18 de março de 2013

VITÓRIA DO CASCAIS SURPREENDE DIVISÃO DE HONRA

Numa jornada que prometia ser calma, o Cascais resolveu agitar as águas e derrotou a Académica, dando sinal que está vivo e na disposição de lutar pela permanência.

Valeu aos pretos a derrota do Técnico frente ao Direito, que impediu que os engenheiros se aproximassem na tabela classificativa, e como as duas equipas derrotadas fizeram o ponto de bónus defensivo, a sua posição relativa não se alterou.




CASCAIS 17-15* ACADÉMICA (2-2)
A equipa de Coimbra vinha dando sinais de melhoria, mas o resultado deste fim de semana põe essa ideia em causa, e nivela os pretos pelo conjunto das equipas que vão disputar a permanência.
O Cascais, pelo seu lado, embora continue a sofrer dificuldades inesperadas em função do elevado número de lesões e impedimentos, parece ter reforçado a equipa senior, eventualmente em prejuízo dos Sub-21, que foram completamente esmagados pela mesmíssima Académica...
O prejuízo da Académica não foi maior porque o Técnico - seu perseguidor e concorrente direto à sexta posição da tabela - não aproveitou a ocasião e foi também derrotado pelo Direito.

BENFICA 12-60* BELENENSES (2-10)
O Belenenses ganhou um ponto ao Direito na luta pelo segundo lugar, e esse ponto pode ser determinante na definição final da classificação.
E se é verdade que a equipa do Restelo está hoje numa melhor posição para ultrapassar os advogados na tabela, não podemos esquecer que vai ter que pontuar nos dois próximos jogos, contra o CDUL e Agronomia.
O Benfica conseguiu marcar dois ensaios, o que significa que os encarnados marcaram oito dos seus 11 ensaios, nas últimas cinco jornadas.
Será que o Benfica vai aguentar a pressão das eliminatórias e conservar um lugar entre a elite do rugby nacional?

CDUP 28-37 CDUL (3-5)
Num jogo de qualidade e com grande equilíbrio, os portuenses viram fugir o bónus defensivo ao cair do pano, e agora, para garantirem a quinta posição, e uma pré eliminatória contra o quarto classificado, têm que derrotar o CRAV com ponto de bónus.
O CDUL continua a vencer, mesmo quando metade da equipa está impedida, causando inveja a muitos dos seus concorrentes, que sentem mais profundamente a ausência dos seus melhores jogadores.
Recorde-se que na primeira volta a equipa do Norte tinha vencido em Lisboa, e mesmo não repetindo agora o triunfo, deixou uma excelente imagem e promete ainda ter uma palavra a dizer na fase final da prova.

TÉCNICO *14-19 DIREITO (2-3)
O Técnico perdeu uma oportunidade dourada de se chegar ao sexto lugar, deixando que a derrota da Académica acabasse por não ter grande importância.
Mas a verdade é que o Direito, apesar da ausência de algumas pedras fundamentais na movimentação da equipa, continua a ter uma das melhores equipas nacionais e parece que já aprendeu a viver com essas ausências.
Apesar disso, os advogados estão agora ao alcance do Belenenses, que atacam a sua segunda posição.
Apenas com um jogo por realizar, o Direito vai ter que vencer, convencer, e esperar que o seu inimigo não consiga pontuar nos dois jogos que ainda têm para disputar.

CRAV 11-21 AGRONOMIA (1-2)
O CRAV recebeu Agronomia, e o resultado, apesar da derrota, é também sinal de que a equipa se prepara para as jornadas definitivas que se aproximam.
Os arcuenses precisam de estar no seu melhor para conseguirem garantir a permanência na Divisão de Honra, e não podem deixar-se iludir por eventuais facilidades que os seus adversários na fase final que se aproxima, possam vir a conceder-lhes.
Os jogos de bota-fora não seguem a mesma lógica dos restantes, e quem não se preparar física, técnica e mentalmente, é candidato a grandes desilusões...

Veja o quadro da situação entre as sete equipas que ainda lutam por alguma coisa na tabela classificativa:



Fotos: António Simões dos Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

FPR prosegue na política de tapar o sol com a peneira e despuduradamente escreve notícis falsas! como pode afirmar-se que o terreno não tinha condições para jogar? Esquecem-se que muitas pessoas se deslocaram para ver o jogo e comprovaram o magnífico estado do relvado? Que no campo ao lado estavam desezas de jogadoras no sevens e que também comentaram este triste episódio?

Caro MDM, não seria útil um post sobre a Taça de portugal Feminina e as peripécias que se têm passado?

Obrigado!

TAÇA DE PORTUGAL FEMININA

Mau tempo adia grande final
Campo A do Estádio Nacional ficou alagado devido à forte chuvada da véspera


A final da Taça de Portugal Feminina ficou este domingo adiada devido ao mau tempo. A chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo acabou por alagar o Campo A do Jamor onde Benfica e Técnico deviam ter discutido o troféu.

Apesar da grande vontade das jogadoras, técnicos e responsáveis da Federação Portuguesa de Rugby, o terreno não tinha condições para um jogo de alto nível entre duas das melhores equipas femininas da modalidade.

Jonas Stilwell disse...

sinal de vitalidade por parte do Cascais, que promete vir a lutar arduamente para se manter na Divisão de Honra.

na próxima jornada o Benfica joga com o Técnico e será interessante ver que respostas teremos dos dois lados. a coisa não está fácil para os encarnados, mas na fase final é que tudo se resolve...

abraços

Anónimo disse...

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL FEMININO

Esta noite na penumbra do Campo A do Estádio Nacional:

Técnico 14 (3+3+3+5)
Benfica 10 (5+5)

O numero significativo de adeptos das 2 equipas não deram o tempo por mal empregue e assistiram a um jogo cujo resultado final podia ter pendido para ambos os lados.

Começou melhor o Benfica, equipa sempre mais perigosa nos 3/4, sempre a tentar construir jogo pelas linhas atrasadas.

O Técnico procurou fechar o jogo nos avançados, controlar a posse de bola e partir daí com pontapés para cima do adversário, ainda que com poucos resultados práticosnos primeiros 35 minutos.

Ao intervalo o resultado era de 6-10 para o Benfica (3-0, 3-5, 6-5, 6-10). Na segunda parte o Técnico fez 9-10 e 14-10, fruto de um turnover da sua segundo centro, que correu uns 40 metros e só parou dentro da linha de ensaio.

Apesar dos sucessivos ataques à mão na segunda parte do Benfica, o Técnico soube resistir, ter paciência e parar os ataques, fruto de boas placagens e grande espírito de equipa.

Melhor primeira parte do Benfica, a explorar algumas falhas defensivas e de placagem do adversário. Melhor segunda parte do Técnico, a conseguir alguma vantagem nos pontapés colocados, nos mauls e rucks e na eficácia da placagem!

Parabéns a todas as jogadoras. Começa agora a época de sevens e esperamos que a FPR cumpra o que diz, que está apostada no rugby feminino. As jogadoras agradecem!

Anónimo disse...

E a Académica, será que aguenta o sexto lugar, ou Técnico ainda o apanha. Relembre-se que o técnico tem dois jogos relativamente acessíveis (Benfica e Cascais), já a Académica tem dois jogos difíceis (Agronomia em casa e GDD fora). Qual desses dois ficará de fora dos Quartos de final.

Anónimo disse...

Calma que o Cascais ganhou a Académica, certamente não vai fazer vida fácil ao Técnico numa fase que parece estar a decrescer!