para a equipe técnica, tem estado a vista.
Sabemos que nestes playoff’s não existem vencedores antecipados, pois nas ultimas três épocas estivemos presentes nestes jogos, e todos os resultados foram discutidos ao centímetro, são jogos com elevada carga psicológica, em que os detalhes vencem jogos, por isso mesmo apostamos em trabalhar o detalhe, pois acreditamos que poderá ser o ponto chave destes jogos.

Se subirem de divisão como vais ser?
Neste momento essa é uma possibilidade, mas como vos digo na introdução a estas respostas, estamos a trabalhar no sentido de se isso acontecer, termos uma proposta sólida para apresentar a FPR, pois será incomportável o Famalicão, ir a Loulé, Évora e Montemor por exemplo, seria percorrer o Pais, fim de semana sim, fim de semana não, mas a ver vamos…

O Clube tem no momento 71 jogadores inscritos - apesar de tudo a formação é muito reduzida? Vão apostar nos escalões de formação?
Este é mais um projecto que está neste momento em laboratório, e que na próxima época será implementado finalmente, pois o CRF quer apostar forte no aspecto da formação, quisemos mostrar durante estas últimas épocas através do Feminino e do escalão Sénior, o Rugby em Famalicão (esta época contra o Benfica e na passada contra o Sporting tivemos cerca de 300/400 adeptos), foi trabalhado também nestas ultimas épocas, em grande destaque os jornais, as rádios, revistas da cidade e até televisão, etc., etc., para que na próxima época possamos arrancar com um projecto de bases solidas e de sucesso.

Como vos parece o atual modelo competitivo da 2ª divisão. Mudariam alguma coisa?
Neste momento estamos  (grande parte dos treinadores do Norte/Centro) num grupo de discussão a fim de chegarmos a um consenso, para que com isso apresentemos á FPR uma proposta irrecusável, muito brevemente esperamos ter uma reunião final, a fim de acertarmos agulhas para a apresentação á FPR. 
Mas sim, mudaríamos algumas “coisas”, desde o modelo em si até a alguns regulamentos próprios desta divisão.

Queria deixar a todos os clubes envolvidos nestes playoff’s um grande Parabéns, e que estes quatro jogos e a final mostrem que nesta divisão já se vê bom Rugby, também aos amigos da Bairrada um abraço (na região Lisboa/Sul com certeza também haverá situações idênticas), que para mim, não mereciam ter acabado o campeonato este fim de semana, há que repensar urgentemente na estrutura desta Segundona, pois já são bastantes os clubes onde se trabalha com objectivos, é impensável em princípios de Maio ter uma grande quantidade de jogadores que só competirão de novo em Setembro/Outubro, cinco meses parados é um verdadeiro absurdo.

O que conhecem do adversário das Meias-finais e o que esperam dos dois jogos?
Infelizmente na zona Lisboa/Sul não houve ninguém com a dedicação do José Silva que acompanhou a zona Norte/Centro, logo, o RVM e o FCT, tem bastante mais informação: boletins, resumos, marcadores, etc.
Contudo, conseguimos obter bastantes informações essenciais que nos permitiram preparar estes dois jogos da melhor forma, neste momento conhecemos bem o nosso adversário, e por isso mesmo sabemos que serão jogos decididos em detalhes, estudamos os pontos fortes do RVM, mas também sabemos neste momento onde eles não são tão fortes, e é por aí que iremos.
Para o fim, esperamos, quer em Famalicão quer na Vila da Moita sair com o sentimento de dever cumprido, que sejam dois dias de festas, e que estas duas Vilas se vistam a rigor.


RUGBY VILA DA MOITA

Como é constituída a equipa técnica?
O RVM tem recursos humanos de excelente qualidade mas muito escassos para as nossas necessidades. 
Só a grande capacidade de trabalho deles é que permite que possamos trabalhar sem grandes sobressaltos. Assim temos: Fernando Silva (Treinador)// Prof. Nuno Rodrigues ( Preparador Físico)

Como correu a temporada até agora?
A época está a correr bem fruto do muito trabalho que todo o grupo tem vindo a desenvolver.
As nossas maiores caraterísticas são o excelente espírito de sacrifício e uma muito boa atitude. 
Só assim conseguimos superar as várias lesões que tivemos ao longo da época, sem que tivéssemos quebrado muito de rendimento.
As únicas derrotas que tivemos foi para a Taça de Portugal com a Lousã na 4ª eliminatória, e para o campeonato com o Técnico B .
Em resumo, não nos podemos queixar da forma como temos conseguido apresentar-nos nos jogos.

Como estão a preparar a fase final?
É a primeira vez que nos vemos metidos nestas decisões, e como caloiros estamos mais a desfrutar, do que a nos preocupar com o que aí vem.
Como infelizmente temos vários hiatos de tempo pela frente, estamos a aproveitar para  trabalhar a parte técnica individual de cada jogador, e incutir espírito ganhador.  
Face ao reconhecido valor dos nossos potenciais adversários, estamos a encarar com absoluta tranquilidade esta nova experiência.
Com todo o respeito e humildade que temos pelos nossos adversários, achamos que estar nas decisões já nos "salva" a época.

O que conhecem do adversário das meias finais e o que esperam dos dois jogos?
Infelizmente para o RVM não conhecemos muito bem o que se passa na região norte, pelo que o CRF para nós é uma incógnita.
Sabemos, é claro, que está muito bem orientado por um treinador com largo curriculum e muito experiente, e que o CRF é uma "cliente habitual" destes play-off, logo acreditamos que é uma equipa muito mais experiente que nós.
Contudo também temos as nossas armas, e vamos para esta competição de peito aberto, dispostos a tentar implementar o nosso rugby e as nossas estratégias.
Não vai ser fácil para ninguém, mas também nesta fase da competição já não há jogos fáceis.

Achamos que as equipas do Sul, estão em desvantagem em relação ás do Norte devido á mecânica dos campeonatos. 
O facto de desistirem três equipas na nossa zona, fez com que perdessemos embalagem e há cerca de um mês que não competimos.



FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Como é constituída a equipa técnica?
A equipa técnica é constituída por um ex jogador da AEFCT, João Dias Costa.

Como correu a temporada até agora?
Começámos mal, um pouco desorganizados, com muitos elementos novos - o que por vezes obriga a voltar aos treinos mais básicos e mais simples-  e com algumas lesões de jogadores importantes que vinham lesionados da época passada.
Na primeira volta perdemos os jogos contra os nossos adversários mais directos (Belas e Moita), mas fizemos sempre pontos de bónus ofensivo e defensivo em todos os jogos.
Na segunda volta conseguimos melhorar, apesar de perder com a Moita, ganhámos com Ponto de Bónus ao Belas e a todos os outros adversários o que nos permitiu o acesso às meias finais.

Como estão a preparar a fase final?
Aumentámos a intensidade de treinos, e estamos a dar foco aos aspectos técnicos e do modelo de jogo que vamos testar na fase final.

Se subirem de divisão como vais ser?
Se subirmos de divisão - como ambicionamos - esperamos obter mais apoios da faculdade,  e de outras entidades para cimentar o nosso projecto.

O Clube tem no momento 42 jogadores inscritos, mas não tem escalões de formação? Será viável? Vão apostar nos escalões de formação?
O nosso recrutamento e feito dentro da FCT, alguns têm formação outros não, sabemos que a longo prazo este modelo não é sustentável em termos qualitativos. 
No entanto, enquanto não conseguirmos apoios a nível de instalações desportivas próprias não conseguiremos crias escolas como é suposto.

Como vos parece o atual modelo competitivo da 2ª divisão. Mudariam alguma coisa?
Concordamos com o actual modelo competitivo.

O que conhecem do adversário das meias finais e o que esperam dos dois jogos?
Sabemos que nunca perdeu. 
Sabemos que tem um pack avançado muito forte. 
Um primeiro e segundo centros de boa qualidade. 
É tudo o que sabemos

4 comentários:

Anónimo disse...

a lula vê uma final

Vila da Moita vs Guimarães

Anónimo disse...

Acho que a lula vai meter agua....

Vila da Moita - FCT

Anónimo disse...

Para já FCT x CRF...

Anónimo disse...

Para já dá FCT x CRF