22 de março de 2013

FCT, SÃO MIGUEL E SPORTING - QUEM FICA PELO CAMINHO?

Duas jornadas para o final da fase de apuramento da zona Sul/Lisboa e ainda não é certo quem irá defrontar os representantes do Centro/Norte - e há poucos dias ainda estavam cinco equipas na corrida!

Famalicão e Guimarães vão ter que esperar um pouco mais para saberem com quem vão jogar, e onde vão jogar, aguardando-se que a FPR informe qual a ordem dos jogos das meias finais - pelo nosso lado já solicitamos essa informação à FPR, via e-mail, há alguns dias, mas até agora ainda não obtivemos resposta à nossa solicitação.

Relembremos como está a situação neste momento:



ZONA SUL/LISBOA
SÃO MIGUEL - ELVAS
Universitário, sábado, 15 horas
Os buldogues estão a um pequeno passo de assegurarem a vitória na zona, e vão com certeza somar mais cinco pontos na classificação, no encontro com os jovens da raia alentejana.
Com jogos em atraso, e um calendário que lhe colocou na frente as equipas B's muito cedo, o São Miguel ia passando despercebido na sua caminhada, mas a partir de certa altura já não era possível esconder a sua superioridade sobre a concorrência.
Para que essa superioridade seja completa, aos buldogues falta, no entanto, vencer o Sporting no próximo final de semana, mesmo que esse resultado não seja determinante no estabelecimento da tabela classificativa.

OEIRAS - SPORTING
Jamor, domingo, 14,30 horas
O Sporting tem que vencer para manter as suas possibilidades de apuramento intactas, e tudo indica que será isso que vai acontecer.
Mas atenção ao Oeiras, que nesta reta final já estragou a festa dos esquilos...
Ao princípio os leões eram a grande incógnita da prova, depois de dezenas de anos afastados da modalidade, e a curiosidade era grande. 
O Mão de Mestre tentou obter informações sobre o projeto da equipa, mas infelizmente os seus responsáveis preferiram não responder às nossas solicitações.
Aos poucos, foi-se tornando óbvio que esse projeto passa por uma rápida ascensão na hierarquia do rugby nacional, e o  primeiro passo dessa caminhada está agora a uma nesga de se concretizar - mas ainda não está garantido!

KELLERMAN - BEIRA MAR
Jamor, domingo, 12 horas
A equipa do Cacém tem conseguido nos últimos encontros, resultados bem melhores do que aqueles que conseguiu no resto da época, e isso é um bom sinal.
O jogo com o Beira Mar é uma excelente oportunidade para as duas equipas aproveitarem para lançar mais jovens jogadores, naquela que deve ser, desde já, a preparação dos anos que aí vêm.

FCT - ÉVORA B
Sobreda, domingo, 11 horas
A FCT perdeu na semana passada frente ao Sporting uma oportunidade de ouro para se adiantar na tabela classificativa, mas continua a ter o apuramento ao seu alcance, bastando para isso que vença o jogo que tem para realizar, e que o Sporting tropece e não consiga pontuar nos dois jogos que lhe falta fazer.O Évora B baixou de rendimento, e como nesta altura do campeonato todos os esforços estarão dirigidos para a sua equipa A, avizinha-se um bom jogo de treino para os dois lados, com os tecnológicos a prepararem já o encontro da próxima semana.
TÉCNICO B - BELAS
Olaias, domingo, 12 horas
Os esquilos estão fora da corrida da classificação, mas tiveram um excelente comportamento durante quase toda a época, conseguindo mesmo alguns resultados que muitos consideravam muito pouco prováveis.
Depois de alguns problemas com a utilização do campo em Belas, tudo se resolveu pelo melhor, e o clube tem agora todas as condições para se afirmar como um bastião do rugby nos arredores de Lisboa.
ZONA CENTRO/NORTE - NÃO APURADOS
AAUTAD - BRAGA
Vila Real, sábado, 15 horas
O Braga conseguiu na última jornada uma excelente vitória sobre a Lousada, e vai agora tentar pregar também uma partida aos universitários de Trás-os-Montes.
Mas os de Vila Real querem manter o ritmo de vitórias e não vão facilitar a vida aos bracarenses.
LOUSADA - CRAV B
Sintético de Arcos, sábado, 17,30 horas
A Lousada vai a Arcos defrontar os garranos, e a balança pende confortavelmente para o lado dos arcuenses, faltando apenas saber até onde os durienses resistirão...
Com a época a chegar ao fim, a estas equipas resta começar a preparar o futuro, dando mais oportunidades a jogadores jovens e promissores.

Foto: António Simões dos Santos

7 comentários:

Anónimo disse...

quem ficará de fora é a lagartagem. não aguentam a pressão. perdem sempre fora quando têm que ganhar. Belas (2 vezes), São Miguel, Évora B, Técnico B e Moita.
NÃO AGUENTAM A PRESSÃO! as pernas tremem por todo o lado.

Anónimo disse...

porque razão o S. Miguel ficaria de fora quando tem 43 pontos e ainda 2 jogos com o Elvas... o FCT só pode fazer 47... basta fazer as contas...

Anónimo disse...

E que dizer do Circuito Nacional de Sevens Feminino?

Depois de ter sido integrado na Série 1 (melhores 8 equipas da época anterior) um clube novo - Sport Clube do Porto - que nunca tinha disputado sequer um jogo de rugby em Portugal, o Circuito começa este fim de semana e não se conhece o Regulamento, as regras pelo qual se vai reger esta competição.

Vamos por partes.

A Direção da FPR uma vez mais em clara violação de toda a legislação e regulamentos meteu o clube portuense a substituir o Boavista, talvez por cunha do Sr assessor do presidente, que até foi o padrinho desta equipa... dizem que as jogadoras são as mesmas e, por isso, um clube pode substituir outro! Fantástico... Pergunta-se, e se o Boavista decidir apresentar uma equipa, como é?

Quanto ao Regulamento, não deixa de ser supreendente e, ao que consta os clubes organizadores ficarão dispensados de ter uma ambulãncia no local dos jogos! É assim que se protegem as atletas, é assim que se diz apoiar o rugby feminino?

Se acontecer uma desgraça por ausência de uma ambulância, quem assumirá as responsabilidades?

Enfim, é só mais uma a acrescentar ao rol. Rugby rugby quo vadis?

Anónimo disse...

Atenção ao São Miguel, parece que já tem o apuramento garantido.

Não compreendo porque razão ficaria pelo caminho?



Anónimo disse...

O vice de Bruno Carvalho afirmou ontem que não compreende a existência de modalidades como o remo, canoagem, karting, corfebol e rugby no Sporting. Estas não têm dimensão histórica para estar no clube.
Apesar de não ser sportinguista, respeito o regresso deste clube ao rugby e recordo esse senhor que o Sporting é um dos fundadores da modalidade em Portugal.
Espero que não acabem este ano porque seria muito injusto e, ao mesmo tempo, mau para o rugby português.

Jonas Stilwell disse...

o São Miguel tem o apuramento na mão, o Sporting tem um jogo decisivo pela frente, mas perfeitamente ao seu alcance!

abraços

Anónimo disse...

S. Miguel 62 - 5 Elvas