11 de março de 2013

MONTEMOR FECHA APURAMENTO EM GRANDE

Uma vitória por números inesperados confirmam o Montemor como campeão da primeira fase e Rei do Alentejo, deixando os chaparros especados a ver a banda passar.

Nas Caldas a Lousã sofreu uma indigestão de cavacas, que nem toda a água da Serra vai ajudar a curar - talvez seja preciso um licorzinho medicinal...
 
A partir já do próximo fim de semana,vamos assistir e acompanhar a fase final da Primeirona, quer na discussão do título, quer na luta pela permanência, e podem ver no nosso hotspot da Primeirona a sequência da prova.

Esta seria a altura indicada para que fosse preparado o alargamento da 1ª Divisão a 10 equipas, e a adoção de um sistema competitivo igual ao utilizado na Divisão de Honra, elevando para 20 o número de conjuntos nacionais participando em provas com elevados índices de competitividade.

O sucesso do novo esquema na principal competição portuguesa foi completo, e para a 1ª Divisão, apenas não será necessário proceder, para já, a nenhum condicionamento de calendário, pois os jogadores destas equipas dificilmente estarão envolvidos nos trabalhos da seleção nacional de rugby.

MONTEMOR *41-10 ÉVORA (6-1)
Numa demonstração clara de superioridade, o Montemor derrotou o Évora por números que não estariam nas cogitações dos mais otimistas - ou pessimistas, conforme a cor das suas camisolas...- e confirmou sem margens para dúvidas que é, neste momento, o Rei do Alentejo.
O Évora foi uma completa deceção, dominado em todas as fases do jogo e sem dar mostras do estofo que se esperaria de um real candidato à subida de divisão.
A manter-se este estado das coisas, os muflões não terão com que se preocupar, e passearão a sua superioridade nas seis jornadas que se avizinham, a caminho da Divisão de Honra.

CALDAS 23-5 LOUSÃ (3-1)
Numa altura em que os serranos pareciam ter ultrapassado a síndrome das viagens superiores a 75 quilómetros, eis que a equipa tem uma recaída e é derrotada sem apelo nem agravo, por uma das que vão discutir a permanência na 1ª Divisão...
A jogar desta forma, os lousanenses arriscam-se a ter uma fase final com muitos dissabores.
O Caldas é que não tem nada com isso, jogou o que tinha que jogar, subiu brilhantemente à quinta posição da tabela, beneficiando do tropeço do Loulé, e merecia uma recompensa no arranque da fase final, infelizmente esquecida por quem regulamentou a prova.
Mas a verdade é que conforme se chega ao início da segunda parte da competição, as equipas envolvidas na luta pela permanência parecem crescer e a ideia que passam é que o equilíbrio vai ser a nota dominante.
A menos que os caldenses consigam confirmar o resultado deste fim de semana, em cima da concorrência...

VITÓRIA DE SETÚBAL 18-12* SANTARÉM (2-2)
Mais um encontro entre um candidato ao título e um candidato à permanência onde a equipa teoricamente mais fraca teve um excelente comportamento, mostrando que estará em grande na luta pela permanência.
Venceu o Vitória de Setúbal, mas os escalabitanos deram forte réplica, quem sabe empurrados pelo fato de jogarem no Chã das Padeiras, que se espera seja a sua casa para os próximos três jogos que deverão realizar em casa.
Garantida a disputa da Primeirona na próxima época, será curioso verificar como os sadinos se comportarão perante os seus companheiros de fase, agora que estamos a entrar num tudo ou nada...

LOULÉ 12-12 AGRÁRIA (0-2)
Como já referimos anteriormente os charruas parecem ter subido de rendimento, e prova disso foi o empate conseguido no Algarve, com a particularidade de terem sido a única equipa a marcar ensaios.
Já na semana passada o resultado obtido frente ao Montemor tinha sido um bom sinal, e aguarda-se com interesse como será o seu comportamento nesta fase final da prova.
O mesmo se pode dizer quanto ao interesse nos louletanos, embora estes pareçam ter perdido algum do viço com que enfrentaram grande parte da prova, acabando mesmo por perder a quinta posição em favor dos seus rivais das Caldas.


Estão reunidas todas as condições para que a fase final da permanência seja muito equilibrada, e não acreditamos que o rugby nacional tire qualquer benefício da descida à Segundona de qualquer destas equipas.
Quanto aos candidatos a uma subida da Segundona para a 1ª divisão, o enorme equilíbrio verificado na zona Sul/Lisboa, onde FCT, Sporting e São Miguel lutam por duas vagas apenas, e o poder e frescura demonstrado pelo Famalicão, são prova mais do que suficiente para mostrar que existem pelo menos três equipas com qualidade e vontade de progredir nas competições nacionais, que poderiam certamente integrar o lote das participantes de uma Primeirona alargada a 10 equipas.

Fotos: Teresa Mendes Vitorino e Clube de Rugby de Évora

10 comentários:

Anónimo disse...

existem 3 equipas com qualidade? qualquer dia já são 4 para tentar incluir o Sporting...
será que o Famalicão, S. Miguel ou mesmo FCT não estão em melhor forma que a Agrária, o Santarém ou mesmo o Louletano?
O alargamento da primeirona é talvez interessante pelo subir de forma de equipa da segunda e baixa de algumas da primeira do que o contrário

José disse...

no lançamento da jornada disse que o Montemor ia gerir e geriu 2 posições, nada demais, como do outro lado foi igual!
Do jogo só houve uma equipa a mandar, mas infelizmente este jogo vale o que vale, de pré época!

mostra que na primeira mão com um arbitro imparcial o jogo seria outro, como se viu sábado.

mais digo que se RCM passar no beirão, tem tudo para ganhar, se não deixa muitas duvidas, até porque cre com orgulho ferido vai apostar forte nesta fase

Anónimo disse...

É melhor descer duas equipas da divisão de honra para a primenira divisão ficar mais competitiva se não o campeonato é entre o Évora e o Montemor

Manuel Cabral disse...

Dos últimos cinco comentários recebidos, dois tiveram que ser eliminados.

Anónimo disse...

N me parece que o loulé e nao louletano , santarem e agraria estejam assim tao mal pelo contrario o loule para o primeiro ano na primeirona nao esta a fazer ma figura nota se alguma falta de experiencia mas vao no bom caminho o santarem tb esta a melhorar a todos niveis e a agraria tb no bom caminho e dai a fase final ir ser competiva agora quem subir para o ano para a primeirona vamos ver se aguenta a bomboca

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:24
Utilizou-se no texto o termo LOULETANOS, significando "os de Loulé", ou se preferires, como gentílico dos que nasceram ou vivem em Loulé.
Da mesma forma como utilizamos ESCALABITANOS (os de Santarém), CALDENSES (os das Caldas da Rainha), SADINOS (os de Setúbal) ou LOUSANENSES (os da Lousã).
Noutras situações temos também utilizado os termos MUFLÕES (os do RC Montemor), os CHAPARROS (os do CR Évora), os CHARRUAS (os da ESAC) ou os CAVALEIROS (os do RC Santarém)...
Sempre sem segundos sentidos ou intenções...

Anónimo disse...

N sou adepto do loule mas o anonimo tem razao estao a chamar louletano ao clube e n aos atletas

Manuel Cabral disse...

Anónimos das 15:24 e das 16:44
Para evitar confusões, e sempre que se trate de uma resposta a um outro comentário, deve ser indicado a que comentário se refere, bastando para tal mencionar a hora desse comentário (como eu faço neste mesmo comentário).
Caso contrário, será entendido como um comentário ao texto publicado no corpo da notícia.

Anónimo disse...

não entendo a politica de rotação de jogadores que o treinador do RCS fez este fim-de-semana. é certo que o RCS se bateu até aos últimos minutos, num resultado que nada envergonha nenhuma das equipas, mas sabendo que o Setúbal iria aparecer com uma equipa titular com vários dos habituais suplentes, não seria bom o RCS levar o jogo a sério e tentar conquistar uma vitória que poderia ser bastante boa para motivar os jogadores para a fase final? enfim...

cumps

Jonas Stilwell disse...

o Santarém-Setúbal foi um bom jogo, muito disputado com o treinador do Santarém a rodar mais a equipa do que o Setúbal. não posso deixar de concordar com o anónimo que questiona a importância de uma abordagem mais séria por parte do Santarém mas vamos ver o que fazem os escalabitanos na Fase Final...

quanto às outras jornadas, nunca pensei que o Évora se deixasse abater por tamanha disparidade no resultado! Montemor a não dar hipóteses sequer à 2ª melhor equipa da Primeirona.

abraços