20 de março de 2013

OS TEMAS DA SEMANA NO MÃO DE MESTRE

O empate da seleção nacional de seniores marca a abordagem dos temas da semana que agora se inicia, já que o resultado teve consequências que não passam despercebidas.

Ainda falando de seleções, os Linces viajaram para o extremo oriente onde vão participar em mais uma dupla jornada do Circuito Mundial de Sevens, enquanto os Lobitos disputam em França o Grupo Elite do Europeu de Sub-18.

Mas o rugby português é mais - muito mais! - que as seleções nacionais, e com a Primeirona em plena fase final, preparam-se os jogos eliminatórios da Divisão de Honra e da Segundona.


SELEÇÕES OS LOBOS
Uma vitória e um empate em cinco jogos, foi o que a nossa seleção principal conseguiu fazer no Europeu de 2013, que serviu simultaneamente de primeira volta para a qualificação do Mundial 2015.
Com a quarta posição na tabela, e tantos pontos na tabela, como aqueles que têm de desvantagem em relação ao terceiro classificado - lugar de acesso à repescagem para o Mundial - os Lobos enfrentam uma tarefa praticamente impossível, que provocou a imediata queda do treinador da equipa, Errol Brain.
Brain, que foi uma aposta pessoal de Amado da Silva, esteve à frente da equipa em 26 partidas internacionais, e mais seis não internacionais, num total de 32 jogos, onde registou 12 vitórias, um empate e 19 derrotas.
Mas, o que verdadeiramente marca a passagem do neo-zelandês por Portugal, foram as nove derrotas em 15 jogos de três campeonatos da Europa, em especial as quatro derrotas do ano passado, e as três derrotas e um empate deste ano.
Errol Brain nunca teve uma tarefa nem um ambiente fácil, já que desde a sua chegada houve diversas tentativas de desvalorizar a sua posição por parte daqueles que mais o deviam ajudar, mas também e em especial, por ter lhe ter sido colocada uma fasquia que estava, à partida, desajustada das possibilidades reais do nosso selecionado.




Após a desilusão de Compostela, quem perdeu a compostura, logo após o final do jogo, foi o presidente da FPR que se dirigiu agressivamente ao árbitro do jogo, insultando-o, e as coisas só ficaram por aí porque foi pronta a intervenção de um dirigente da Federação Espanhola, que travou o passo ao nosso vice presidente da FIRA... 

Infelizmente os problemas com a ressaca do jogo não ficaram por aqui, e pelo menos cinco Lobos deixaram-se envolver numa batalha campal às cinco horas da manhã (!), numa ação que está sob investigação policial em Santiago, tendo a própria FER já questionado a nossa Federação sobre o sucedido, e que deixou marcas pelo menos num dos nossos jogadores...
O que se estranha é que a nossa equipa se tenha dividido após o jogo, com parte dela a regressar de imediato a Portugal, e a outra metade tenha ido para os copos, numa decisão que era de imaginar logo à partida que poderia levar a situações deste género, que pensávamos que tinham sido erradicadas da seleção nacional, após os incidentes que tiveram lugar em Montevideu em 2007...

OS LINCES
Com o reforço de cinco Lobos, já se encontra em Hong Kong a seleção nacional de sevens, que vai participar na dupla etapa do Circuito Mundial (Hong Kong e Tóquio) na esperança de recuperar um lugar entre as 12 melhores, que permita a manutenção automática como equipa residente para a próxima época.
O Mão de Mestre vai acompanhar esta jornada, como habitualmente, e está prevista, antes de cada Torneio, a publicação de material relativo a cada participação. 
Durante os Torneios faremos o acompanhamento da equipa, jogo a jogo, quer através do Facebook, quer no final de cada dia, com a publicação de resultados e classificações.

OS LOBITOS
Os nossos Sub-18 vão participar no Europeu da categoria em França, e o Mão de Mestre vai ainda fazer a apresentação da competição, e fornecer os elementos que estiverem disponíveis, sobre a equipa e os jogos que ela irá realizar.
Recorde-se que a nossa seleção ganhou o direito a participar no Grupo Elite do europeu, no Torneio de qualificação que teve lugar em Lisboa no mês de Outubro/Novembro do ano passado, acompanhando a Geórgia - que venceu o qualificativo - e juntando-se a Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Escócia, França e Itália.

