25 de março de 2013

SANTARÉM E CALDAS VENCEM NA PRIMEIRONA

Enquanto Montemor e Évora venciam com naturalidade os seus adversários do fim de semana - o Vitória de Setúbal por 52-0, e a Lousã por 62-7, respetivamente - as honras da jornada foram para o Caldas que venceu em Loulé por 8-3, e para o Santarém que derrotou a Agrária por 25-10, no Chã das Padeiras.

Assim, enquanto na corrida ao título os principais candidatos mais não fizeram que confirmar o favoritismo e deixam tudo para os jogos entre as duas equipas, na luta pela permanência ainda é cedo para dizer entre quem se decidirá a descida.

GRUPO DO TÍTULO
MONTEMOR *52-0 VITÓRIA DE SETÚBAL (6-0)
Sem dificuldades sensíveis, o Montemor derrotou o Vitória de Setúbal e manteve a sua posição de líder isolado, na segunda jornada da fase final da Primeirona.
Os sadinos registam a sua segunda derrota, e o sonho do título está cada vez mais longe, restando-lhe agora discutir com a Lousã quem ficará com a terceira posição final da tabela.
Quanto aos muflões, as baterias ficam agora apontadas para a primeira das grandes finais frente aos chaparros, que se realiza na próxima jornada, logo a seguir à Páscoa.

ÉVORA *62-7 LOUSÃ (9-1)
Vitória folgada dos alentejanos na receção aos serranos, mantendo a distância em relação ao seu grande rival, com quem medirá forças na próxima jornada.
A Lousã, tal como o Vitória de Setúbal, soma a segunda derrota na prova, e vai ter que se contentar com a luta pela terceira posição, já que não demonstrou força para se bater com os dois primeiros.
Só o encontro entre chaparros e muflões que se realiza em Évora no fim de semana seguinte à Páscoa poderá dar indicações quanto ao destino do título.

GRUPO DA PERMANÊNCIA
LOULÉ *3-8 CALDAS (0-1)
O Caldas foi a Loulé buscar uma preciosa vitória, e é agora líder isolado do grupo da permanência começando a sentir que o objetivo está perto de ser alcançado.
Os algarvios somam a segunda derrota na prova, e, apesar de terem averbado dois pontos de bónus defensivos, não demonstraram ainda capacidade ofensiva que os liberte do pesadelo - sem marcar ensaios vai ser difícil progredir na classificação, e os louletanos já não fazem nenhum toque de meta desde a penúltima jornada da fase de apuramento, quando defrontaram o Santarém.
O Loulé tem agora duas semanas para preparar a viagem quase decisiva a Santarém, onde nova derrota deixará a sua vida muito complicada.

SANTARÉM *25-10 AGRÁRIA (4-1)
Finalmente os cavaleiros passaram ao galope, na esperança de conseguirem conservar a sua posição na Primeirona, e uma vitória com bónus de ataque, iça-os ao segundo lugar provisório da prova.
Depois de uma derrota comprometedora nas Caldas, os escalabitanos parecem ter encontrado no apoio do seu público a força que lhes estava faltando, e terão agora que se preparar para a receção ao Loulé, que pode acabar por ser determinante na decisão de quem fica e de quem desce.
Os charruas que tiveram uma excelente vitória na semana passada, em casa, não conseguiram manter a sua posição e desceram ao terceiro posto, com dois pontos apenas de vantagem sobre o Loulé.

Fotos: Clube de Rugby de Évora

16 comentários:

Anónimo disse...

Fui o caminho todo de Lisboa a rezar para que não chovesse no jogo das Padeiras.

Bom jogo do Santarém finalmente a jogar com alguma descontração.

Grande coração na segunda parte quando estiveram a jogar com 12 jogadores (!) até ao apito final.

Simpatizo com a aquipa da Agrária que já vi a jogar este ano. Tirando alguns elementos que tentam compensar as suas falhas técnicas com aulas de boxe, o resto é boa malta e espero que permanecam na 1ª

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11h12... Acho bastante estranho e caricato dizer que os jogadores da Agrária tentam compensar falhas técnicas com aulas de boxe quando o Santarém acaba o jogo com 12 jogadores!! Suponho que estes jogadores foram expulsos porque se portaram bem demais!!

Anónimo disse...

12 jogadores? tiveram 3 expulsos?

Anónimo disse...

Agora essa do boxe pegou moda... Enfim! Sim, porque o Santarém não passou o jogo a pisar jogadores da Agrária em frente ao árbitro, que nada viu obviamente... Apesar da arbitragem bastante tendenciosa, parabéns ao Santarém pela vitória e boa sorte no que falta deste campeonato

Anónimo disse...

