23 de março de 2013

PORTUGAL NOS QUARTOS DE FINAL DA CUP EM HONG KONG

Portugal apurou-se para os quartos de final da competição principal de Hong Kong, com vitórias sobre a Escócia (27-21) e a Samoa (14-10), apesar de ter perdido frente à Inglaterra (7-22), e vai defrontar o Quénia na madrugada de domingo (às 04,09 h de Lisboa).

O apuramento começou ontem, como já noticiámos, com a vitória sobre a Escócia, e confirmou-se hoje no jogo contra a Samoa, em que os Linces fizeram uma excelente exibição, concentrados e cometendo poucos erros.

De notar que ao primeiro ensaio de Samoa corresponde um fração de segundo de desconcentração, que permitiu a execução rápida de uma penalidade, sem reposicionamento de parte dos nossos jogadores, colhendo a nossa equipa de surpresa.

Mas não houve muito mais erros, apesar de termos perdido a posse da bola em oito ocasiões, e de termos cometido demasiadas faltas (cinco), punidas com pontapés de penalidade, tudo na primeira parte.

Mesmo assim, Pedro Bettencourt conseguiu captar a bola no pontapé de recomeço após o ensaio samoano, e foi por ali fora, só parando dentro da área de validação - Pedro Leal somou os pontos da transformação e Portugal chegou ao intervalo a vencer por 7-5.

Na segunda parte tivemos os melhores momentos, nomeadamente logo aos 45 segundos, quando um movimento com cinco fases (um alinhamento e quatro rucks, a confirmar as estatísticas da IRB) que durou 55 segundos, foi concluído por Gonçalo Foro, que começou com jeito, mas acabou mais em força, com três adversários pendurados nele, até ao toque de meta!

Pedro Leal somou novamente os dois pontos disponíveis, passando o resultado para 14-5, mas Samoa reagiu e voltou a marcar com 2, 35 minutos para jogar.

A partir daqui a equipa portuguesa mostrou a sua maturidade, e assegurou a vitória, com uma defesa sólida e muito atenta, e jogando também com o cronómetro...

Com o resultado deste jogo Portugal garantia o apuramento na primeira posição do Grupo B, o que pode justificar - mas não desculpar! - o que se passou no último encontro de Portugal no segundo dia da prova.

Muito diferente do que se passara no jogo contra Samoa, Portugal apresentou-se contra a Inglaterra de uma forma desconcentrada, sem atitude e foi completamente dominado por uma equipa que jogou...à portuguesa!

Uma última nota para referir que Portugal não sofreu nenhum cartão, e soube aproveitar (contra a Escócia), quando o adversário ficou reduzido a seis unidades.

Mas enfim, o grande objetivo foi alcançado, e os pontos que estão desde já garantidos, vão fazer-nos chegar mais perto dos Estados Unidos - que se sabe já não terem conseguido o apuramento para a Cup - e descolarmos da Espanha, que também foi relegada para a disputa da Bowl.

Falta saber se a Escócia consegue o apuramento ou não, mas caso fique pela Bowl, então podemos dizer que os deuses estiveram com a nossa seleção...

Veja as Fichas dos dois jogos de hoje:

Veja o quadro dos resultados da fase de apuramento completo, e os jogos dos quartos de final do último dia:



TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO DE EQUIPAS RESIDENTES
Apuramento de quatro equipas para o Torneio de Londres


Foto: IRB/Martin Seras Lima

14 comentários:

Anónimo disse...

Não esquecer que nos torneios de sevens um dos factores mais importantes é a gestão de esforço. Temos condenado várias vezes os segundos dias da nossa equipa, esquecendo o enorme esforço que são obrigados a fazer para alcançar resultados no primeiro dia. A "desconcentração" contra Inglaterra, talvez não seja desconcentração, mas inconsncientemente a gestão do esforço por parte dos atletas. É humano. Por outro lado, como diz o cronista, a Inglaterra jogou à Portuguesa. Pudera, era um jogo decisivo para eles depois de terem no anterior torneio perdido conosco.

Anónimo disse...

Bem visto!

Luís Canongia Costa disse...

totalmente de acordo com anónimo 12:06, até pela clara gestão do plantel que ocorreu, não alinhando de inicio a equipa que começou os outros dois jogos. o jogo com a Inglaterra com o primeiro lugar garantido foi o jogo possível. começamos a ganhar o habito de ganhar o grupo e jogar para o topo. parabéns a todos.

Anónimo disse...

Parabéns Lobos!!!!Acreditamos nos quartos de final

Anónimo disse...

Análise correcta. Recordo os Sevens de Lusboa da gestão dalgumas equipas inglesas quando já estavam apuradas, para no Domingo terem aquele bocadinho a mais de folgo para baterem grandes conjuntos que nós tínhamos, especialmente o Cascais.

António disse...

Só queria referir um erro no comentário. Portugal perdeu com a Inglaterra e postaram que Portugal ganhou à Inglaterra por 7 - 22.

Anónimo disse...

As vitorias contra a Escócia e Samoa davam acesso ao QF e contra a Inglaterra foi em gestão de esforço com os 12 a entrar em campo. Os primeiros dias são extenuantes só há lugar para Homens à seria, não putos estrelinhas que contestem

Manuel Cabral disse...

António, tens razão. Vou já corrigir. Abraço.

Anónimo disse...

Portugal tem uma oportunidade de ouro para chegar a uma final de sevens. Se passar o Quénia irá jogar a seguir contra o País de Gales ou Canadá. São equipas difíceis mas ao alcance. Não são umas Fiji ou Nova Zelândia. Era bom não desperdiçar.

Anónimo disse...

Estivemos muito bem! Vamos lá ver se o último dia corre bem, sendo certo que é sempre um bocadinho de sorte, que já tivemos com os adversários que nos calharam e que no podem calhar.
Os meus sentimentos à família do "eterno" Carvalho. Era uma gajo porreiro".

Jonas Stilwell disse...

a um passo de fazer História, acredito que se entrarmos com a mentalidade com que entrámos nos dois primeiros jogos nos próximos jogos a final será possivel! força malta!

abraços

Anónimo disse...

Forca lobos! Fred danças bem! Um abraço!

Anónimo disse...

Quénia 15 - 12 Portugal.

Bom jogo. Um "enfeite" muito arriscado deu um ensaio ao Quénia. Mas os nossos estiveram muito bem.

Anónimo disse...

Gostei sinceramente deste grupo. Se Não tivessem estado alguns na selecção principal e estaríamos agora a festejar uma final no HK sevéns. Mas quem não tem cão, caça com gato. Se não formos ao mundial de XV há que apostar tudo neste grupo. Encavar, como no poker.