24 de março de 2013

EM INGLATERRA SARACENS SEGURAM TOPO DA TABELA *

Desde a última crónica sobre a Premiership houve mudanças na tabela, principalmente no fundo.

Os London Welsh foram castigados com 5 pontos deduzidos e uma multa de £15.000 por ter jogado com o formação Tyson Keats em 10 jogos quando aparentemente a sua inscrição não estava regularizada.
O resultado é desanimador para os londrinos que foram parar ao último lugar da tabela a 3 pontos dos Sale Sharks.

Imunes a isto, os Sharks iniciaram a 18ª jornada da liga em casa contra o Bath.
Agora, a 4 jogos do fim da fase regular, é mesmo a doer e o Bath com ténues esperanças de playoff colocou um pack dominante em campo.
Sem Cipriani, o galês Nick McLeod foi o cérebro dos tubarões. Com muita neve o jogo foi lento e sem emoção com McLeod de um lado e Heathcote do outro a trocar penalidades.
Aos 54' finalmente o ponta Horacio Agulla ensaia para o Bath após um excelente momento de Banahan no centro furar a defesa dos tubarões, 9-10.
Já aos 71, vindo do banco de suplentes, o jovem Dan Brady conseguiu um ensaio que colocou o resultado em 14-10.
Heathcote garantiu um final de nervos com mais uma penalidade aos 76' mas os Sharks sobreviveriam e venceram 14-13.
Destaque para o fantástico homem do jogo, o All Black Dan Braid, que tem sido uma lufada de ar fresco nestes tubarões que estavam à deriva no oceano, agora há liderança e inspiração, apesar da penalização dos Welsh, a qualidade dos Sharks certamente aumentou.

No Sábado o Welsh, obrigado a trabalho extra, foi ao difícil terreno do Gloucester. O Welsh quase conseguia a gracinha, empate ao intervalo (6-6), e no recomeço da segunda parte os londrinos reclamaram quando Tom May, do Gloucester, viu um amarelo por avant deliberado.
Os visitantes reclamam também que deveria ter sido ensaio de penalidade o que lhes daria o "momentum" para o jogo.
Facto é que aos 51' o canadiano McKenzie conseguiu o desejado ensaio para colocar o Welsh na frente 6-14.
A experiência da avançada do Gloucester e a bota de Freddie Burns haveriam de conseguir a vitória para os da casa. mais 3 penalidades castigaram o Welsh apenas a 1 ponto de bónus defensivo, 15-14.
O Gloucester está bem envolvido na luta pelo playoff, o Welsh fica mais enterrado no último lugar a 5 do Sale.

Em Londres o Irish recebeu e bateu sem espinhas o Worcester.
Renegado a 2 penalidades de Goode o Worcester nunca foi capaz de lutar contra a qualidade apresentada pelos londrinos.
Os avançados mostraram o caminha com 3 ensaios, o flanker Garvey, o pilar(ão) Aulika (8º ensaio da temporada), e o nr.8 Hala'uifa resolveram a questão com Tom Homer a pontapear mais 11 pontos, final 26-6.

Ainda em Londres, os Wasps receberam os Saints na luta pelo último lugar que qualifica para o playoff.
Os santos foram inteligentes em descobrir que eram superiores no jogo de avançados e a partir daí foi uma autêntica sessão de "bullying"!
Aos 8 minutos após um alinhamento bem conquistado, o maul dinâmico só foi parado em falta.
Rhys Thomas viu amarelo e os Wasps estavam em dificuldades ao conceder ensaio de penalidade.
Aos 15 minutos, novo alinhamento, novo maul dinâmico e o pequeno formação Lee Dickson juntou-se aos seus avançados para encontrar a linha de ensaio, 3-12 ao quarto-de-hora.
Os Wasps reagiram a partir dos 3/4, o excelente Varndell, recebeu a bola ainda no seu meio campo e 3(!!) tentativas de placagem falhadas depois, colocou 5 pontos no marcador que Jones transformou em 7, 10-12.
Ainda na primeira parte, surpresa das surpresas, novo maul dinâmico dos Saints que Tom Palmer colapsou, na vantagem várias fases lentas de avançados levam o capitão Dylan Hartley ao ensaio.
Amarelo para Palmer e os Saints vão para o intervalo com 16-19.
Na segunda parte os Wasps demonstram porque estão na luta pelo playoff e o centro Elliot Daly, novamente fraca defesa dos Saints, arrastou dois adversários pela linha de ensaio que o TMO confirmou, 24-19 premiava a vontade e imaginação dos Wasps.
O desastre para os Wasps viria a 2 minutos do final quando, adivinhem lá, um maul dinâmico dos santos é arrastado para o centro do campo, o capitão Hartley carregou uma bola para perto da linha de ensaio, e o 2a linha Day empatava o jogo com um ensaio, Myler a poucos metros dos postes confirmou a vitória, 24-26.
Os Saints recuperam o 4º lugar e deixam os perigosos Wasps a 7 pontos.