Boa Noite,

De facto não fica nada bem vir para aqui comentar sobre as valências técnicas de qualquer jogador. Cada um joga o que sabe e com o que tem.

Ao anónimo das 11 agradeço a presença nas padeiras, mas dispenso o comentário do boxe.

Para o anónimo das 15.27 digo-lhe que grande parte das expulsões nos jogos de rugby não são devido a maus-comportamentos. Não lhe tinha ficado nada mal ter considerado essa hipotese.

Os 3 jogadores explusos do RCS, um deles foi por uma falta técnica em volta do ruck, o outro foi uma gravata e por último foi uma agressão (em própria defesa disse-me o jogador, mas isso não interessa para o caso e concordo que não seja desculpa).

Não somos portanto uns animais dentro de campo nem jogamos contra nenhuns santinhos. Nem 8 nem 80 para ambas as equipas. Como acontece em todos os jogos neste país.

O comentário das 16.51 não merece resposta.

Cumprimentos

Diogo Stilwell



Anónimo disse...

parece-me que na Primeira existem duas equipas a lutar pela subida, três a fazer um campeonato tranquilo e três a lutar para não descer.
Esperava mais da Lousa nesta fase e o Caldas está a surpreender pela positiva.

Anónimo disse...

Vai ser interessante a próxima jornada. O CRE tem mais Rugby mas o Montemor mais poder físico, vamos ver quem leva a melhor mas tenho um feeling que será o CRE.
A Lousã tem sido uma decepção, sempre muito apagada, nunca mostrando ao longo da sua época mais do que era sua obrigação, cumprindo apenas os mínimos. Eis uma equipa que mostra que a 1ª Divisão é o seu lugar e que não aspira a mais.
O Setúbal é uma equipa muito nova mas muito equilibrada e consistente, parece-me que será uma equipa que poderá evoluir muito nos próximos dois anos.
O Caldas está forte, talvez aquela vitória ao Lousã não tivesse sido por acaso, esta fase será uma oportunidade de testarem coisas porque o 1º lugar da fase parece-me garantido, será isto o resultado do trabalho sério que iniciaram à algum tempo e que conjuntamente com o talento que por lá existe começou agora a dar resultados?
Aguardo com curiosidade noticias do tão falado "projecto" e de quem serão as contratações que fizeram na DH, já me disseram que contrataram Lobos.
Tiveram sorte com o patrocinador parece que além de gostar de Rugby e dos apoiar muito ainda dá "show" a assistir aos jogos.
A Agrária, o Loulé e o Santarém são equipas simpáticas, lutadoras embora sem os argumentos das outras cinco e que teriam tudo a ganhar em ficar na 1ª Divisão, infelizmente uma delas vai ter que descer e estou em crer que será o Santarém.

Anónimo disse...

a lousa esta a atravessar um mau momento em que ficou privada de cerca de 7 jogadores habitualmente titulares para esta final 4. o ano passado se nao me engano o evora foi durante a final4 jogar a lousa com 13 jogadores e ninguem lhes faltou ao respeito, este ano ja sao os maiores e sao uma das duas unicas equipas a quererem ganhar, tenham juizo e vamos la a medir o que dizem, o respeito +e muito bonito! esquecem rapido estes rapazes de evora! pode ser que um dia voltem a estar por baixo (nao o desejo) e depois quero ver se gostam de ser desrespeitados! quanto ao jogo que vai decidir o campeonato nao é o proximo mas sim o da ultima jornada, pena que o evora podera nao contar com o numero 15 e melhor marcador do campeonato!

Anónimo disse...

Anónimo das 02:46, mas quem é que faltou ao respeito a quem e como? É que esse seu comentário aparece assim do nada e não se percebe. Parece-me que há aí um recalcamento qualquer.
Já agora Sr. Anónimo, não se pode julgar uma equipa pelos comentários que outros anónimos aqui vem meter, portanto tenha lá calma, ok?
E já agora, quais são as informações que possui quanto ao nº 15 do CRE para dizer que é pena que o Évora talvez não possa contar com ele?

Aguarda-se curiosamente.

Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

De facto, o Évora parecia melhor na fase regular, na fase final parece estar com algumas dificuldades. O Montemor por sua vez mantem uma performance muito regular, um Rugby simples mas eficaz.
Meto as minhas fichas no Montemor.

Entre o Setubal e a Lousã é dificil apostar, estão equilibrados vai ser taco a taco.

Anónimo disse...

É triste verificar que não existam mais patrocinadores como o do Caldas.
Para além do investimento que faz, ainda se envolve e vibra com a equipa que apoia.
O rugby nacional teria muito a ganhar se a atitude e forma de estar das empresas que apoiam os clubes fosse mais proactiva e participativa. E o retorno que teriam do investimento feito seria muito superior aquele que realmente têm.

