12 de março de 2013

ACADÉMICA SEGURA SEXTA POSIÇÃO

Uma vitória suada dos pretos sobre os engenheiros, deu mais margem da manobra à Académica para garantir uma posição no playoff final da prova.

Ao mesmo tempo o CDUP desceu ao quinto lugar, por troca com Agronomia, que está agora na quarta posição, e o Belenenses parece ter recuperado o brilho que há muito não se via nas cruzes de Cristo, ameaçando diretamente os advogados, (ainda) na segunda colocação.


A três jornadas do final da fase de apuramento, veja o quadro que preparámos para si, e especule - que mais irá acontecer?

 ( C = Joga em Casa; F = Joga Fora)

Mas voltemos por agora à 17ª jornada:

AGRONOMIA *29-10 CDUP (4-1)
Depois de uma excelente exibição frente ao CDUL, na final da Taça, os agrónomos conseguiram uma importante vitória sobre o CDUP, que lhes permitiu subir um lugar na classificação, e manter a distância para o Belenenses.
Lembre-se que na pré-eliminatória do playoff, o terceiro classificado vai jogar com o sexto, e o quarto defronta o quinto, pelo que a troca entre Agronomia e portuenses é importante porque o regulamento determina que o jogo se realize em casa do quarto classificado, e também para um eventual ataque à terceira posição.
O CDUP desapontou e está agora apenas a seis pontos da Académica, tendo comprometido definitivamente a subida à terceira posição, e muito ameaçado pela equipa de Coimbra, correndo sérios riscos de descer para o sexto lugar, mas com possibilidade de não descer mais do que isso.


DIREITO *54-5 CRAV (8-1)
Tarde bonita em Monsanto, com a bancada bem composta devido à alegre presença dos parisienses do British R.F.C., que decidiram apoiar a equipa da casa... cantando o Sweet Chariot e despejando largos hectolitros de cerveja portuguesa...
Com vento forte de sul, o Direito apesar de ter controlado as operações, foi acumulando erros inadmissíveis de manuseamento da bola, mas acabou a primeira parte a ganhar por 12-5.
Na segunda parte, com a entrada de Gonçalo Maradona Malheiro para abertura, Luis Salema para primeiro centro, Manu Vilela para segundo, Ferrador e Vareta às pontas e o veterano António Aguilar a defesa, além da entrada do Eterno Acosta a substituir Luís Sousa, os advogados desenvolveram um rugby vistoso e com profundidade, como os sete ensaios que registaram confirma.
Vale a pena realçar o jogo do pilar Tomás Moreira, do António Ferrador e do Luis Salema que rasgou a defesa dos de Arcos de Valdevez como quis.
O Direito não pode deixar de vencer todos os jogos que lhe faltam (na verdade apenas dois) com ponto de bónus atacante, se quiser estar protegido do assalto dos pastéis de Belém ao segundo lugar, que ainda é seu.
E ainda tem que rezar para que os belenenses não consigam os 15 pontos que ainda têm à sua disposição, pois em caso de igualdade, a vantagem veste de azul...
O CRAV esteve uns furos abaixo do que se esperava, em particular no segundo tempo, mas isso fica também a dever-se ao que os donos da casa produziram, registando-se a marcação de mais um ensaio por Jorge Molina, que continua no comando da tabela dos marcadores, a par de Sérgio Franco da Académica, que também conseguiu um toque na meta.
Uma especial nota para o Clã Vareta! Houve três em campo! O José Maria pelos alfacinhas e o Afonso e o Francisco pelos minhotos.
Regressando a um passado que saudamos com vigor, a Terceira Parte fez-se no DBC.
Um hábito de confraternização e amizade, que parece esquecido ou caído em desuso, em muitos campos de rugby nacionais...


BELENENSES *67-3 CASCAIS (11-0)
O Cascais atravessa um período difícil, com um elevado número de lesões e um plantel jovem e reduzido, e teve o azar de encontrar pela frente um Belenenses que parece recuperar a sua reconhecida capacidade ofensiva, quando consegue reunir todos os seus melhores jogadores, o que parece ter sido o caso deste fim de semana.
Com o segundo lugar ao seu alcance - basta que vença os três jogos que lhe falta realizar, sempre com o escorregadio ponto de bónus... - o Belenenses apresenta-se como um verdadeiro candidato, colocando-se ao nível dos melhores...
Com esta subida de forma da equipa do Restelo, e da Agronomia também, com CDUP e Académica ali mesmo a espreitar, a ponta final da fase de apuramento, e todo o playoff prometem ainda muita emoção e surpresas...

