7 de março de 2013

PRIMEIRONA - FASE DE APURAMENTO CHEGA AO FIM

Chega ao seu termo a fase de apuramento da Primeirona, com as posições definidas e o calendário dos jogos já conhecido - consulte o nosso hotsite para saber quem joga com quem, e quando joga - mas mesmo assim a jornada traz dois jogos de grande interesse, já que se vão encontrar duas das equipas que estarão na luta pela manutenção, e também duas das principais candidatas ao título nacional.

E se não está em jogo o apuramento para a fase final, estará a honra de chegar ao fim na primeira posição, ou, no outro lado da tabela, a curiosidade de poder avaliar qual o estado das tropas no arranque da disputa da manutenção.

CALDAS - LOUSÃ
Campo de Rugby das Caldas, sábado, 15 horas
O Caldas pode ainda subir ao quinto lugar na classificação, e se essa subida depende do resultado do jogo do Loulé, os caldenses têm que cumprir a sua parte da tarefa, que consiste em derrotar a Lousã, em casa.
O histórico recente entre as duas equipas é favorável  aos serranos, que venceram no José Redondo por 29-6 na primeira volta, mas o Caldas está melhor agora, na preparação dos jogos definitivos, e pode tentar uma surpresa no seu campo.
Favoritismo da Lousã, com uma nesga aberta para o sucesso do Caldas...


LOULÉ - AGRÁRIA
Campo de Rugby de Loulé, sábado, 15,30 horas
Em Coimbra o Loulé infligiu pesada derrota por 44-18 aos charruas, e a equipa parece ter recuperado do desaire que protagonizou frente ao Montemor, duas jornadas atrás.
Também a Agrária parece ter guardado as suas forças para a ponta final da prova, como a excelente réplica que deram aos muflões pode significar.
De qualquer maneira é uma longa viagem, e em casa, o Loulé não costuma facilitar.
Tudo indica que a vitória vai ficar com os algarvios, restando a curiosidade de saber até onde vai a resistência da Agrária.

MONTEMOR - ÉVORA
Frigideira, sábado, 16 horas
Separadas por um ponto apenas, fruto de melhor comportamento face aos pontos de bónus, Montemor e Évora chegam ao último dia da fase de apuramento, para defender a honra e o título de campeão do Alentejo, que apenas uma delas pode ostentar.
Uma vitória dos muflões no Inferno dos Canaviais, na primeira volta, por 20-19, acabou por ser ofuscada por uma derrota na Lousã, frente ao terceiro da tabela, e as equipas chegam ao final com o Montemor na frente, mas apenas com um pequeno ponto de diferença, o que em termos práticos, põe as duas equipas em igualdade no pontapé de saída da derradeira jornada.
Serão os chaparros capazes de se desforrarem da derrota na primeira volta, ou irão os muflões confirmar aquele desfecho?

VIT.SETÚBAL - SANTARÉM
Chã das Padeiras, Santarém, domingo, 15 horas
Naquele que será - se chegar a ser... - o segundo jogo da época disputado em Santarém pelos cavaleiros, a vantagem tende para o lado dos sadinos, que venceram em Setúbal na primeira volta por 22-17, mas o Santarém ou se preparou para a fase final, e deverá então estar bem melhor nesta altura, ou irá sofrer nos jogos que se avizinham.
O Vitória de Setúbal conseguiu o seu grande objetivo da época, ao garantir a permanência na Primeirona, e a partir de agora, tudo o que conquiste será um extra.
O que pode acabar por ser uma enorme vantagem, e razão para algumas surpresas, com que o rugby acaba sempre por nos presentear.
Vantagem para os sadinos, mas atenção aos cavaleiros, que prometeram mudar de andamento...

Foto: Alentejo

4 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o Montemor-Évora não vai ser um jogo assim tao interessante, tendo em conta que este jogo nao vai contar para nada, ambas as equipas nao vao jogar a todo o gas e até se podem poupar jogadores, quanto ao título de campeao do alentejo ainda faltam mais dois jogos depois deste

Anónimo disse...

Não compreendo isso de na segunta fase todas as equipas irem com o mesmo numero de pontos, chega-se à conclusao de que os 18 jogos de cada equipa nao passaram de uma pre-epoca.
O que se devia fazer era dividir os pontos de cada equipa por metade, de modo a criar uma maior disputa pelo primeiro lugar e dar algum mérito às equipas

josé disse...

tenho informacoes que pelo menos em montemor uao-se poupar jogadores. Agr esta fase ê uma anedota! Qual a vantagem terminar em 4 ou em 1? Nenhuma! E isso é mais uma autentica estupidez da dita federacao

Anónimo disse...

Só agora é que se lembraram disso?
Desde o inicio da época que havia malta a dizer que este sistema era ridiculo.
Podiam e deviam ter usado ou o sistema de 1º vs 4º - 2º vs 3º em caso de jogos a eliminar ou então como assim não aconteceu, usavam o sistema de pontos 1º - 4, 2º - 3, etc. Já não falo noutros sistemas mas pelo menos neste havia um minimo de justiça.
Agora assim de que adianta ficar em 1º ou em 4º? Ou em 5º ou 8º?
Andou tudo a jogar uma "pré-época" e agora subidas e descidas decidem-se em 6 jogos.
Belo sistema sim senhor.