Anónimo disse...

em reposta ao que perguntas nao julgo as equipas pelo que outros escrevem, mas ouvi o numero 15 do evora a faltar ao respeito ao 10 e ao ponta da lousa em tom de gozo num dos ensaios! é feio da parte de um jogador mediano (visto nao conseguir passar para um dos lados) embora optimo chutador uma atitude destas, a estadia em lisboa fez-lhe mal! nao me parece adequada tb a atitude de um dirigente do evora a entrar em campo quando houve uma ligeira confusao para alem de que nao e permitido aquele aglumerado de gente junto ao banco de suplentes, mas enfim este ano estao com a mania nao se pode fazer nada, so espero que nao percam na lousa, pode estragar-vos o campeonato!

Anónimo disse...

Sr anónimo das 16:28, ser anónimo não lhe dá o direito de tratar tudo e todos por tu. Respeito, como você próprio diz. O sr joga Rugby, ou jogou? É que se eu fosse a contar as vezes que se falta ao respeito dentro de campo entre jogadores, tá bem tá. É feio, mas é comum. São coisas de quem joga e acaba por fazer parte do jogo. Mas se o sr aponta isso, acho que faz muito bem, mas pensa que só os outros jogadores das outras equipas é que o fazem? Desengane-se, ou quer falar da peixeirada ofensiva que se faz sentir sempre que se joga no José Redondo por parte dos adeptos do Lousã? Não pense que a sua equipa é rodeada de perfeição e educação, bem pelo contrario. Relativamente á situação que refere do dirigente entrar dentro de campo, não quer também acrescentar os pormenores do que levou a isso e explicar os restantes pormenores? É que de historias a meio vive-se mal e alimentam-se muitos boatos. Aproveite e da mesma assentada explique essa história de que este ano estão com a mania e não se pode fazer nada, é que conversas a meio não ajudam em nada o Rugby português, apenas contribuem para a sua degradação.

Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

meu caro é verdade que na lousa há peixeirada mas pelo menos as pessoas estao na bancada! é incrivel como trata os assuntos com tanta ligeireza, acha que há razao para que um dirigente entrar em campo seja para o que for?! acha bem um individuo estar a gozar com quem se desloca a um domingo até evora (alguns deixando o emprego para tras) para fazer o melhor que pode só porque sim?! que me lembre o evora ja passou por maus momentos e se quer falar em coisas que ajudam o rugby portugues nao sao com toda a certeza estas atitudes! ja que acha tudo isto tao banal ja imaginou se na lousa as pessoas em vez de verem o jogo na bancada começarem a ver a volta do campo? nao me parece correcto da mesma maneira que nao é correcto aquele acampamento a um metro dos bancos de suplentes mas tudo bem! o sr e que deve ser um visionario do rugby portugues, tenha juizo!

Anónimo disse...

Mas afinal quem é o patrocinador do Caldas? O que é que fez de tão relevante? o que é esse tal "projecto" (gosto das "" dá um ar de coisa misteriosa). porque é que é pena que não existam mais como ele? Julgava que no Rugby quem dava show eram os jogadores, eu se fosse jogador do Caldas ficava chateado.

Sobre o pessoal da Lousã jogar ou não jogar com sete dos seus jogadores principais, seria compreendido este argumento se tivesse feito algo de relevante e diferente durante a época do que está a fazer agora, o que não é verdade. Sobre o CRE e o Montemor, uma coisa é garantida a próxima jornada vai ter um jogo de Rugby total.
Joguem Rugby, sejam duros em campo mas sejam também leais.
Viva o Rugby

Anónimo disse...

Caro adepto da Lousa é verdade que o CRE se deslocou na época passada à Lousa apenas com 13 jogadores e que o jogo acabou por lesão de um jogador do CRE.
Todos os clubes têm altos e baixos, ainda por cima numa modalidade como a nossa que em Portugal o apoio é nulo.
Este ano foram vcs a ir a Évora, com ausência de jogadores, para o ano poderá ser outra equipe a fazer um jogo com ausência de jogadores.
Em relação a comentários, quem anda na vida do desporto tem de os ouvir, faz parte, quando jogava tb os ouvi varias vezes.
Agora um pequeno comentário ao que se passou no jogo com o CRE, eu estava presente e vi o que se passou, o dirigente apenas entrou dentro de campo para separar dois jogadores da Lousa que estavam a agredir um jogador do CRE, e pelo que vi também entrou para dentro de campo um dirigente do RCL que ate atirou o boné para o chão.
Acho que deviam era vir para aqui elevar o belo desporto que temos em vez de andarem aqui feitas beatas.
Como aqui foi dito sábado deve ser um belo jogo de rugby.