26 de março de 2013

LINCES, TÓQUIO E MOSCOVO

Concluídas seis das oito ou nove etapas do Circuito Mundial que contarão com a presença da seleção portuguesa, apresentamos hoje quadros resumos da participação dos Linces, quer em termos de jogadores, quer em termos de resultados, quer ainda em termos da evolução da sua classificação no ranking da IRB.

E é mesmo por aqui que vamos começar, apresentando um gráfico onde pode observar a evolução dos Linces ao longo da época.


A primeira linha diz-lhe como evoluiu de torneio para torneio a pontuação da equipa, que começou com um ponto na Austrália, para depois conseguir 10 pontos no Dubai e África do Sul, baixando de novo na Nova Zelândia e Estados Unidos, voltando aos 10 pontos em Hong Kong.

A segunda linha deve ser vista em conjunto com a quarta, sendo esta a linha de pontos da posição 12 do ranking.

A equipa posicionada na 12ª posição do ranking é a primeira das que estão automaticamente apuradas como Equipas Residentes para 2013-14, e a segunda linha representa a posição de Portugal - neste momento Portugal está a um ponto da posição 12.

Finalmente temos a linha da posição dos Linces no ranking, que deve ser vista na ordem inversa, ou seja, quanto mais pontos, menor a posição: a pior posição foi obtida no primeiro torneio, tendo melhorado nos dois seguintes, para voltar a desce na Nova Zelândia e Estados Unidos, voltando a subir em Hong Kong.

Fique também com o ranking depois do torneio deste fim de semana.


Repare que Portugal conta com três presenças na fase final da competição principal - identificadas por um mínimo de 10 pontos - mais por exemplo que a Inglaterra que apenas conta com uma presença, mas os Linces acabam por ser altamente prejudicados por não conseguirem senão o ponto de presença nas vezes em que disputou a Bowl...

Veja agora o quadro resumo da participação dos jogadores portugueses, começando pelo quadro referente a Hong Kong, e depois o acumulado nos seis torneios.


Cinco jogadores estiveram na equipa de início em todos os jogos - Duarte Moreira, Pedro Leal, Frederico Oliveira, Pedro Bettencourt e Miguel Lucas - enquanto Nuno Sousa Guedes, Nuno Penha e Costa e João Lino não alinharam de início em nenhuma partida.

Pedro Leal transformou sete dos 12 ensaios marcados (58,3%) e Duarte Moreira foi o melhor marcador da equipa com cinco ensaios à sua conta (25 pontos).


Por aqui se vê que os Linces marcaram um total de 57 ensaios, dos quais 35 foram transformados (61,4%).

Do total de 358 pontos marcados, Pedro Leal comanda a lista dos marcadores com 70 pontos (5 ensaios e 21 transformações em 34 tentadas, ou seja 61,7%, logo seguido de Duarte Moreira com 65 (13 ensaios).

Diogo Miranda com 51 pontos é o terceiro, com 5 ensaios e 13 transformações em 22 tentadas (59%), e depois vêm Frederico Oliveira e José Vareta com 30 pontos cada (6 ensaios).

No quadro pode ainda ver o número de torneios em que cada jogador participou, e quantos jogos poderia ter realizado no total dos torneios, e também pode observar como foi feita a utilização de cada jogador, com o número de vezes que esteve no VII inicial, quantas vezes foi substituto utilizado e em quantos jogos não foi utilizado

Quanto à disciplina, Miguel Lucas é o mais condecorado, com dois amarelos, seguido de José Vareta e Pedro Leal, com um amarelo cada.

Vamos finalmente ver o quadro dos resultados obtidos por Portugal até agora no Circuito deste ano.


Como pode observar, apenas na África do Sul (Port Elizabeth) Portugal teve um saldo positivo tanto no numero de vitórias, quanto no saldo de pontos marcados/sofridos.

As oito vitórias em 30 jogos realizados representam cerca de 26,6 %, e os 360 pontos marcados (uma média de 12 pontos por jogo) são o espelho da ineficácia da nossa equipa nacional.

Por outro lado, e para terminarmos este assunto, em três dos torneios - Austrália, Dubai e Nova Zelândia - sofremos mais de 100 pontos, o que também nos diz qualquer coisa sobre a eficácia da nossa defesa...

CAMPEONATO DO MUNDO DE 2013, EM MOSCOVO
A IRB anunciou na passada semana o sorteio dos jogos da fase de apuramento do Mundial de 2013, a realizar em Moscovo, de 28 a 30 de Junho.

Fique com o respetivo quadro, com particular destaque para o Grupo F em que participa Portugal.


TÓQUIO SEVENS
No último dia do Torneio de Hong Kong, foi também anunciada a composição dos grupos e a ordem dos jogos do torneio de Tóquio, que se realiza já neste fim de semana, ficando aqui também, o quadro respetivo.

Note que os adversários de Portugal serão, desta vez, a Espanha, a África do Sul e as ilhas Fiji.

Tarefa bem difícil para os portugueses, mas com possibilidade de apuramento, se os blitzbokke repetirem as exibições de Hong Kong...

E temos sempre a possibilidade de vencer as Fiji - algum dia isso vai acontecer!
Porque não agora?


6 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa analise! Parabéns. Está cá tudo

Manuel Cabral disse...

Os quadros apresentados foram corrigidos esta manhã, pois havia uma pequena incorrecção, e aproveitamos para incluir as informações completas sobre a utilização de cada jogador, numero de torneios que disputou, numero de jogos que poderia ter realizado, e ainda o numero de jogos em que não foi utilizado.

Anónimo disse...

Afinal O Cantinho do Presidente voltou!

http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?opm=25&id=10601&id2=25

Anónimo disse...

Delirante http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?opm=25&id=10601&id2=2Ridículo, infantil. É verdade que o presidente se mete nas convocatória, que escolhe os jogadores e promete-lhes mundos e fundos

Anónimo disse...

Dá vontade de perguntar mas quem é que contratou o Errol?

Great_duke disse...

Embora não conhecendo o teor da entrevista do Errol Brain, acho indecente a forma como o Presidente se descarta de toda a responsabilidade no texto publicado no site da FPR.
Quem tem visto os meus comentários sabe que eu não sou nem pro, nem contra o Presidente (sou apenas pro um rugby português em progressão ascencional), nem ter qq interesse nas guerras internas do rugby nacional, pelo que não me poderão levar a mal afirmar que recordo bem que foi uma decisão do presidente a contratação do Errol.
É despudorada esta forma de agir...