O último jogo de Sábado colocou chefes e tigres frente a frente.
Bem dentro dos lugares de playoff os Tigers tiveram a sorte na lotaria dos pontapés, Flood levou a melhor sobre Steenson e o resultado ficaria num pobre 9-12 sem grandes ameaças às linhas de ensaio adversárias.

No Domingo, no topo da tabela, no sintético de Londres, Saracens e Quins bateram-se pela vitória.
Matt Stevens parece ter reencontrado uma nova vida depois da decisão de abandonar a seleção, com Vunipola dominou a melée e deu o ímpeto aos sarracenos.
Depois de uma troca de penalidades, o aclamado melhor talonador da liga, Schalk Brits ensaiou aos 26'.
Marler viu amarelo aos 17' que provou ser um desastre, 13 pontos concederam os Quins na sua ausência.
Evans falhou um pontapé e os Quins iam a perder 18-9 para o intervalo.
Aos 46' Farrel jogou a vantagem depois de uma excelente arrancada de Ashton (praticamente apenas o que o ponta conseguiu fazer em todo o jogo) e com um pontapé encontrou o Saxon Will Fraser para o ensaio.
Fala-se que Fraser poderá estar de saída dos Saracens à procura de mais minutos de jogo.
A super-defesa dos Saracens resistiria à investida final dos Quins, nem um amarelo avermelhado de Ashton por placagem alta viriam a mudar o resultado, o ponta inglês está a atravessar um mau momento de forma.
As exibições no 6 Nações e este amarelo (4º na temporada) demonstram que o ponta está em dificuldades e precisa de se reafirmar como a máquina de ensaios que já foi.
Tirando isso os Saracens estão tranquilos a 5 pontos do Leicester no topo da tabela.



Championship
O segundo campeonato inglês esteve a meio gás devido à neve e mau tempo sentido nas ilhas.
Na 6ª feira o Newcastle tremeu para vencer o Nottingham.
Os dois primeiros bateram-se e o Nottingham esteve à beira da surpresa quando só na bola de jogo, Joel Hodgson com uma penalidade ganhou o jogo para os falcões, final 12-14.
O abertura Gopperth (2P) já acordou a sua transferência para os campeões europeus, Leinster.
Diz bem da qualidade desde jogador na 2ª liga inglesa.

No Sábado nas Ilhas de Jersey os insulares perderam contra o Bristol com o desespero de lhes terem visto anulado um ensaio na bola de jogo, 23-29 coloca os de Bristol no 4º lugar quando o Leeds não jogou devido à neve.
O outro jogo disputado em Londres o Scottish perdeu contra o Plymouth com alguma surpresa, pois vinha de 9 jogos sem ganhar e espera escapar ao playoff da despromoção.



Coventry RFC
A equipa de Jacques Le Roux, lesionado não jogou, quando se encontra na 9ª posição a 44 pontos do primeiro.
No entanto nas outras duas jornadas o Coventry conquistou 6 pontos, 5 na visita a Blackheath com ponto bónus na vitória por 8-30 e um bónus defensivo dia 16 fora contra o Macclesfield, derrota 16-13.
O Conventry conta 60 pontos na liga.

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos: http://www.premiershiprugby.com
Quadros: http://www.itsrugby.co.uk

Sem comentários: