8 de março de 2013

SEGUNDONA - DUELOS ENTRE CANDIDATOS

A quatro jornadas do termo da fase de apuramento na zona Sul/Lisboa, dois jogos vão provocar alterações na tabela classificativa, dos quais o mais importante coloca frente a frente, novamente, São Miguel e Beira Mar, dois dos candidatos à passagem à fase final.

Mais fácil será a vida da FCT que defronta o Elvas e deve ascender à liderança da prova, enquanto o Sporting, que enfrenta o Évora B, não pontua para a classificação geral.

Para que possa acompanhar melhor esta reta final, elaborámos um quadro em que iremos alterando a pontuação da cada um dos candidatos, em três linhas: a primeira é a linha dos pontos reais que cada equipa tem, a segunda representa o máximo de pontos que cada equipa ainda pode conquistar, e a terceira e última linha representa a pontuação máxima que cada equipa ainda pode alcançar.
Note que os jogos com equipas B não contam para a classificação final, estando marcados em cor diferente.



ZONA SUL/LISBOA
SÃO MIGUEL - BEIRA MAR
Estádio Nacional, domingo, 11 horas
Jogo decisivo para o Beira Mar, que, perdendo, está afastado da corrida, mas que ganhando com ponto de bónus, pode ainda continuar a sonhar, apesar de não pertencer ao grupo dos candidatos mais fortes...
O São Miguel se perder, mantém a sua candidatura, pois ainda ficará com um jogo para recuperar o estrago.
Mas se ganhar, continuará lançado na corrida ao primeiro lugar no final do apuramento.
Depois de terem vencido na Moita do Ribatejo, há poucas semanas, por 18-10, os buldogues são favoritos para o encontro, mas o Beira Mar pode sempre fazer uma surpresa.
Quanto à questão dos árbitros, esperamos que algo se tenha desenvolvido durante a semana, nos bastidores, por forma a que o jogo decorra com tranquilidade e sem incidentes ou perturbações.

OEIRAS - BELAS
Estádio Nacional, domingo, 14,30 horas
Como o Beira Mar, o Belas deixou de ser um dos candidatos fortes ao apuramento, apesar de ainda manter algumas possibilidades...
Por isso não pode falhar os cinco pontos em jogo, ou deverá, tal como no caso do Beira Mar, estar fora da corrida.
As duas recentes derrotas, frente ao Sporting a à FCT, foram uma forte machadada nas esperanças dos esquilos.
Para o jogo deste fim de semana, o favoritismo está repartido, apesar da vitória do Belas na primeira volta por 28-9, pois o Oeiras pode muito bem equilibrar o encontro e mesmo vencer.

FCT - ELVAS
Sobreda da Caparica, sábado, 16 horas
A FCT deve vencer com ponto de bónus e com essa vitória saltará para a liderança a solo, deixando para a próxima semana a leitura da sua sentença, quando defrontar o Sporting.
Mas não pode vacilar este fim de semana, e ainda tem que se preparar para defrontar o Oeiras, na última jornada da fase de apuramento.
O Elvas que perdeu na primeira volta por 8-45, resta a tentativa de encurtar essa margem, o que no entanto não será fácil.


SPORTING - ÉVORA B
Universitário de Lisboa, sábado, 12,30 horas
O Sporting vai ser ultrapassado na corrida ao apuramento, mas mantém intactas as suas possibilidades de o conseguir, como pode ver no quadro que apresentamos, já que o jogo que disputa, não conta para a classificação.
O Évora tem aumentado a intensidade da preparação do seu plantel, para enfrentar a fase final da Primeirona, e a equipa B tem acompanhado essa preparação, pelo que se aguarda uma melhoria no seu rendimento.
Recorde-se que na primeira volta os chaparros venceram por 24-22.

TÉCNICO B - KELLERMAN
Campo do Gaio, Moita do Ribatejo, domingo, 12 horas.
Jogo tranquilo na Moita do Ribatejo, com o Técnico B a ter todas as condições para conseguir uma vitória fácil, mas a atenção estará mais virada para a equipa do Cacém, para sabermos se o seu rendimento confirma a melhoria que tem apresentado.
Na primeira volta os engenheiros venceram por 64-7.


ZONA CENTRO/NORTE
APURADOS
FAMALICÃO - GUIMARÃES
Pista Gémeos Castro, Guimarães, domingo, 15,30 horas
Os dois primeiros da zona Centro/Norte, dos quais o Famalicão já garantiu a presença nas meias finais, encontram-se na Pista Gémeos Castro, e se os bravos souberem - e puderem... - tirar partido disso, e conseguirem interromper a longa série de vitórias dos famalicenses, ficam desde já com a segunda vaga por sua conta.
Mas se a lógica prevalecer, e o Famalicão vencer, então ao Guimarães não resta outra solução que não seja derrotar a Bairrada na derradeira jornada.


TOMAR - BAIRRADA
Municipal de Tomar, domingo 15 horas
Para manter uma réstia de esperança no apuramento, os leitões têm que ganhar em Tomar, o que não vai ser fácil, apesar da vitória fácil da primeira volta por 32-12 sobre os templários.
Mas a Bairrada com uma vitória apenas, a já referida sobre o seu adversário desta semana, tem sido uma desilusão para os que acreditaram que ela poderia fazer mais e melhor.
Apesar disso, e com o incentivo de ainda poder chegar ao segundo lugar, o favoritismo fica por conta dos visitantes.


NÃO APURADOS
AVEIRO - AAUTAD
Campus Universitário de Aveiro, sábado, 11 horas
Jogo para manter em atividade as equipas, tem no entanto a curiosidade de ficarmos com uma ideia melhor do nível das duas zonas, Centro e Norte.
Até agora, os do Norte têm demonstrado estar por cima, mas se tivermos em consideração a pesada derrota que os aveirenses sofreram na Lousada, tudo indica que assim continuará.

BRAGA - LOUSADA
Estádio de Lomar, Braga, domingo, 15,30 horas
Na fase de apuramento as equipa dividiram as vitórias (17-27 em Braga para a Lousada, 26-31 na Lousada para o Braga) e é o momento de uma delas passar para a frente.
As equipas vêm de resultados distintos, com o Braga a ter registado uma derrota de 46-0 frente aos garranos, e a Lousada de vencer o Aveiro por 58-5.

Fotos: Tânia Garrett e FCT/Facebook

15 comentários:

Anónimo disse...

Basta o S.Miguel ganhar todos os jogos que o FCT (ganhando Oeiras e Elvas) tem a passagem garantida, mesmo que perca com o Sporting.
Parece-me que os jogos que podem decidir quem passa com o S.Miguel são FCT-Sporting e SMiguel - Sporting.

Manuel Cabral disse...

Não me parece...Se o SM vencer todos os jogos, isso significa que o Sporting perde um jogo, mas pode ainda ganhar dois.
E a FCT se perder com o Sporting, pode também ganhar dois jogos, o que significa que chegariam ao fim com o mesmo número de pontos (não considerando os bónus).
E nesse caso o desempate entre as duas equipas - FCT e Sporting, seria favorável ao Sporting, já que no jogo da primeira volta as equipas empataram a 14-14...

Anónimo disse...

Manuel Cabral,

A diferença é que a FCT tem grande probabilidade de ganhar com ponto bónus ao Elvas, enquanto o Sporting, pelo calendário que tem, dificilmente conseguirá qualquer ponto bónus, o que faz a FCT ficar à frente do Sporting por um ponto.

Abraço

Anónimo disse...

Pois... daí ter dito isso. E parece-me que o FCT tem crescido, tendo maior probabilidade de fazer PB também contra o Oeiras em comparação com o Sporting.

Manuel Cabral disse...

A afirmação que foi feita, e que não é correta, dizia que se o São Miguel ganhar todos os jogos, a FCT tem o apuramento garantido, mesmo perdendo com o Sporting.

Anónimo disse...

Quem passa de certeza é o São Miguel e em primeiro, e em segundo fica o Sporting.

As melhores equipas desta zona da II divisão.

Anónimo disse...

Isso é tudo verdade. No entanto o FCT teria que esperar no ultimo jogo pela derrota do SCP contra o SM, é possivel, mas nesse caso o SM estaria em primeiro lugar, com o apuramento em primeiro garantido, o que quer se queira quer não, acabaria por não entrar a 100% para esse jogo o que facilitaria a tarefa do SCP nesse jogo! Se o FCT quer passar é bom que ganhe ou pelo menos empate contra o SCP. A meu ver se o FCT ganhar ao SCP passa, no entanto se perder existem possibilidades de passar mas não depende de si. E como temos visto neste campeonato existiram até agora muitas reviravoltas.

Anónimo disse...

A FCT tem os melhores jogadores no estaleiro, e os que estão a jogar não têm capacidade de aguentar muito mais tempo... Em Belas só ganharam por sorte, de resto quem mandou no jogo foi o Belas.

Anónimo disse...

a tal afirmação ainda continha ->(ganhando Oeiras e Elvas) ... e alguém duvida que o FCT não faça 5 pontos contra o Elvas
Se o FCT tem os melhores jogadores no estaleiro... quando voltarem será ainda mais forte.
Viva o Sporting!!!

Anónimo disse...

Quem sao os melhores jogadores do FCT?

Anónimo disse...

Quem passa e o S.Miguel por merito e o SCP porque a federaçao tem feito tudo para o scp passar, porque querem um duelo SCP-SLB para o ano na 1ª divisao, ja que e quase certo que o slb este ano desce!

Anónimo disse...

Mais uma semana sem a FPR dizer nada. Joga se sem arbitro novamente?

Anónimo disse...

Nao sei o nome dos jogadores da FCT, mas em relação ao ano passado falta vários nos 3/4 (abertura , centros, formação) nos avançados, 2 linha e 3 linha, da equipa que vi jogar o ano passado .

Anónimo disse...

Então o FCt tem uma equipa nova? O SCP nao passa e se passasse nao chegava a final porque apanhava o famalicao!

Unknown disse...

Joguem que contas fazem se no fim....