22 de março de 2013

BRINCADEIRA OU BANDALHEIRA?

Pouco passava da 1 hora da manhã quando acidentalmente notei que o site da FPR já apresentava a sua página de resultados do fim de semana, o que achei muito estranho, já que ainda hoje tinha verificado a lista das marcações de jogos, e não constava nenhum para ser realizado na noite de 5ª feira.

Fui ver, mas lá fora não era a neve que caía, era o meu queixo, de estupefacção. 

Como cereja no topo do bolo - e digo isto porque a desorientação no anúncio dos jogos semanais, e nos seus resultados é enorme, com sucessivos enganos, quer nas marcações, quer nos números finais dos jogos - a FPR acaba de anunciar o resultado de um jogo, que, de acordo com o que estava marcado, e com o respectivo boletim que se encontra também publicado, se realizou amanhã, sábado, às 13,30 horas.


Na verdade este espectacular documento foi apenas a gota de água que acabou com a nossa paciência.

Mas vamos por partes:

1 - Os clubes são, face aos Regulamentos, obrigados a indicar o local e hora de realização dos jogos, com 15 dias de antecedência.
Então porque no site da FPR, na segunda feira da semana dos jogos, nunca se encontra um registo completo e actualizado de todos os jogos que se irão realizar?

2 - É normal acontecerem alterações às marcações durante toda a semana que antecede os jogos.
Porque a FPR procede a essa alterações sem delas chamar a atenção, ficando por conta dos interessados um trabalho de pesquisa que nenhum orgão de comunicação social faz, acabando por criar um estado de completo descrédito em relação à informação veiculada? Não seria possível criar um quadro de alterações, ou dar uma cor diferente às informações que sofreram alteração?

3 - É normal que os resultados dos jogos sejam publicados tarde e a más horas, e, pior, que os resultados estejam errados.
Porque não consegue a FPR resolver esta questão, já que dispõe de um sistema de informação via telefónica que actualiza automaticamente os quadros respectivos?
Chega de dizer que a culpa é dos árbitros que informam erradamente ou que simplesmente não informam utilizando o sistema automatizado.
A FPR tem ao seu dispor meios de fácil implementação para resolver o problema, e se o não faz é porque se está borrifando. Os árbitros são remunerados pelas arbitragens que fazem, e esta transmissão de informação deveria fazer parte das suas obrigações, e o seu não cumprimento deveria ter consequências naquelas remunerações.

4 - Ainda ontem se verificou uma outra alteração num documento publicado no site da Julieta Ferrão, feita duma forma que não devia acontecer:
Foi publicada uma convocatória final para o Campeonato da Europa, com algumas alterações em relação à anterior, o que não espanta ninguém. O que espanta é que os dois documentos tenham sido publicados com a mesma referência (Convocatória nº 8 - Final), estabelecendo confusão e dando uma péssima imagem da entidade que os publicou.

Para quando um site federativo com informações fidedignas, que sirva de orientação aos que se interessam pelo rugby nacional?

Ou será que esta brincadeira/bandalheira ainda é culpa da gestão anterior?

15 comentários:

Anónimo disse...

este foi o resultado do jogo na 5ªjornada, que nao foi homologado pela fpr, por irregularidades por parte do tecnico. estupefacto fico pela vitoria nao ser atribuida ao cdup, mas apenas o direito de repetir o jogo......

Anónimo disse...

O jogo irá ser repetido no sábado dia 23 de Março.

O que o comentario anterior anterior diz não é bem verdade, pois o Técnico jogou com 2 jogadores sub-23 que não foram utilizados no jogo dos séniores, tudo na maior transparência e dentro das orientações emanadas da FPR.

O facto é que o Técnico enviou duas reclamações à direção da FPRsobre o «douto» parecer do advogado da FPR (que parece a leste do paraíso no que toca à interpretação de Regulamentos)e, até hoje, continua à espera de resposta!

Se o adepto do CDUP lesse os regulamentos talvez não ficasse assim tão estupefacto! Mas, enfim, não se lhe pode pedir isso...

Anónimo disse...

irregularidades como 2 jogadores que estavam no banco dos séniores e NÃO jogaram e depois jogaram a 2ªparte contra o CDUP sub21

Anónimo disse...

Os árbitros já são penalizados quando são pagos tarde e a más horas...

Anónimo disse...

Esta repetição do jogo é uma anedota da FPR. A direcção toma uma deliberação em 2011 que altera os regulamentos mas em 2013 continuam os regulamentos a dizer o contrário da deliberação. É mentira que o tecnico tenha reagido ao protesto do cdup. Só o fez tarde e a más horas. Agoram querem que se faça o quê? É o desnorte no reino do cabé.

Manuel Cabral disse...

Acabo de verificar que o Boletim do jogo referido, e a respectiva ficha do resultado, foram retiradas do site da FPR.
Sempre serviu de alguma coisa escrever o texto...
Pelo sim, pelo não - não vão amanhã dizer que foi tudo invenção minha - guardei cópias das belezuras!

Anónimo disse...

O jogo realizou-se em 2012, o CDUP protestou uma vez que o Técnico jogou com jogadores que não podia, e o Conselho de disciplina da FPR deu razão ao CDUP. A FPR tentou então já em Janeiro de 2013 vir dizer que o Conselho de disciplina não tinha razão porque em 2011 a direcção havia autorizado aquela utilização. Esqueceram é que em 2012 os regulamentos foram alterados e todas as decisões anteriores não se aplicavam ao novo regulamento. Quando o CDUP lhes fez notar isso, a FPR veio então dizer que em 2012, curiosamente no mesmo dia da decisão de 2011, havia novamente permitido esta alteração. Inclusive publicou no seu site, em no boletim semanal esta decisão, curiosamente em Janeiro de 2013, uma decisão de Setembro de 2012. Surpreendido com essa informação, o CDUP solicitou a acta da referida reunião de 2012, o que continua a aguardar. Mais estranho é o facto de que a decisão que a FPR publicou no seu site, subitamente desapareceu. E até hoje a FPR ainda não veio mostrar nem dizer que essa acta existe.
O que pode ser grave, pois com base nessa alegada reunião, foi também alterado o regulamento de compeitições, mais uma vez durante a mesma, o que tem ocorrido por diversas vezes, e que só em Portugal parece ocorrer.

Anónimo disse...

Pois a verdade é que assim de repente, as equipas implicadas (Técnico e CDUP) irão provavelmente ter as suas pontuações alteradas, e indirectamente CDUL, Direito e Belenenses, que tiveram uma realidade pontual até ontem, têm outra hoje.
A FPR é uma trapalhada!!

Anónimo disse...

Não se deve confundir uma coisa com outra, a decisão, publicada no boletim semanal da fpr, acerca da realização deste jogo foi anunciada a mais de 2 meses, e jogo foi marcado para este fim de semana pela FPR nesta altura, por isso CDUL, Direito e Belenenses já sabiam ou deveriam saber nessa altura que jogo seria repetido.

Anónimo disse...

E ainda está por definir a artimanha do CDUL - Técnico (sub-21), quando os jogadores do Técnico foram ao EUL dizer ao árbitro (Murinelo) que não jogavam e deram FC.
Esse resultado e esses pontos nunca foram contabilizados ... é a FPR que temos!

Jonas Stilwell disse...

bandalheira. ao nível do que a FPR (infelizmente) nos gosta de brindar... até quando?

abraços

Anónimo disse...

Além da falta de actualização/organização do site, os senhores da federação parecem só dar importância às selecções pois na maior parte das vezes as noticias que lá aparecem são sobre convocatórias e jogos, muitas vezes negligenciando os campeonatos nacionais. Só hoje foi lançado o calendário da 1ª etapa nacional de Sevens Feminino, sendo que o torneio se irá realizar no domingo. Não nenhum sitio onde se consiga ter informação da previsão das datas e locais das próximas etapas, pelo menos no site da federação. Queria também acrescentar que para quem diz que o rugby feminino é uma prioridade, o trabalho realizado é muito pouco. Além da falta de divulgação, no próprio site não existe quase informação relativa ás competições e resultados, para informação mais detalhada têm de ser consultadas outras páginas e até mesmo jornais desportivos que dão mais destaque a esta modalidade que a própria Federação.
Queria ainda deixar uma palavra relativamente à arbitragem em Portugal: os árbitros devem primar pela imparcialidade, o que muitas vezes não acontece, manipulando os resultados a favor dos seus interesses, o que muitas vezes "estraga" a festa do rugby e mancha a imagem dos arbitros em Portugal.

Anónimo disse...

Está tudo na entrevista do EB presidente que não é presidente, direção inexistente, TM aos comandos,
quando a coisa fica preta cai fora.
ja batemos no fundo e vamos lá ficar se ninguém se assumir.
Com azar ainda vamos discutir a descida com a Espanha ou a Bélgica

Anónimo disse...

Onde é que saíu a entrevista ao E. Brain?

Anónimo disse...

Sim, alguem pode colocar um post da entrevista?