11 de abril de 2015

BENFICA VENCE BEM E GARANTE PRESENÇA NAS MEIAS FINAIS

Vitória clara e merecida do Benfica Rugby frente ao Caldas Rugby Clube por 34-6 na disputa do apuramento para as meias finais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Época 2014-2015.

Na Sobreda e com público escasso - um dos jogos da pré-eliminatória da segunda competição nacional não mereceu o interesse de publico nem de adeptos da modalidade, embora tenha sido um dia primaveril e num "pitch" em ótimas condições - assistiu-se a um bom jogo de Rugby.


Entrada forte do Benfica, mas jogo logo equilibrado pelos Pelicanos.
E foi nesta toada de equilíbrio que decorreram os primeiros vinte minutos (a equipa de arbitragem optou, e bem, por intervalar cada uma das partes para recuperação dos jogadores face à temperatura ambiente elevada em que a partida decorreu). 
O marcador apenas registou, aos 9 minutos, a transformação de uma penalidade pelo nº 10 do Benfica. 
Ambas as equipas tiveram uma boa oportunidade de fazer toque de meta, mas abortadas por erros de manuseamento na finalização das jogadas.

Nos segundos 20 minutos do primeiro tempo, a toada do jogo manteve-se, boas fases de ambas as equipas, mas sem alteração no marcador. 
Nos últimos 5 minutos, contudo e após saída por lesão do nº 15 do Caldas, o Benfica conseguiu encadear uma boa jogada de penetração da sua linha de 3/4 e obteve o toque de meta. 
Uma penalidade para cada lado e o intervalo chegou com 11-3 a favor da equipa da casa.

Na segunda parte o jogo manteve-se equilibrado até aos 13 minutos (uma penalidade para cada lado, transformadas), momento em que o Benfica, aproveitando excelentemente uma jogada de contra-ataque dos seus 3/4 e médios - que jogaram muito concentrados e interpretando corretamente o sentido do jogo - conseguiu o segundo ensaio, bem transformado pelo seu nº 10, colocando o resultado em 19-6.

A partir daqui só deu Benfica, defendendo aguerridamente - o Caldas teve algumas oportunidades de chegar ao toque de meta mas sempre bem contrariadas pela linha do Benfica, levando os Pelicanos ao erro - e explorando o seu jogo de 3/4, de que resultou mais um ensaio, aos 19 minutos, este transformado e uma penalidade bem transformada aos 22 minutos. 
Registe-se a atitude dos Pelicanos procurando até ao fim alterar o marcador, vindo a sofrer o quarto toque de meta aos 80 minutos, fruto de mais um contra-ataque encarnado.

Bom jogo do Benfica - o seu pack avançado ganhou todas as melées e alinhamentos de introdução própria e conquistou 35% dos alinhamentos adversários e 20% das melées do Caldas - muito principalmente dos seus médios e linhas atrasadas onde a experiência e nível de jogador do Filipe Grenho e do nº 10 Tiago Sá, fazem a diferença.

Partida menos conseguida dos Caldas, principalmente na segunda parte, que não soube contrariar a experiência e o jogo de melhor qualidade do adversário.

No próximo fim de semana o Benfica defronta o Évora, em Évora, no jogo das meias finais da Primeirona.

Sem comentários: