1 de março de 2013

NA SEGUNDONA, PERDER NÃO É OPÇÃO

Num fim de semana marcado pela final da Taça de Portugal entre Agronomia e CDUL, e com a interrupção da Divisão de Honra e da Primeirona, prossegue o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Na zona Sul/Lisboa cinco equipas continuam, a cinco jornadas do fim, na discussão por um dos dois lugares de acesso ao playoff final.

Na zona Centro/Norte, o Guimarães conseguiu vencer em Tomar, e assumiu o segundo lugar do grupo, onde Famalicão passeia a sua superioridade.

ZONA CENTRO/NORTE
GUIMARÃES - TOMAR
Pista Gémeos Castro, sábado, 15 horas
Os templários não gostaram nada de perder na semana passada o jogo com o Guimarães da primeira volta por 25-30, e têm agora a possibilidade de se desforrarem da vitória dos bravos.
O Guimarães assumiu a segunda posição da tabela, mas ainda não está livre de ser ultrapassado pela Bairrada, que tem a vantagem de dois pontos bónus que podem ser determinantes na lavagem dos cestos.
Para poder assegurar a passagem aos playoff, os bravos carecem de duas vitórias, pelo que o jogo com o Tomar assume assim grande importância.


BAIRRADA - FAMALICÃO
Moita da Anadia, domingo, 16 horas
Como o Guimarães, também a Bairrada carece de duas vitórias para conseguir um lugar no playoff, pelo que uma vitória contra o líder seria uma dádiva dos deuses, mas se não vencer o Guimarães na próxima jornada, o esforço será inglório...
No entanto os leitões têm desiludido e não parecem com capacidade de reverter a situação...
O Famalicão leva três vitórias em três jogos, e só uma desgraça lhe vai tirar a liderança da prova e o primeiro lugar do apuramento.
Na primeira volta os famalicenses venceram com grande facilidade por 57-7, e o desfecho do jogo desta semana, apesar do fator casa, deve pender de novo para os minhotos.

ZONA SUL/LISBOA
BELAS - FCT
Campo de Belas, domingo, 18,30 horas
Este é o jogo mais importante da jornada, que põe dois dos candidatos frente a frente, numa altura em que perder pontos pode significar perder o comboio...
Na primeira volta, a FCT venceu por 27-14, e apresenta-se em Belas como favorito para o encontro.
Os esquilos, em casa, apenas perderam na primeira jornada com o Beira Mar por um ponto de diferença, tendo vencido o Sporting, pela mesma diferença.
A FCT tem um ponto de vantagem na tabela clasificativa, e uma vitória significa que passará a ter vantagem sobre o seu colega de liderança, o Beira Mar, mas com um jogo a menos.
Claro está que tudo dependerá ainda dos tais pontos de bónus, que algumas equipas não se preocuparam em garantir desde o início da prova...
E neste particular a FCT é quem tem melhor registo de todas as equipas participantes na Segundona.

BEIRA MAR - OEIRAS
Gaio, sábado, 15 horas
O Beira Mar perdeu na semana passada frente ao São Miguel, e agora não pode escorregar de novo, sob risco de perder definitivamente a corrida do apuramento...
Embora mantenham a liderança, os ribatejanos têm um jogo mais que a concorrência direta, e isso complica a sua situação.
O Oeiras, embora tendo ficado fora da qualificação bem cedo, pode ainda causar alguns dissabores aos atuais candidatos, e por isso o Beira Mar não se pode dar ao luxo de olhar displicentemente para este desafio.
Na primeira volta o jogo foi bastante equilibrado, com a vitória do Beira Mar por 29-27 e quatro ensaios marcados para cada lado, e agora o favoritismo é todo da equipa da casa, líder da competição.

ELVAS - SPORTING
Elvas, sábado, 16,30 horas
Os leões estão a um ponto da liderança, e esta é uma excelente ocasião para recuperar esse pequeno ponto.
A deslocação a Elvas deve resultar na vitória do Sporting por números confortáveis, já que estão em presença duas equipas com destinos bem diferentes na prova.
Na primeira volta os lisboetas venceram por números muito dilatados (123-0) e os alentejanos têm agora possibilidade de mostrar que evoluíram, que melhoraram e que não voltarão a sofrer derrota tão volumosa.
Afinal é disso que tudo se trata - fazermos hoje, melhor do que fizemos no passado...

KELLERMAN - SÃO MIGUEL
Jamor, domingo, 15 horas.
O Kellerman tem dado sinais de melhoras nos últimos jogos, mas daí até constituírem um perigo real para os candidatos ao título, vai uma enorme diferença.
Os buldogues devem com este jogo, e a previsível vitória com direito a ponto de bónus - os 101-0 da primeira volta não deixam grande margem para dúvidas - subir um ou dois lugares na classificação, mantendo ainda dois jogos a menos que a concorrência..
O São Miguel parece ser o principal candidato à vitória no grupo, mas também ele não pode baixar a guarda e perder pontos, que o podem prejudicar seriamente.

ÉVORA B - TÉCNICO B
Inferno dos Canaviais, sábado, 15 horas
Oportunidade para os chaparros se vingarem da derrota sofrida na primeira volta por 14-10, frente aos seus companheiros de fora da classificação.
Agora, com as fases decisivas da Divisão de Honra e da Primeirona a chegarem, é que vamos saber se a manutenção destas equipa é ou não, útil para os respetivos clubes.

Foto: António Simões dos Santos

9 comentários:

Anónimo disse...

Este equilíbrio é muito muito saudável e é ele que faz o rugby das equipas evoluir a sério. Faltava equilíbrio no Norte, equilíbrio que ajudasse equipas como o Famalicão, claramente um furo acima das concorrentes do Centro e Norte, a treinar com competitividade. Estou curioso para ver como será o encontro do Famalicão com as duas equipas que ficarem em primeiro no Sul.

Anónimo disse...

Temos uma final da Taça este fim de semana! Não vai haver um post?

Jonas Stilwell disse...

se o Sporting consegue o ponto bónus não sei não... parece-me não ter estaleca para enfrentar já grandes voos, mas inscrição a inscrição pode mesmo passar os adversários.

abraços

Anónimo disse...

Beira Mar / Oeiras, O arbitro apareceu disse que não estavam reunidas as permissas da ANAR, e não arbitrou.
Resultado cada parte foi arbitrada por um elemento de cada equipa, e o que se assistiu foi um jogo feio e faltoso com cada lado a beneficiar a sua equipa, para a historia fica a vitoria do Beira Mar.

Anónimo disse...

A FPR em vez de falar com a ANAR e rapidamente tomar medidas disciplinares que clarifiquem esta triste história opta por voltarmos a ter jogos na 2ª Divisão sem arbitragem. Mais um passo atrás na história do rugby, vale tudo.

Já agora, no fim de semana passado estavam reunidas todas as condições da ANAR ? Porque é que só esse jogo teve direito a trio de arbitragem coisa que raramente acontece na 2ª Divisão ?

Quando o Beira Mar for jogar fora são os clubes da casa que têm de garantir a policia do seu bolso ? mas quem é que está presumidamente em processo disciplinar ? Muita coisa mal contada e mal feita mais uma vez nestes procedimentos.

Anónimo disse...

no fim de semana passado, o arbitro ja tinha aceite arbitrar antes do comunicado da ANAR, que é ridículo. Não havia policia e não houve nenhum caso.

Anónimo disse...

(Ponto 5, do comunicado da ANAR)
"Na eventualidade de tal não acontecer, os árbitros tomam a devida nota das atitudes dos adeptos e, sobretudo do comportamento dos responsáveis do BMFCG. Reconhecem que a agressividade e hostilidade para com os árbitros, por parte do BMFCG, tem sido crescente, tendo desencadeado a agressão de sábado último, pelo que continuando a aceitar todas as nomeações, estão disponíveis para arbitrar qualquer equipa, de qualquer escalão, em qualquer lugar, do BMFCG, desde que as seguintes condições se realizem:
a. Seja assegurado o policiamento do encontro, desde a chegada do árbitro até a saída do mesmo;
b. Seja assegurada a presença de delegado ao jogo por parte da FPR;
c. Seja assegurada a presença de observador de árbitros."

Pois... Na jornada anterior, correu mais ou menos..."
Nesta jornada...
(b. Seja assegurada a presença de delegado ao jogo por parte da FPR;
c. Seja assegurada a presença de observador de árbitros.)
Pois é!!!!
Nem uns nem outros cumpriram com o ditos pontos!
Onde anda a verdade do Rugby???

Anónimo disse...

Também numa premissa da ANAR apenas pedem para o BM identificar o agressor e pedir desculpa ao árbitro pela atitude de um adepto, será que isso é assim tão complicado para um clube que se Diz de bem? independentemente de ter sido ou não provocado o adepto, independentemente de o BM não ter tido nada a ver com o assunto, o que é certo é não se pode rever nem aceitar este tipo de comportamentos, mesmo da parte de um adepto, nenhum clube pode, e se tiverem queixas de provocação da parte do árbitro façam-nos nas instâncias devidas... é inaceitável que qualquer clube do país possa compactuar com uma agressão a um árbitro.. Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

e lá vai a FCT