18 de março de 2013

SUPER XV - RONDAS 4 & 5 *


Depois de uma quarta ronda onde as grandes surpresas se focaram numa nova derrota dos Cruzaders (desta vez frente aos Hurricanes por um ponto), na resiliência dos novatos Kings em não levar abadas (aguentaram-se bem contra os poderosos Sharks) e na inesperada vitória dos Stormers frente aos campeões em título, a quinta ronda prometia duelos que por um lado poderiam confirmar a subida de forma de algumas equipas, como os Bulls, Cheetahs ou Hurricanes, mas que também representavam uma derradeira hipótese para manter vivas as pretensões a um lugar de destaque na competição, particularmente no caso dos Cruzaders e Hilanders.

A ronda começou com dois jogos muito equilibrados onde o sangue-frio dos chutadores e a disciplina em volta do ruck ditou a vitória para os Hurricanes (contra a grande desilusão da época os Hilanders) e para os Cheetahs contra os Waratahs ( esta aqui não é uma desilusão, já era expectável).

No Sábado, os Kings conseguiram marcar o maior número de pontos até ao momento e logo contra uma das melhores equipas de toda a competição, os Chiefs. 
Estão de facto a ser grande surpresa do torneio, muito devido á paixão e atitude que os faz deixar tudo em campo, particularmente na defesa. 
Os Kings, que para muitos sul-africanos, é mais uma questão política do que uma equipa, tem mostrado que pode ainda causar muitos dissabores a uma equipa menos atenta.

Talvez uma série de sacos de placagem tivesse sido menos passiva do que foram os Bulls no jogo desta ronda. 
Depois de uma boa vitória na ronda anterior, o jogo deste fim-de-semana dava aos Bulls o martelo para pregar o último prego no caixão dos Cruzaders. Mas felizmente ( não suporto os Bulls), talvez tenham acordado um gigante adormecido, e prova disso foram os 41 pontos que os Cruzaders marcaram com relativa facilidade. 
A ver vamos como se portam nas próximas rondas.

Os últimos dois jogos da ronda foram duas surpresas. 
A primeira pela vitória daquela que considero a pior equipa de toda a competição, a Force,  contra uns Red que, pareciam, estar em  forma. 
Os Reds entraram a pensar no ponto bónus, e no fim de 80 minutos de rugby feio e pouco espetacular, acabaram por levar o ponto bónus defensivo por pouco.

A outra grande surpresa da ronda foi o desnível no jogo entre Brumbies e Sharks, o que vem trazer á superfície o mau momento que os sul-africanos atravessam ( ou será o grande momento dos Australianos?). 
Foram precisos apenas 34 minutos (!) para os Brumbies garantirem o ponto bónus de ataque, naquela que foi uma autentica lição de rugby moderno para os rapazes de preto.

Na próxima ronda, atenção para o jogo dos Brumbies onde os Stormers a jogar em casa vão tentar roubar a invencibilidade. 
E expectativas no jogos dos Cruzaders para ver se a vitória desta semana foi apenas uma lomba ou se estão de facto a subir de forma.



LIGA FANTASY - MÃO DE MESTRE
Na liga Fantasy do Mão de Mestre, a má prestação dos Reds, as muitas trocas nos quinze inicias das equipas e as três “byes” dificultaram a vida, numa ronda que viu jogadores menos conceituados a amealharem mais pontos, como Hoeata, Toomua ou Rhule. 


*Texto: Senhor Sir

Fotos e quadros: http://www.superxv.com

Sem comentários: