22 de março de 2013

PORTUGAL VENCE A ESCÓCIA EM HONG KONG

Uma vitória de Portugal sobre a Escócia por 27-21 selou a participação portuguesa na primeira parte da fase de apuramento do Hong Kong Sevens, disputada hoje.

Portugal chegou ao intervalo a vencer por 20-7, fruto duma boa análise da defesa agressiva que os escoceses ensaiaram, e que foi contrariada com um inteligente jogo ao pé que deu ótimos resultados.

Ainda não estava concluído o primeiro minuto de jogo, e já Gonçalo Foro tinha marcado graças a um belo pontapé nas costas da linha de defesa Escócia, e depois foi a vez de Duarte entrar em ação e marcar três ensaios - se não fosse o pé torto de Pedro Leal, o resultado seria diferente, com os quatro ensaios marcados.

No segundo tempo os britânicos reagiram e marcaram por duas vezes - já tinham marcado um ensaio na primeira parte - e graças às transformações de todos os que marcaram, passaram para a frente com 21-20 com apenas dois minutos para jogar.

Na última jogada da partida a Escócia foi penalizada com um cartão amarelo, e do respectivo pontapé de penalidade saiu o quinto e vitorioso ensaio de Portugal - mais uma vez por Duarte Moreira, que é no fim do primeiro dia da competição, o melhor marcador entre todas as equipas presentes - desta vez bem transformado por Leal, definindo o marcador nos já referidos 27-21.

Aguardamos com grande curiosidade e expectativa o que os Linces serão capazes de fazer amanhã contra Samoa, primeiro, e Inglaterra, depois.

Samoa derrotou hoje a Inglaterra por 28-7, dominando completamente o encontro, e impressionou a sua capacidade ofensiva - Portugal não pode dar a posse da bola aos samoanos!

A IRB divulgou parte do relatório de estatísticas das primeiras cinco etapas do Circuito, e na única referência feita a Portugal nota-se que a nossa equipa foi aquela que mais teve que trabalhar por cada ensaio marcado, já que a sua média de rucks por ensaio foi de 5,2 (Portugal fez 5,2 rucks por cada um dos 44 ensaios que marcou), enquanto quem menos esforço fez para violar a meta adversária foram as Fiji, com uma média de 1,1 rucks por cada um dos 85 ensaios que marcaram.

Fiquem com a ficha do Jogo, os resultados de hoje e saibam que amanhã Portugal disputa a primeira partida às 5,02 h com a Samoa, e depois às 8,42 (sempre de Lisboa), defronta a Inglaterra.



TORNEIO DE APURAMENTO DE EQUIPAS RESIDENTES
No torneio de qualificação para o apuramento das equipas residentes da próxima época, que se realiza em Londres, disputaram-se também os primeiros jogos dos três grupos que compõem a prova.

As equipas europeias estiveram bem, ao vencerem as partidas que disputaram - Geórgia bateu a Jamaica por 27-17, e a Rússia derrotou as Ilhas Cook por 43-5 - e o Brasil ainda não foi desta vez que venceu uma partida das Séries mundiais, perdendo para o Japão por 17-10.

Os brasileiros estiveram na frente por 10-7, mas não souberam tirar partido da vantagem e cometeram erros que são fruto da sua inexperiência, deixando os japoneses recuperar e acabar por dominar e vencer.


14 comentários:

Girão disse...

Manuel Cabral esse excelente pontapé como referes e que deu o ensaio do Foro foi do Frederico Oliveira.

Anónimo disse...

Fantasticos! Não fosse a pessima prestação de Pedro Leal neste jogo no que diz respeito às transformaçoes e para ajudar a falta inexplicavel no alinhamento, e o resultado era soberbo

Manuel Cabral disse...

Obrigado pelo esclarecimento. No vídeo que tenho só fiquei com a certeza que não fora o Pedro Leal, mas não é claro quem o deu.
Foi muito bem executado!
E no terceiro ensaio o Leal dá um grubber de grande classe também!

Anónimo disse...

Continuem assim...Jogo Fantastico...grandes ensaios de Duarte e Foro. Pedro Leal em baixo de forma.... Grande jogo do Oliveira ganhou todas bolas que é fundamental em sevens. Parabens Portugal!Parabens Lobos!Parabens Pico! Queremos continuar a ter destas alegrias neste torneio.

Jonas Stilwell disse...

jogo de gala para o Duarte Moreira! pena os pecados de Pedro Leal e da defesa portuguesa, senão o resultado seria bastante diferente. mas é muito positivo entrarmos com uma vitória e foi isso que aconteceu!

abraços

Anónimo disse...

Curioso!!Se a seleção tivesse perdido as aves de agoiro tinham aqui poisado loucamente....Lamentavelmente para apoiar e dar força todos se contêm. É pena que sejamos assim....

Anónimo disse...

Sera que se o pico conseguir a manutencao como core team, uma boa classificacao no mundial, tambem vai ser afastado como foi o pedro netto? Imagino q o morais, q nada quer daquilo... tb vem para os jornaus dizer do trabalho dxcelente q e feito nas academias, q ja acompanha os jogadores ha uma meia duzia de anos... so rir, quando alguns deles tinham 12a e 14a... so papa isso quem quer

GRANDES VITORIAS, que venha a inglaterra para levar a medma dose

Anónimo disse...

Vitorias com Escócia e Samoa, derrota com Englaterra, e o primeiro lugar no grupo C. Parabéns seleção, parabéns ao pico que eliminou quem quase minou sevens nos quatro últimos, pior los angels. Fora com as ervas daninhas Grande seleção, enorme pipoca! Onde estão os ódios de estimação do pico depois dessas vitorias e esta convocatória?

Anónimo disse...

Portugal - Kenya às 4:09. Os outros jogos são Fiji- Gales, nzl - Samoa. Aus - canada.Primeiros no grupo c (Portugal, Escócia, Samoa e Inglaterra)!

Anónimo disse...

Primeiros num grupo do HK Sevens. Penso que é a primeira vez que tal acontece. Peço ajuda ao Manuel Cabral para esta estatística. Este resultado ajuda-nos a "engolir" um bocado o empate do XV em Espanha.

Manuel Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:10
Felizmente isso não é correto...Por exemplo, em Dezembro de 2012 em Port Elizabeth ganhamos os três jogos, logo fomos primeiros, e pode ser que haja outros casos.
Podes verificar se isso aconteceu consultando a listagem completa dos jogos de Portugal, aqui: http://www.portugalsevens.maodemestre.com/p/jogos-2009-2013.html

Anónimo disse...

No dubai e port elisabeth ganhamos 5 e perdemos 5. pêssimo foi em wellington onde perdemos todos os jogos e em las Vegas ganhamos só 1. A equipa de Hong kong é a ideal e com sorte ainda pode ir à final. Mérito dos jogadores e do pico que soube escolhe-los sem pressões e levar uma selecção parecida com a Dubai + port Elizabeth mas melhor.

Anónimo disse...

" Anónimo disse...

Primeiros num grupo do HK Sevens. " e não primeiros num grupo no circuito irb. joao rafael marques