15 de abril de 2015

NÚCLEO DA LOUSÃ VENCE BAIRRADA E DEIXA LUGAR ABERTO NAS MEIAS*

* José Silva
Jogou-se a penúltima jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, Zona Norte/Centros, com 3 jogos, dois de extrema importância  pois neles participavam as equipas que ainda podem participar na fase final – e um terceiro, para cumprir calendário, entre primeiro e último classificado.

Olhamos também para os jogos da derradeira jornada que vai, finalmente, decidir quem acompanha o Guimarães, FC Tecnologia e CR Técnico…


Num belo dia soalheiro, no campo da Moita, os locais receberam o Núcleo de Rugby da Lousã num jogo que em caso de vitória dos locais teria carimbado o passaporte para meias-finais.
Mas os jogos ganham-se dentro do campo e o que vimos no relvado foi um belo jogo de Rugby.
Começou melhor a Lousã, que logo na jogada inaugural da partida por pouco não marcou um ensaio após uma intercepção de um passe dos bairradinos.
Não marcou aí mas marcou e converteu uns minutos depois para deixar o resultado em 7-0.
Os locais cresceram dentro do campo e foram à procura dos ensaios que finalmente chegaram pouco antes do intervalo.  
Ao intervalo 10-7 e a barriga cheia de um excelente Rugby.
Na segunda parte começou melhor o Bairrada com um ensaio madrugador que levou ao rubro o muito público presente (é admirável a quantidade de gente que se vê nos jogos na Aldeia do Rugby) mas aos poucos e poucos a maior experiência  (e peso) dos serranos, e as várias lesões nos locais tornaram a melée da casa confrangedora.
Apesar de tudo os jovens bairradinos faziam mossa pela sua linha atrasadas.
Durante a segunda parte as equipas foram-se alternando na marcação de ensaios, até aos últimos minutos onde o maior poderio físico dos serranos foi decisivo.
Os da casa acabaram o jogo desesperadamente a tentar marcar o ensaio que lhes daria um precioso empate – e quase, quase que conseguiram…
Foi um jogo muito interessante de seguir,  a espaços bem jogado, emocionante, com um ritmo acima da média da Segundona.
Os serranos com um plantel muito mais vasto à disposição – apesar de só descobrimos dois ou três da artilharia pesada, todo o restante equipamento era bem pesadote - ganhou a uma jovem equipa da Bairrada que tem muito para dar, que apesar de batida na melée nunca virou a cara à luta.
Repito; duas boas equipas, um belo jogo, um árbitro que nem se deu conta que lá estava (e é assim que deve ser). Bela tarde.


Em Famalicão a equipa local cumpriu o seu papel e derrotou os estudantes da cidade da ria por números claros.
Vitória com ponto bónus assegurado e mantém as boas hipóteses de seguir em frente.


Em Braga os gladiadores despediram-se do Nacional com uma derrota, esperada, frente ao já confirmado semifinalista e líder da Zona Norte/Centro.

Com estes resultados fica assim a classificação quando falta apenas um jornada para terminar a fase regular


Pelo que;
Guimarães já assegurou o primeiro lugar do grupo, mesmo que perca com Bairrada
Se Bairrada ganhar assegura presença na meia-final
Se Bairrada empatar assegura presença na meia final
Se Famalicão ganhar e Bairrada fizer ponto bónus, Bairrada acaba em 2ª lugar
Se Famalicão ganhar  com ponto bónus e ficar empatado com Bairrada, passa à meia-final pois fica com mais uma vitória (1ª factor desempate)


Jogo grande em Guimarães onde os bravos recebem um Bairrada aflito a precisar de dois pontos.
Os locais encontram-se mais folgados pois já garantiram o primeiro lugar do grupo, mas não tirar o pé do travão pois os bairradinos devem chegar com o gás todo pois para os homens da Moita trata-se de uma autêntica final, e para não ficar agarrado à calculadora, mas vale tentar esfolar desde logo o bicho. Jogo grande em perspectiva.
Por princípio daríamos ligeira vantagem ao Guimarães, mas num jogo com estas características…vai dar faísca!
corrigido em 15/4/2015

 O Famalicão recebe uma das incógnitas da prova, pois de putativo candidato passou a desilusão e no final lá veio dar um arzinho da sua graça, mas será sempre uma incógnita.
Seja como for os homens de Famalicão só têm de fazer o que estiver ao seu alcance e tentar ganhar o jogo e …esperar  pelo resultado de Guimarães.
Os charruas é que não devem estar muito preocupados com estas contas e imaginamos que queiram acabar a época com uma vitória.
Relembro que os charruas foram os únicos a vencer o Guimarães e perderam apenas por quatro pontos com o Famalicão em Coimbra.
Jogo que poderá ser muito intenso, interessante de seguir se a Agrária se apresentar em força.

2 comentários:

Luis Moutinho disse...

A Agrária não venceu o Famalicão em Coimbra...

Unknown disse...

Claro que não.
Ao fazer a tabela do histórico dos resultados fiz copy/paste e não inverti o resultado.
As minhas desculpas.