15 de março de 2013

ARRANCA FASE FINAL DA PRIMEIRONA

Depois de uma fase de apuramento quase perfeita, o Montemor avança para a fase final como principal candidato à vitória, especialmente depois da robusta vitória sobre aquela que ainda é o seu mais perigoso adversário e vizinho, o Évora.

Nesta jornada inaugural os dois principais candidatos jogam fora de casa, viajando os muflões até à Lousã, onde registaram a sua única derrota da fase de apuramento, e os chaparros vão ali mesmo ao lado, defrontar o Vitória de Setúbal.

GRUPO DO TÍTULO
VITÓRIA DE SETÚBAL - ÉVORA
Vale da Rosa, sábado, 15 horas
Tendo em consideração os resultados da fase de apuramento - 63-5 e 25-17 favoráveis aos alentejanos - a balança pende para o lado dos chaparros, mas a verdade é que de fase para fase, há equipas que se transformam e aparecem numa forma completamente distinta da que apresentaram na fase de apuramento.
De qualquer forma é difícil aceitar que o resultado do jogo seja outro que não a vitória dos visitantes.
Resta saber se os sadinos oferecerão uma resistência que impeça o Évora de somar o bónus de ataque, como aconteceu na segunda volta do apuramento, e mesmo se serão capazes de registar o bónus defensivo na sua conta, ao contrário do que aconteceu nessa ocasião.



LOUSÃ - MONTEMOR
Estádio José Redondo, sábado, 15,30 horas
Os serranos foram os únicos a derrotar os muflões na fase de apuramento, apesar destes terem conseguido o ponto de bónus defensivo (26-19), e fica no ar a interrogação quanto à capacidade da Lousã repetir o feito.
Mas o Montemor terminou a fase de apuramento em grande frente ao Évora, contrastando com a pobre exibição da Lousã nas Caldas, o que pode ser um indício que desta vez os alentejanos não se deixarão surpreender.
Uma vitória no José Redondo será muito importante para os favoritos, mas os da Serra não vão entregar o jogo de graça...

GRUPO DA PERMANÊNCIA
AGRÁRIA - LOULÉ
Escola Agrária, sábado, 15 horas
Na semana passada os charruas foram buscar um empate ao Algarve, que pode mesmo ter sabido a pouco, já que os de Coimbra foram os únicos a violar a área de validação do adversário, por duas vezes, e podem agora em casa, querer provar que afinal podem discutir a permanência em pé de igualdade com os outros participantes.
O Loulé teve uma primeira fase com altos e baixos, e acabou por perder a quinta posição apenas na última jornada, o que os coloca como um dos principais candidatos à permanência.
Equilíbrio provável, com ligeiro favoritismo dos conimbricenses.

CALDAS - SANTARÉM
Campo de Rugby das Caldas, sábado, 15 horas
O Caldas concluiu em grande a sua participação na fase de apuramento, derrotando um dos eternos presentes no Grupo do Título, e subindo ao quinto lugar na tabela, por troca com o Loulé.
Enquanto isso o Santarém, apesar de derrotado, oferecia grande réplica ao Vitória de Setúbal, na sua segunda presença no Chã das Padeiras.
O Caldas é favorito, mas é possível que os escalabitanos não venham de mãos a abanar da terra das cavacas.

Foto:  António Simões dos Santos

6 comentários:

Anónimo disse...

O Jogo na Lousã é as 16:00 horas

Anónimo disse...

Seria muito bom que os jogadores e a claque do Santarém não repetissem os tristes episódios no jogo da segunda volta com o Caldas.
Seria bom que sabendo disto a FPR ou quem de direito envie um dos bons árbitros que tem a este jogo.
Seria bom que toda a gente entendesse que isto é Rugby, que é apenas um desporto as um desporto que se quer jogado com fair play e não um jogo que é jogado por holligans.

Sobre esta fase parece evidente a superioridade do Montemor na fase de subida e a fraqueza do Santarem a fase de descida.

Manuel Cabral disse...

No dia e hora a que procedemos à recolha de informação (20130312 – 16,35), o jogo estava marcado no site da FPR para as 15,30, mas foi alterado depois disso.
Infelizmente é prática habitual este tipo de alterações de última hora, que deveriam merecer por parte da entidade gestora do rugby nacional uma informação específica.

Anónimo disse...

O árbitro do Caldas x Santarém é uma, a Filipa Jales.

Quanto aos acontecimentos do jogo na 2ª volta também eu enquanto jogador do RCS lamento, infelizmente eles foram causados pelos jogadores dos sub-18 que tinham jogado antes.

Abraço a todos.
BM

Jonas Stilwell disse...

para o bem ou para o mal, acredito que seja na Fase Final que a força do Santarém venha ao de cima. o primeiro jogo com o Caldas pode ser ganho por qualquer uma das duas equipas, apesar do favoritismo recair na equipa do Caldas.

espero que o Santarém acorde a tempo.

abraços

Anónimo disse...

Parece-me que o cré já deu o que tinha a dar. Vejo um montemor forte e com capacidade e vejo um cré fraco e sem capacidade. A primeirona parece-me ter pouca história para dar. 1-montemor 2-cré 3-lousa.