29 de março de 2013

PREMIERSHIP E MATEMÁTICA *


Sem espaço para erros e deslizes a Premiership entra na fase que vai decidir quem vai para o "mata-mata"!

Os Saracens lideram a tabela que qualificará 4 equipas para os playoff e relegará uma para o Championship, com quatro jogos ainda por disputar o que, ainda que difícil, permite 20 pontos quando os seis primeiros estão separados por 16 pontos.

A "seleção Darwiniana" na Premiership revela que, neste momento, os quatro primeiros são os suspeitos do costume: Saracens, Tigers, Quins e Saints (por esta ordem).
Mas Gloucester e os Wasps já por lá andaram a fazer estragos nomeadamente aos Saints que só recentemente recuperaram um lugar de playoff.

Os Quins pela primeira vez esta época vêm-se numa posição delicada quando não tinham tido a sua hegemonia em questão, o 6 Nações certamente apanhou os campeões fora de guarda.

Os Saracens conseguem uma "almofada" de cinco pontos para os Tigers e apenas um desastre deverá afastá-los do playoff, mas por aí abaixo os lugares estão para quem quiser e mais desejar!

Vejamos o que falta aos candidatos:

Saracens (1º 63pts)
Tigers 
 (2º 58pts)
Quins 
 (3º 55pts)
Saints 
 (4º 54pts)
Gloucester (5º 50pts)
Wasps 
 (6º 47pts)
Wasps
(f)
Saints
(f)
Gloucester
(f)
Tigers
(c)
Quins
(c)
Saracens
(c)
Worcester
(c)
Wasps
(c)
Bath
(c)
Welsh
(f)
Sale
(f)
Leicester
(f)
Gloucester
(f)
Bath
(f)
Worcester
(f)
Sale
(c)
Saracens
(c)
Exeter
(c)
Bath
(c)
Irish
c)
Saints
(c)
Quins
(f)
Exeter
(f)
Sale
(f)

Uma rápida análisa permite a conclusão que o fim do campeonato não é fácil para nenhuma das equipas, talvez ligeira vantagem para os Tigers se superarem os super-rivais Saints em Northampton no Sábado.

Os Wasps parece ter a vida mais complicada a receber os líderes e a viajar a Leicester, o que os poderá deitar definitivamente para fora das contas em apenas duas jornadas.

O Gloucester começa já esta 6a feira a sua dura caminhada frente aos campeões Quins tendo ainda que viajar até ao sintético de Londres defrontar os Saracens.

Os Saints, que levaram a segunda metade do campeonato a marcar passo provavelmente vão ter a árdua tarefa de ir ao Stoop, na última jornada, garantir a passagem para o playoff quando, como o quadro demonstra, todos os seus adversários directos têm tarefas mais facilitadas guardadas para o último dia.

Os três primeiros têm ainda ambições na Heineken Cup, o que permite menos tempo de descanso, mas também têm plantéis mais valiosos o que inclusivé permitiu aos Quins arrebatar a LV=Cup durante o 6 Nações na final contra os Sharks de Sale.
Wasps e Gloucester estão envolvidos nos quartos da Amlin, mas com a vida complicada também, os londrinos recebem os "repescados" Leinster, actuais campeões europeus em título e o Gloucester o Biarritz de Harinordoquy.

Lá em baixo o London Welsh, penalisado com 5 pontos, foi abandonado no fundo da tabela precisamente a 5 pontos do Sale que venceu a semana passada.

O London Irish está confortavelmente 10 pontos acima do Welsh e não lhes passa pela cabeça passar um ano (pelo menos) no Championship depois da demonstração de força do fim de semana passado contra o Worcester que está a 14 pontos do último lugar.

Vejamos:

Worcester 
(9º 32pts)
Irish 
 (10º 28pts)
Sale 
 (11º 23pts)
Welsh 
 (12º 18pts)
Exeter
(c)
Sale
(c)
Irish
(f)
Bath
(f)
Saracens
(f)
Exeter
(f)
Gloucester
(c)
Saints
(c)
Quins
(c)
Welsh
(c)
Saints
(f)
Irish
(f)
Welsh
(f)
Tigers
(f)
Wasps
(c)
Worcester
(c)

Apesar de um calendário difícil, os 14 pontos do Worcester deverão ser suficientes para a sobrevivência.

O que realmente é notório é a situação do London Welsh, não tivesse sido traído por questões burocráticas devido ao passaporte de um dos seus jogadores, a manutenção seria uma possibilidade bem forte.
Ainda mais porque o calendário do Sale dói só de ver, inicia a defesa da sua posição fora frente aos adversários directos Irish e depois encontra 3 equipas do topo.
O Irish se vencer o Sale já este fim de semana pode respirar com muito mais alívio.

O Mão de Mestre cá estará para acompanhar as voltas deste campeonato.

Aqui fica a tabela completa e alinhamento do fim de semana:

*Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: