15 de março de 2013

JORNADA DEFINITIVA NA SEGUNDONA?

A zona Centro/Norte chega ao final com um decisivo Guimarães-Bairrada, enquanto no Sul/Lisboa Sporting e FCT disputam aquele que pode ser o jogo decisivo na escolha de um dos finalistas da zona.

Enquanto isso o São Miguel tem uma deslocação perigosa a Belas, mas se ganhar fica com o primeiro lugar praticamente assegurado.

ZONA SUL/CENTRO
SPORTING - FCT
Universitário de Lisboa, sábado, 12,30 horas
Depois de uma longa caminhada, que cinco equipas insistiram em fazer em conjunto quase até final, joga-se um (quase) definitivo encontro entre duas das três que chegaram até aqui com maiores ambições.
Depois de um empate na primeira volta, e com as equipas podendo atingir os mesmos pontos no final da prova, a diferença vai ser determinada pelo segundo embate entre os dois emblemas.
O jogo promete ser equilibrado e ganhará quem mais atenção der aos pormenores.

ELVAS - OEIRAS
Estádio de Atletismo, sábado, 16,30 horas
Jogo que não interfere na qualificação, e no qual os visitantes são favoritos à vitória.
Não podemos esquecer que a equipa da Linha era à partida uma das potenciais candidatas ao apuramento, mas alguns resultados desastrados não permitiram que essa previsão se viesse a confirmar.
O Elvas tem feito a prova possível, e esperamos que esta época tenha permitido que mais jovens se tenham aproximado da equipa, para que no futuro próximo Elvas se destaque como um forte centro de rugby no interior alentejano.

BELAS - SÃO MIGUEL
Belas, sábado, 18 horas
O Belas ainda pode, matematicamente, ser apurado, mas para que isso aconteça é necessário que o São Miguel não consiga mais de três pontos nos jogos que lhe faltam fazer, que o Sporting vença todos os jogos que tem para fazer, e que a FCT perca os jogos todos que tem para fazer...
Ou seja, não vai ser fácil acontecer assim...
O São Miguel está muito próximo de conseguir o apuramento na primeira posição da zona, e embora ainda possa perder alguns pontos, acreditamos que a vitória sorrirá para o seu lado.

ÉVORA B - KELLERMAN
Inferno dos Canaviais, sábado, 15 horas
Jogo que não conta para a classificação e que tem apenas por curiosidade saber se a equipa do Cacém evoluiu e quanto evoluiu, e se o Évora vai tirar algum benefício da manutenção em atividade desta equipa B.
 
BEIRA MAR - TÉCNICO B
Campo do Gaio, sábado, 15 horas
A curiosidade deste jogo fica por saber como o Beira Mar vai reagir ao fato de não ser mais qualificável, depois de uma excelente época em que se manteve na luta quase até final, com uma equipa jovem, mas que promete ter grande margem para evoluir.
Quanto ao Técnico B, fica a mesma pergunta feita em relação ao Évora B - valeu a pena manter a equipa em atividade?

ZONA CENTRO/NORTE - APURADAS
GUIMARÃES - BAIRRADA
Pista Gémeos Castro, sábado, 15,30 horas
Jogo decisivo para se saber quem acompanha o Famalicão nas meias finais do campeonato, com os bravos a partirem para o encontro com alguma vantagem.
Na verdade os minhotos nem precisam de ganhar, e podem mesmo perder, desde que não seja por mais de seis pontos de diferença, nem sofrendo mais de 12 pontos...
Nesta circunstâncias o Bairrada registaria quatro pontos e o Guimarães um ponto, ficando igualados em numero de pontos, o que obrigaria a recorrer aos fatores de desempate que são, recorde-se, por ordem:   
a) Pelo maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
b) Pela maior diferença entre o número de pontos marcados e sofridos nesses jogos;
c) Pelo maior número de ensaios marcados nos mesmos jogos;
d) Pela maior diferença entre o número total de pontos marcados e sofridos em todos os jogos disputados na competição em causa;
e) Pela menor pontuação punitiva sofrida pelos jogadores das equipas empatadas, em toda a competição.

O resultado da primeira volta foi favorável ao Guimarães por 12-6, não se tendo registado qualquer ensaio.
Ou seja, apenas uma vitória relativamente folgada dará a qualificação aos bairradinos, o que não será fácil de acontecer, apesar do renovado interesse que a Bairrada tem dedicado à prova.

TOMAR - FAMALICÃO
Municipal de Famalicão, sábado, 19 horas
Jogo de consagração do Famalicão, que pode concluir esta segunda fase só com vitórias, o que já aconteceu em relação à primeira volta, estabelecendo um registo pouco comum seja em que competição for. 
O Tomar, que apresentou algumas caras novas nesta segunda fase e criou algumas dificuldades aos adversários, que não seriam esperadas no início da prova.
Neste jogo final, no entanto, o favoritismo vai por inteiro para o primeiro representante do Centro/Norte no playoff final.

ZONA CENTRO/NORTE - NÃO APURADAS
AAUTAD - BRAGA
Vila Real, sábado, 15 horas
Jogo antecipado da 4ª jornada dos Não Apurados com vantagem para os universitários que vão bem lançados com duas vitórias em dois jogos realizados.
Mas o Braga ganhou bem à Lousada e não se sabe o que poderá fazer agora. 

17 comentários:

Anónimo disse...

Sr. manuela Cabral o jogo BEIRA MAR - TÉCNICO B Campo do Gaio, sábado, é às 13h30m e não às 15 horas como anunciado.

Obrigado

Anónimo disse...

O FCT-Sporting vai ser uma final e vamos ver o que as equipas evoluíram e, quem ganhar, como se pode portar na fase final! Quem ganhar muito provavelmente (passando o S.Miguel em primeiro) irá jogar com o Famalicão...

Anónimo disse...

Confesso que não entendo o comentário em relação à manutenção das equipas B em actividade. Qual é o problema? Se cada um desses clubes tem jogadores inscritos e a treinar para manter uma equipa B em actividade, porque não a manter?
No caso do Técnico, lembro que o mix de jogadores que tem jogado na equipa B passa por jogadores que sempre jogaram na equipa B, ex-jogadores da equipa A, atletas a regressar de lesões, sub21, sub18, malta que está em Erasmus cá em Portugal, malta que joga rugby universitário no IST e veteranos. É um mix grande e permite que haja na maioria das vezes jogadores suficientes.
Adicionalmente, uma segunda equipa traz vitalidade ao clube, no aspecto social.
abraço

Manuel Cabral disse...

Quanto à hora do jogo Beira Mar-Técnico B, ainda continua no site da FPR, como estando marcado para as 15 horas...

Anónimo disse...

a pergunta das equipas B deve ser feita a todas as equipas envolvidas e não apenas ao clubes que as mantêm. são jogos que não contam para nada, aumentando (no caso do Évora) as despesas de deslocação e a possibilidade de lesões. Façam um campeonato de equipas B à parte ou então que haja um real controlo da FPR sobre quem lá joga.

Manuel Cabral disse...

Quanto às equipas B's, o anónimo das 11,34 não precisa de ficar nervoso.
A questão que foi posta foi apenas uma: Se os clubes que as apresentaram consideram que foi bom ou não.
Simples.
E como a realidade dos dois clubes é diferente - o Técnico tem ainda Sub-21 - mais se justifica ainda ouvir o que eles têm a dizer.
Aliás o Mão de Mestre não fez desta feita, nenhum comentário e apenas uma pergunta.
Ao longo dos meses temos mostrado claramente qual é a nossa opinião sobre a matéria, e se o anónimo estivesse atento, saberia qual ela é.

Quanto ao comentário do anónimo das 15:07, essa é outra questão, mas que afinal depende da resposta à primeira questão.
Imagina que os clubes chegam à conclusão que não se justifica a existência de equipas B's (repara que eu disse IMAGINA).
Nesse caso a resposta à segunda questão fica dada.
No entanto sempre vou adiantando que quem acompanhou as nossas crónicas e comentários, sabe bem qual a nossa opinião.

Anónimo disse...

Este molde competitivo das equipas B é bem melhor que o que se tem feito nos últimos anos, aliás basta olhar para a tabela com e sem equipas B para perceber a influencia que elas podem ter na classificação.

Será que justifica equipas que não podem subir influenciar de uma forma tão grande a competição ?

Eu acho que não e voçês ?

Anónimo disse...

Eu acho que este modelo está óptimo.

As equipas B rodam jogadores lesionados, miúdos (ou graúdos) que nao jogam na A, cria uma base de selecçao e captaçao de jogadores maior, etc.

Por outro lado, para as outras equipas é também bom: rodam jogadores se quiserem, se quiserem jogar a toda a força jogam e asseguram bons treinos para os jogos vindouros, descansam jogadores lesionados ou treinam novos modelos de jogo, etc.

Abraço

Anónimo disse...

Absolutamento de acordo com o comentário das 17:51. Trouxe mais verdade desportiva e permite a AMBAS as Equipas fazer a gestão que melhor lhe convém no momento.

Anónimo disse...

SPORTING 13-3 FTC

Anónimo disse...

Em frente Sporting!

Anónimo disse...

os lagartos ganharam à FCT mas vão perder com o Oeiras.
Não jogam nada, não sabem placar, se houvesse uma 3ªDivisão era onde deviam estar.

Anónimo disse...

Acho imensa piada a estas pessoas que vêm constantemente dizer mal dos "lagartos" e que eles não sabem placar e que não jogam nada e que deviam estar numa divisão ainda mais baixa (se houvesse), mas o que é certo é que em pouco mais de meio ano, criaram uma equipa do 0 (sublinho: DO ZERO), com uma boa parte dos jogadores a fazerem o seu segundou ou até primeiro ano de rugby esta época, e mesmo assim estão a lutar pela qualificação para a final four. Se os "lagartos" são assim tão maus, é uma vergonha equipas como as restantes deste campeonato, que têm anos e anos de experiência, com jogadores que jogam juntos há anos e que jogam rugby há outros tantos anos, serem afastadas da corrida por este mesmo Sporting, "que não joga nada, que não sabe placar". Mas claro que quando a nossa equipa perde, foi por sorte da outra equipa, ou porque foram ajudados pelos árbitros. O que é certo é que ainda ninguém viu o quanto os rapazes do clube de Alvalade se esforçam nos treinos e o seu nível de empenho durante a semana, para estarem na posição em que estão actualmente. É normal que tenham causado surpresa na maioria de vós, visto que o Sporting é, desde o inicio, um alvo a abater só pelo emblema que têm no peito, agora meçam bem o que dizem e olhem para as vossas equipas e o que está errado nelas para perderem contra uma equipa "tão má" como os verdes e brancos.
Relativamente ao jogo contra o FCT: foi um grande jogo, muito disputado pelas boas equipas, com o Sporting a defender bem na fase final e a aproveitar ainda melhor os erros do adversário para conseguir chegar ao ensaio no cair do pano.

Anónimo disse...

Relativamente à questão das equipas B's: enquanto jogador de uma equipa que joga neste campeonato, a minha opinião está dividida mas mais descaída para a "não existencia de equipas B's no campeonato".
Por um lado, a verdade é que os jogos contra as equipas B's permitem às outras equipas dar ritmo a jogadores menos utilizados e trabalhar jogadas novas (ainda que não faça muito sentido se as equipas estão a jogar com os jogadores que normalmente não jogam). Por outro lado, para além de serem uma despesa extra para as outras equipas (principalmente a deslocação a Évora)para fazerem um jogo que nem sequer conta para efeitos de qualificação, estes jogos são jogos em que os jogadores se podem lesionar. E a pergunta que faço é: faz algum sentido as equipas arriscarem jogadores que fazem falta à equipa, para jogarem contra estas equipas B's? Parece-me que não. Se pesarmos bem os argumentos dos dois lados, quer-me parecer que o prato da balança do lado da não permanencia destas equipas B está mais pesado.
Uma alternativa seria estas equipas B terem um campeonato proprio em que podia fazer a tal rotatividade de jogadores, sem estarem a prejudicar as outras equipas.

Anónimo disse...

em frente SCP! lampioes azia?

Anónimo disse...

Oeiras ganha ao Sporting, FCT ganha ao Oeiras e São Miguel esmaga Sporting.
Lagartos preparem-se pq a festa valeu só por este sábado...

Anónimo disse...

Basta o FCT ganhar ao Oeiras com PB que o Sporting só ganhando ao S.Miguel passa... o FCT perdeu a oportunidade de garantir já a passagem...