21 de março de 2013

LINCES DE GARRAS AFIADAS EM HONG KONG

A seleção nacional de sevens disputa a partir da madrugada de amanhã o sexto dos torneios do Circuito Mundial, procurando recuperar uma posição entre as 12 primeiras classificadas do ranking, por forma a evitar a disputa de um torneio de qualificação para o Circuito da próxima época, semelhante àquele que disputou em 2012 e lhe deu o direito de participar na competição na categoria de equipa residente.

Prejudicada na sua constituição nos torneios de Wellington e Las Vegas, em favor da seleção nacional de XV, os Linces têm agora pela frente uma difícil missão, e para a enfrentarem, seguiu para Hong Kong uma equipa reforçada com cinco Lobos.

Espera-se - e exige-se - que a equipa que viajou para o Extremo Oriente seja capaz de atingir os objetivos propostos, mas a verdade é que Portugal tem tido um comportamento pouco mais que medíocre nas etapas já disputadas.

Alguns bons resultados não nos fazem esquecer alguns fatos preocupantes como por exemplo que todos os jogos que Portugal ganhou nos torneios em que participou esta época, foram disputados no primeiro dia de prova...

Além disso, em dois dos cinco torneios (Austrália e Nova Zelândia), os Linces contaram por derrotas todos os jogos realizados.

Ou seja, em cinco torneios e 25 jogos, Portugal perdeu 19 jogos e venceu apenas seis, destacando-se nestas vitórias duas sobre a Inglaterra e uma sobre a África do Sul, tendo alcançado as finais principais por duas vezes, no Dubai e na África do Sul.

Veja o ranking do Circuito, antes de começar esta sexta etapa:


Agora, Portugal vai defrontar na fase de apuramento as seleções da Escócia, Samoa e Inglaterra, e apesar das dificuldades que se adivinham, o mínimo que se pode exigir à nossa equipa é que repita a presença nas finais principais, e que consiga pelo menos uma vitória no último dia da competição.

Recorde-se que o Torneio de Hong Kong é disputado em três dias e não dois como na generalidade dos torneios - apenas em Las Vegas a prova se disputa também em três dias.  

Veja a composição da equipa portuguesa, o horário dos jogos na fase de apuramento, e o frente a frente com os primeiros adversários.




Entretanto o torneio de qualificação para 2013-14, que já referimos mais acima, já teve uma série de torneios de pré-qualificação, e chegou agora a fase final dessa pré qualificação.

Assim, no Torneio final de qualificação, em Londres, irão estar presentes oito equipas, a encontrar da seguinte forma:

A - As três últimas classificadas do ranking do Circuito, após o torneio da Escócia (que será o oitavo torneio do circuito);
B - O vencedor das Séries Asiáticas, já disputadas (Hong Kong);
C - Quatro equipas a apurar no Torneio de pré qualificação a disputar este final de semana em Hong Kong, em simultâneo com o Torneio do circuito mundial (aquele em que participa Portugal).

Para estar presente neste pré qualificativo de Hong Kong (com 12 equipas), as equipas foram apuradas em função de competições regionais, em todas as seis regiões que compõem a IRB (duas por região).

Assim, da Europa (FIRA-AER) estarão a Geórgia e a Rússia, da América do Sul (CONSUR) o Brasil e o Uruguai, da América do Norte e Caraíbas (NACRA) a Jamaica e o México, da Ásia (ARFU) o Japão e a China Taipé, de África (CAR) a Tunísia e o Zimbabwé e da Oceania (FORU) o Tonga e e as Ilhas Cook.

Veja aqui a ordem dos jogos da fase de apuramento deste torneio qualificativo:


6 comentários:

Great_duke disse...

Torneio muitíssimo importante para Portugal. O grupo não é pêra doce já que a Inglaterra tem a reputação a recuperar (e sede de vingança), Samoa é o que é e a Escócia tem levado a melhor sobre nós nos últimos jogos.

Seria óptimo conseguir a qualificação para as finais principais e o grupo de jogadores tem qualidade para conseguir tal feito, mas é necessária a maior concentração e excelente poder de placagem (que tem sido uma das pechas nesta época).

Boa sorte!

Anónimo disse...

Querem que faça omeletes sem ovos , parece que temos os melhores jogadores do mundo , que temos um campeonato muito bom , que os jogadores têm os mesmos recursos que os outros e que a preparação é igual à das restantes equipas , só quem não conhece a realidade nacional pode dizer o que se diz por aqui . Desejar a melhor das sortes e que se esforcem como sempre o fizeram e fazem , grande abraço

Anónimo disse...

Três jogadores de 18 anos a merecer a convocatória pelo comportamento exemplar dentro e fora de campo e dois deles do CDUP!

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente o anonimo das 15:57 "Desejar a melhor das sortes e que se esforcem como sempre o fizeram e fazem , grande abraço"

Great_Duke disse...

Vitória por 27-21 contra a Escócia no 1º jogo...

Anónimo disse...

Fantasticos! Não fosse a pessima prestação de Pedro Leal neste jogo no que diz respeito às transformaçoes e para ajudar a falta inexplicavel no alinhamento, e o resultado era soberbo