CDUL *55-0 BENFICA (9-0)
Jogo de um só sentido, com o CDUL a dominar sem contestação, e a garantir matematicamente aquilo que já se sentia no ar há muito tempo - o primeiro lugar da fase de apuramento.
A partir de agora a única preocupação dos universitários será a preparação das meias finais da prova, em que não se admitem erros, sob risco de se estragar todo o esforço e coordenação de uma época inteira, em alguns minutos apenas.
Ao Benfica resta a tentativa de chegar ao final do apuramento, conseguindo quebrar o gelo que o zero que apresenta na classificação geral provoca a quem o vê...
E depois, já no playoff, resta-lhe uma pequena esperança de conseguir uma vitória apenas, que o tire do caminho da 1ª Divisão - o que não será nada fácil

ACADÉMICA 29-20 TÉCNICO (3-3)
A Académica conseguiu uma importante vitória, que lhe pode ter assegurado a presença no playoff, mas a presença do Técnico apenas a seis pontos de distância exige que os pretos não baixem a guarda, nem se entusiasmem com o sucesso deste fim de semana - um deslize, e podem muito bem ser ultrapassados pelos engenheiros.
A equipa das Olaias apesar da derrota não perdeu ainda todas as possibilidades de chegar ao playoff do título, pelo que os próximos jogos se revestem de grande dramaticidade, com destaque para a receção a Direito, já no próximo fim de semana.


20 comentários:

Anónimo disse...

pena o Belem jogar contra o Cdul no fim semana do HK 7's perdendo jogadores importantes. Mas o Belem anda meio esquecido e pode muito bem fazer frente ao Cdul na final da prova! era bonito

Anónimo disse...

Deixem estar que o CDUL seguramente se vai poupar para a meia-final e final, vão jogar com uma equipa secundária, também é bom não esquecer que o CDUL terá 3 ou 4 jogadors nos 7s, tantos como o Belenenses. o CDUL não vai querer correr o risco de apanhar o Beleneses na meia-final. Todos sabem que é a equipa mais dificil e mais forte.

Anónimo disse...

Cdul vai ter no maximo dos maximos 3 nos 7s e o Belem no minimo 5...e nao tem metade dos recursos do CDUL...nao percebo como fazem o calendario e deixam que estes jogos batam...

Anónimo disse...

O CDUL vai fazer tudo para jogar contra agronomia ou cdup nas meias, não querendo jogar com o belenenses por isso vai fazer tudo para perder contra o belenenses e apresentar uma equipa b.

Tenho dito

Anónimo disse...

Como é possível alguem pensar que um clube como o CDUL vai fazer depreposito para perder um jogo?? Isso é ridiculo. E mais ridiculo ainda é pelo facto de ser obvio que o belem fica em 2 ou 3...logo nunca jogará com o CDUL na meia final.
Além disso, o CDUl tem folga na última ronda o que significa que se jogasse com uma equipa secundária ficaria quase um mês sem jogar com a equipa "titular" toda junta, portanto parece me obvio que tal nao vai acontecer

Anónimo disse...

Caro anónimo das 16:02 ou andas cá há pouco tempo ou tens memória curta, deves estar esquecido da meia-final do CN 2006 / 2007 , por imposições de calendário, devido à preparação do Mundial houve que jogar uma jornada do CN a meio da semana, o CDUL ia jogar contra Agronomia na meia-final e resolveu jogar contra o Direito com uma equipa sem nenhum titular e com uma equipa à base de sub 21 perderam por mais de 80 pontos, isso mais não foi do que flata de respeito por tudo e por todos mas acima de tudo pelo clube, escreveu-se direito por linhas tortas mesmo com essa jogada perderam com Agronomia e agronomia foi à final e foi campeã.

Anónimo disse...

Fala-se muito no Rugby português e joga-se pouco! Afinal, o Rugby português está a seguir o exemplo desta FPR e a copia-la no seu pior, falam muito e fazem pouco.

Os jogos de Rugby ao contrário do que se possa pensar GANHAM-SE dentro de campo e não fora dele. E isto serve para o CDUL, para a Agronomia, para o Belenenses, para o Direito, etc ... para todos! No Rugby os jogos ganham-se lá dentro e as camisolas não ganham jogos. E portanto, contas, esquemas, estatísticas, etc pouco contam. E pouco interessa contra quem é que se joga porque as camisolas não ganham jogos.

E portanto o CDUL no campeonato fez o que tinha a fazer, jogou para ficar em primeiro lugar e ficou! Agora os outros que façam as contas que quiserem apesar de eu continuar a acreditar que estas nao fazem parte de um desporto como o Rugby.

E basta ver o que aconteceu na Final da Taça em que o CDUL achou que eram favas contadas e ganhou por sorte, nada mais do que isso. Muita sorte e sem merecer. E podemos ver o que aconteceu ao Técnico, escreviam aqui todos os dias, eram os maiores, estavam em grande, isto e aquilo ... neste momento estão fora da Fase Final, usaram e abusaram de estrangeiros sem benefícios nenhuns para o clube, vide os resultados dos seus sub-21, sub-18 e sub-16, estamos a falar de resultados miseráveis mas falaram muito fora do campo. E como estes 2 há outros vários exemplos.

Um bom exemplo a seguir este ano é o Benfica, foram sérios para com eles, aguentaram tudo o que há para aguentar dentro de campo, etc ... investiram na formação, pela primeira vez em anos viu-se o Bemfica nos convívios dos miúdos, viu-se o Benfica nos campeonatos de sub-18, etc ... E não tenham dúvidas que este comportamento vai ter resultados a longo prazo. Porque? Porque calaram-se e trabalharam, por mais difícil que fosse o trabalho deles.

Por isso, calem-se! Falem de coisas construtivas para o Rugby e não de esquemas: se A joga contra B ou C ou D. O que isso interessa? Muito menos dizer mal da equipa que jogou para ficar em 1- e ficou ... Não era isso que todas as equipas deveriam pretender? Ou pelo menos jogar para isso?

Manuel Cabral disse...

Foi apresentado nesta caixa, um comentários que não será publicado, apesar da importância do tema abordado, pois inclui um conjunto de considerações e juízos de valor sobre um determinado Treinador de uma equipa da Divisão de Honra, baseado em opiniões pessoais, que revelam uma grande ignorância em relação ao nosso rugby, os seus Regulamentos, e o que justifica o que neles é determinado.

No entanto, o tema em questão - a utilização de jogadores do escalão Sub-18 nas equipas seniores - é de grande importância, e eu aconselho o anónimo que enviou esse comentário, já que afirma ser médico, a apresentar um trabalho científico devidamente fundamentado, à Federação Portuguesa de Rugby - sem ser sob anonimato... - para que esta proceda a uma eventual alteração dos mesmos.

Agora tentar desacreditar um técnico que respeita o que está regulamentado, apenas na presunção de que determinado indivíduo, por ser "bem magrinho", não pode, ou não deve, ser utilizado num escalão etário que não é o seu, é no mínimo leviano.

Os Regulamentos podem ser consultados aqui: http://www.maodemestre.com/p/regulamento-geral-de-competicoes.html, ou no site da FPR, e eu aconselho o anónimo que enviou o comentário, a proceder à sua consulta, e, já agora, a procurar no site da IRB (www.irb.com)a extensa documentação disponível sobre assuntos relacionados com a saúde dos jogadores de rugby, pois fiquei com a sensação que o anónimo julga que o rugby é assim como um despreocupado entretenimento de fim de semana, onde as coisas são decididas e feitas em cima do joelho.

E aconselho-o também a consultar tudo o que condiciona a atividade dos treinadores de rugby em Portugal, as exigências e obrigações a que estão sujeitos, quer no site da FPR, quer no da entidade que emite as suas carteiras profissionais - o IDP - antes de emitir juízos de valor sobre a sua capacidade ou competência.

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral, em relação ao tal comentário sobre a integridade fisica dos jogadores sub 18, mesmo sem ler o comentário tenho sérias dúvidas que a pessoa em questão seja médico. Não é preciso ter grande formação para saber que há coisas muito mais importantes para a integridade fisica do que ser magro ou ser gordo, a agilidade, a destrez, a resistência a elasticidade , a coordenação etc etc, um jogador magro pode ser um verdadeiro atleta e conseguir evitar e resitir muito melhor ao contacto fisico do que um tipo forte mas sem nenhuma habilidade para a pratica desportiva. Este comentário era bom para ser lido por alguns treinadores das selecções que continuam a escolher os jogadores pelo peso e altura, assim como estivessem a escolher touros para as touradas.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 19H19 de 12 de Março:

Escreveste algo como «... podemos ver o que aconteceu ao Técnico, escreviam aqui todos os dias, eram os maiores, estavam em grande, isto e aquilo ... neste momento estão fora da Fase Final, usaram e abusaram de estrangeiros sem benefícios nenhuns para o clube...»

Ou andas distraído ou não sabes ler os comentários que foram sendo publicados no MdM ao longo da época.

Por um lado, quem andou aqui a escrever, repetidamente, foram adeptos de outros clubes, muito incomodados pelo facto de o Técnico se ter reforçado com estrangeiros de bom nível! E de, ao abrigo de um acordo com a Academia dos Bulls sul-africanos, promover intercâmbio de jogadores.

E continuo sem perceber o problema de ter estrangeiros na equipa. Assim acontece com o CDUL, Agronomia e CRAV, por exemplo. assim tem acontecido com outros clubes no passado e nunca isso pareceu ser um problema para ninguém! E que dirás se olhares para a seleção nacional? Também não parece ser um problema ter uma parceria com equipas estrangeiras!

Mas enfim, não passam de comentários gratuitos e, lá está,se não queres perceber, há certas vozes que não chegam ao céu!

Anónimo disse...

Caro adepto do Técnico, o problema não é ter Estrangeiros, o problmea é ter 8 ou 9 Estrangeiros, não interessa sem vêm por acordos ou se vêm porque acham que o Técnico é um grande clube e o sitio certo para se tornarem jogadores de rugby o que interessa é que essa politica não traz nada de novo, é criticado o Técnico como foram Agronomia, Benfica, Belém e CDUL por terem tido excesso de Estrangeiros sem quaisquer resultados que se aproveitassem. Para te dizer a verdade não me parece que alguém se tenha sentido incomodado com o Técnico, quem se devia sentir incomodado deviam ser os adeptos e jogadores do Técnico que se arriscam a apesar do investimento feito conseguirem ir apenas à fase final de sub 21 e mesmo essa porque tendo apenas 8 clubes apura 6, se te deres ao trabalho de ver o histórico dos últimos 5 ou 6 anos facilmente verás que o Técnico não foi a nenhuma fase final de nenhum escalão em todos essses anos. É sem dúvida muito fraco.

Anónimo disse...

Caro adepto do CDUL,

Para tua completa informação, os estrangeiros Sub-21 eram 7 e, se conheceres os regulamentos, perceberás que apenas 3 deles podem estar em campo em simultâneo.

E, não te preocupes com os clubes dos outros, com as opções que estes tomam e têm legitimidade para tomar.

Ou achas que o teu clube estaria ao nível competitivo que está na Divisão de Honra se não fossem os 3 estrangeiros que lá tem? Não toruxeram valor acrescentado, não melhoraram o nível de jogo?

Se achas que não...dá lá um conselho ao teu presidente e devolvam-nos à origem, pode haver quem agradeça :) !

De caminho, pede à FPR que não convoque nem um «estrangeiro» e que jogue apenas com prata da casa!

Anónimo disse...

"De caminho, pede à FPR que não convoque nem um «estrangeiro» e que jogue apenas com prata da casa!"

Se calhar tinham feito melhores resultados que esta "estrangeirada" toda profissional!

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 14:40

Vou apenas responder à seguinte frase "...se te deres ao trabalho de ver o histórico dos últimos 5 ou 6 anos facilmente verás que o Técnico não foi a nenhuma fase final de nenhum escalão em todos esses anos. É sem dúvida muito fraco.", porque as restantes observações, enfim, já aqui foram muito debatidas e já cansam.

Parece-me que quem não averiguou o histórico do Técnico foste tu. Há precisamente 5 anos, a equipa de Sub-18 do mesmo clube, treinada pelo grande Rohan Hoffmann, só não foi campeã nacional por mero azar, após ter empatado duas vezes ao longo da época com a equipa campeã (CDUP), uma delas na derradeira meia-final que iria fazer com que acabasse o campeonato em 3º lugar. Curiosamente, metade (ou mais) da equipa titular sénior do Técnico e do CDUP, HOJE, é constituída por jogadores que participaram nessa mesma época. Problemas na formação? Sim, alguns, mas não os que tu pintas erradamente.

Anónimo disse...

Parabéns ao Técnico pelo trabalho que tem feito e pelos respectivos resultados.

Anónimo disse...

No jogo de Agronomia contra CDUP, acho que o termo desilusão para a exibição do CDUP é injusta, uma vez que o CDUP jogou 40 min. com menos um jogador, e mesmo assim conseguiu criar inúmeros problemas a Agronomia, que apesar de ter ido menos vezes ao 22m do CDUP, quando o foi conseguiu sair com pontos, ao contrário do CDUP. Além disso Agronomia só conseguiu o ponto bónus na bola do jogo. Não digo que Agronomia não foi a melhor equipa em campo, mas que contou com a ajuda da sorte, isso não há duvidas.

Anónimo disse...

Afinal tanta parra e tão pouca uva. O Rugby português está mesmo mal!!! Está pior do que o futebol ...

Andaram aqui os "meninos" (não têm outro nome mesmo) do Belenenses a falar, a chorar, a especular, etc ... isto e aquilo porque iam ter muito jogadores na selecção de Sevens, e será que o CDUL vai jogar com a equipa toda, e vão fazer de propósito para perder porque nao querem apanhar-nos, etc ... etc ... Depois de tanta coisa o CDUL tem tantos ou mais jogadores na selecção de Sevens do que o Belenenses ... Lol ... Isto apesar de todas as semanas levarem 8/9 jogadores do CDUL para o XV.

Prontos meninos, já podem parar de chorar.

Anónimo disse...

uma vez que ainda não vi a convocatória para a SN de VII em lado nenhum só posso ser levado a crer que este último comentário ou é do Presidente ou do Director de equipa do CDUL, mas o que eu gostava é que em vez de perderem tempo, com estes comentários ofendidos na sua dignidade, viessem comentar o fato de andarem a aliciar jogadores de vários clubes a oferecerem generosas contrapartidas, só aqui no CDUP não largam dois deles,
claro que não deve ser dificil perceberem de quem se trata, Sousa Gueddes e Bettencourt... Enfim as actitudes ficam com quem as pratica e o CDUL está muito longe de ser um exemplo é a velha máxima, faz o que eu digo não faças o que eu faço.

Anónimo disse...

Não sabia que o CDUL estava a tentar conseguir o concurso do S. Guedes e do Bettencourt.

SE ISSO FOR VERDADE, não vejo mal nenhum por esta razão: os bons e os razoáveis jogadores do CDUP (mesmo dois que juravam que nunca jogariam por outro clube e que criticaram durissimamente um ex-companheiro que veio trabalhar para Liboa e, logicamente, passou a jogar por um clube de Lisboa), veem TODOS para Lisboa, desde que os clubes de Lisboa lhes ofereçam boas condições.

Até agora têm ido para o Direito e para o Belém.

Ou seja, eles veem. E se veem por que é que há-de o CDUL ser o único clube de Lisboa a não os querer.

É engraçado ver o que se escrevia no blog Mafia Verdíssima e ver os clubes onde alguns dos mais fanáticos CDUPistas que escreviam e comentavam nesse blog estão agora.

Jonas Stilwell disse...

boa vitória do Belém a deixar bem alerta quem dizia que o resultado da 1ª volta não estava assim tão longe da realidade de qualidade entre as 2 equipas. gostava de ver o Belém na final do campeonato!

abraços