RUGBY NACIONAL
DIVISÃO DE HONRA
Muito pouco falta para chegue ao fim a mais importante competição nacional, e ainda há algumas questões em aberto, que, provavelmente só serão decididas na derradeira jornada.
O sexto lugar ainda não está decidido, podendo ainda ser ocupado pelo Técnico que está na sétima posição, e também o segundo posto está sem dono definitivo, já que Direito, o atual inquilino, e o Belenenses, podem chegar ao fim no ambicionado lugar...

Acompanhe a jornada no Mão de Mestre, com os comentários de António Henriques.

PRIMEIRONA
A segunda jornada da fase final vai ajudar a definir melhor a situação, já que se na discussão do título Montemor e Évora deverão discutir entre eles a vitória final, na luta pela permanência a etapa desta semana pode ajudar a entender como está a repartição das forças.
O Mão de Mestre faz a sua habitual cobertura e também acompanha os Grandes Prémios Mar E Sol e Napoli, dos marcadores de pontos e ensaios da competição

SEGUNDONA
Entrando nas duas últimas jornadas, a zona Sul/Centro ainda não definiu quem são as equipas que passam à fase final, e cada jogo pode alterar a decisão quanto a essa matéria.
Merece a pena acompanhar o desenrolar destas duas jornadas antes de entrarmos nos playoff, e o Mão de Mestre vai fazer também a sua cobertura habitual da prova.

FEMININO - TAÇA DE PORTUGAL
O Técnico venceu a Taça de Portugal de Rugby de XV Feminino ao bater o Benfica por 14-10 em jogo disputado esta terça-feira à noite, no Estádio Nacional.
Prova marcada por diversas situações anómalas - apenas duas equipas participaram e disputou-se apenas o jogo da final - das quais a mais significativa foi o adiamento do jogo que esteve marcado para o fim de semana, e que por precipitação acabou por ser transferido para ontem à noite, frustando todos os que se deslocaram ao Estádio Nacional no sábado.


Foto: António Simões dos Santos e António Lamas

16 comentários:

Filipe Costa disse...

Estas atitudes de jogadores não podem ser toleradas. Que imagem andamos a passar do nosso rugby? É assim que queremos chamar mais miúdos para jogar? Têm que ser castigados e suspensos, este tipo de situações não são admissíveis. Sejam afastados da equipa durante algum tempo e deixem de receber o dinheiro do CAR. E o mesmo se aplica à atitude do presidente, também deveria ser castigado e ficar sem receber. o conselho de disciplina irá tomar alguma medida? Irá abordar o comportamento de jogadores e presidente?

Anónimo disse...

Quem lá esteve na noite em Santiago sabe o que se passou na realidade. Não vale a pena opinar sobre fatos que não são verdade.

Anónimo disse...

Râguebi: «Não admito falhar o Mundial de 2015» - Amado da Silva


A Federação Portuguesa de Rugby está hoje a votos para o reeleger presidente para o quadriénio 2011/2015. O intento de Amado da Silva é fazer da modalidade desporto nacional. Concorre sem oposição e aposta na formação e na massificação da bola oval. Quanto aos Lobos é taxativo: «Saio se falharmos o Mundial de 2015!»



E AGORA SR.PRESIDENTE ?

Anónimo disse...

Jornal A Bola: O Mundial de 2015 será o próximo evento de grande visibilidade. E se os Lobos não se conseguirem qualificar ?

Carlos Amado da Silva: Nem concebo tal ideia. Não podemos falhar. Não admito esse cenário. Temos todas as condições para assegurar participação. Rectificámos a estrutura a pensar nisso. É certo que falamos dum jogo onde tudo pode acontecer. Mas se não formos ao Mundial de 2015 bato a porta. Demito-me. Será um falhanço total.

Anónimo disse...

Sobre isso o Presidente Amado da silva só tem de seguir as pisadas dum bom Professor o Engº Sócrates. Ganhou umas eleições dizendo que ía criar mais 150.000 postos de trabalho e o que criou foram 500.000 desempregados na altura. Veio-se embora? Não. Demito-me se não formos ao Mundial. Alguém acreditou nisso? Só se ele for de todo parvo é que condiciona a sua presença na federação por uma afirmação dessas.

João Almeida disse...

Entretanto, segundo o Público o treinador já voltou para o hemisfério sul.

Anónimo disse...

"...só se ele for de todo parvo é que condiciona a sua prença .. ..."

Como é possivel os valores em Portugal terem descido tão baixo!! Então a palavra já não vale nada? Pode-se prometer o que se quizer pois se não se alcançar volta com a palavra atrás? Pode-se investir tudo num unico objectivo, prometer que se não o alcançar se demite e ...afinal já não vale?

Eu diria que só se ele fôr de todo desprovido de escrupulos e honra é que fica!!!!

E eu que acreditava que em pequenos nichos da nossa vida neste triste país ainda havia e+steas de valores .. ...pelos vistos já nem no rugby!!!

O Cabé prometeu, o Cabé comprometeu-se, o Cabé deu a sua palavra que dairia se não alcançasse o objectivo ... ...e se o fizer é "parvo" ?!

Não, se o fizer cala muita boca que para aí anda e mostra que é um homem de bem e que não está agarrado ao lugar, às viagens (em familia) de prospecção ao sul de frança, às inumeras outras viagens, ao dinheiro,ao poder.

Para bem dele, e do rugby português, só lhe resta uma coisa : "cantinho"!

Anónimo disse...

adeus Errol Brain...
http://www.publico.pt/desporto/noticia/errol-brain-abandona-o-comando-da-seleccao-nacional-de-raguebi-1588436

Anónimo disse...

Claro que o Cabé não se demite, claro que ele não tem vergonha na cara, claro que ele ao ler os comentários vai penalizar fortemente os jogadores que estiveram envolvidos nas confusões , mesmo que eles não tenham tido culpa no cartório, ele vai querer agradar aqueles que estão contra ele , ele vai querer que as pessoas venham para aqui dizer que ele e um grande lider. Não tem nível nem capacidade para estar onde está mas como infelizmente em Portugal gosta se da mediocridade ele vai continuar até orugby Português estar onde estava há 20 anos atrás.

Anónimo disse...

Para o HK Sevens estavam convocados 5 jogadores do XV (Foro, Adérito, Leal, Frederico e Penha e Costa). Algum deles não foi?

Manuel Cabral disse...

ANONIMO DAS 15:57
Tens razão são cinco e não quatro..
Vou corrigir.

Anónimo disse...

Anónimo de 20 de Março de 2013 à0 12:26

Dizes tu que só quem lá esteve é que sabe a verdade. Faz algum sentido.

Mas também dizes para não comentarem coisas que não são verdade. Ou seja, tu sabes a verdade (logo, estavas lá).

Diz-nos então qual é a verdade. Se não disseres é porque não sabes ou porque a verdade é inconveniente para ti. Percebeste?

Resta-te dizer-nos aqui o que se passou. Caso contrário... Percebeste?

PS - A FPR não consegue arranjar ninguém com uma quantidade normal de neurónios e respectivas conexões para escrever por ela?

Anónimo disse...

Só se for parvo é que se demite pois permite que um grupo de dirigentes que colocaram o rugby num nível nunca antes alcançado (basta ver as circulares daqueles anos e a actividade do rugby em geral para se perceber o que eu digo) possam novamente assaltar a Federação e marimbarem-se para todos os clubes que não sejam os da Honra. Escolham uma circular ao acaso. Por exemplo a de Março de 2005 e comparem com a de Março actual.

Anónimo disse...

e propostas alternativas para a saida de o Presidente? sera que ha? e importante ter isso em conta e nao nos deixarmos levar apenas por sentimentos de frustraçao e de irritaçao. apenas lanço um tema de debate

Great_duke disse...

Concordo que o Presidente deve (tem) de manter a sua palavra, mas o apuramento ainda vai a meio. Eu sei que é quase impossível, mas as coisas podem mudar depressa. Imaginem que conseguimos ganhar 4 jogos para o ano (incluíndo o da Rússia). Será que não dará para ultrapassar os russos? Penso que as contas com o Presidente deverão ser ajustadas sim, mas só daqui a um ano.

Anónimo disse...

Concordo com o Great Duke. O presidente da FPR TEM que manter a palavra, mas não tem que se demitir já, uma vez que teoricamente a qualificação ainda é possível.