18 de abril de 2015

NOVO CAMPEONATO DE RUGBY DA ÁSIA COMEÇOU HOJE *

Começou este fim de semana a mais importante competição da Ásia, agora com um novo formato e uma nova designação, abandonando o sistema de cinco equipas e a designação de Asia 5 Nations, e passando a ser disputada apenas por três equipas e adoptando o nome de Asia Rugby Championship (ARC).

Também na competição feminina houve alterações, mudando de quatro para três participantes e com a designação de Asia Women Rugby Championship (AWRC).

Na competição masculina participam o Japão, que venceu todos os sete títulos do Asia 5 Nations, Hong Kong, o segundo classificado de 2014 e a Coreia, que terminou no terceiro lugar, que disputarão o Campeonato no sistema de duas voltas, ao longo de sete semanas.

Na jornada inaugural, disputada hoje no Namdong Asiad Rugby Field em Incheon, na zona urbana de Seul, o Japão bateu a Coreia por 56-30, prosseguindo a competição no próximo final de semana quando Hong Kong recebe a Coreia no Hong Kong Footbal Stadium.

As Filipinas e o Sri Lanka, os quarto e quinto colocados da derradeira Asia 5 Nations, em 2014, foram encaminhadas para Divisão I da Ásia em 2015.

RESTRUTURAÇÃO
"Reorganizámos a estrutura das nossas competições principais, tanto masculina como feminina, para ajudar a criar oportunidades para as equipas de topo jogarem mais encontros contra adversários da banda de alto desempenho da World Rugby" disse o presidente da ARFU, Trevor Gregory,

O Japão é a única equipe asiática do segundo nível da banda de alto desempenho da World Rugby. enquanto Hong Kong e Coréia estão no próximo nível - a banda de desempenho - enquanto o resto da Ásia se encontra na faixa de desenvolvimento.

"Nosso objetivo é tentar conseguir levar mais países asiáticos para a banda de desempenho, e, finalmente, para os níveis do alto desempenho. 
Os países da banda de desempenho precisam de disputar pelo menos 10 jogos por ano e o novo sistema de prova em duas voltas do Ásia Rugby Championship é um primeiro passo rumo a essa meta ", disse Gregory.

Embora o novo sistema não inclua a promoção obrigatória do vencedor da I Divisão, este pode optar por desafiar a equipe que termine o ARC de 2015 na última posição, pelo direito de participar na competição em 2016.

Se realizada, a partida terá lugar no país de origem do terceiro colocado do ARC, no dia 6 de Junho. A partir de 2016, a promoção/despromoção voltará a ser uma característica regular, com um jogo obrigatório entre o último da ARC e o primeiro da Divisão I, para determinar a composição das divisões para a época seguinte.

CALENDÁRIO DA COMPETIÇÃO
18 Abril: Coreia 30-56 Japão - Namdong Asiad Rugby Stadium
25 Abril: Kong Kong-Coreia - Hong Kong Football Club
2 Maio: Japão-Hong Kong - Prince Chichibu Memorial Stadium, Tóquio
9 Maio: Japão-Coreia - Level 5 Stadium, Fukuoka
16 Maio: Coreia-Hong Kong - Namdong Rugby Stadium
23 Maio: Hong Kong-Japão - Aberdeen Stadium, Hong Kong


* Com World Rugby

Sem comentários: