11 de abril de 2015

CLUBES COMENTAM QUARTOS DE FINAL DA PRIMEIRONA

A pré-eliminatória da Primeirona reúne quatro das melhores equipas da divisão, que vão lutar por um lugar nas meias finais, frente às duas melhores da categoria, e o Mão de Mestre publicou na quinta feira o seu comentário a estes jogos

No entanto, o Mão de Mestre pediu aos responsáveis de cada uma das equipas um comentário à sua presença nesta fase da prova, e ao que se passou com as equipas ao longo da época, o que todos os contactados aceitaram fazer e hoje publicam-se esses comentários, recordando que o Benfica-Caldas se realiza hoje às 14 horas na Sobreda da Caparica, e o Santarém-Sporting terá lugar amanhã, às 15 horas, em Santarém


O rugby do Benfica a comemorar os seus 90 anos de existência, tem no regresso a Lisboa de todos os seus escalões, a oportunidade de relançar a formação, que permita, tal como no passado, gerar jogadores e equipas competitivas e vencedoras.
É com este espirito que a equipa senior do Benfica encara o play off, determinada a vencer pela terceira vez esta época a equipa do Caldas.
Para concretizar tal objectivo precisamos ser fortes mentalmente e eficazes em todos os momentos do jogo.
Os jovens jogadores do Benfica precisam de ganhar maturidade nestes jogos onde a exigência cresce e a margem de erro diminui. Queremos estar de novo nas meias finais!

Esta época foi desde o inicio perspectivada na promoção de jovens jogadores provenientes dos escalões de formação.
Algo que não acontecia há várias épocas.
Dar experiência competitiva a estes jogadores é a prioridade, sabendo que os resultados nesta aposta serão progressivos.
É um período de transição onde jogadores mais experientes vão sendo substituídos por estes jovens.
Na próxima época esta tendência vai aumentar com a ascensão de mais jogadores dos escalões de formação.
Pensamos ser o caminho certo, que tão bons resultados deu no passado, e que orgulham todos que contribuíram para todas as vitorias alcançadas!

Falando da próxima época é no mínimo preocupante não se saber ainda que modelos competitivos vão existir.
Os clubes tão criticados pela sua falta de organização e planeamento, perante tal indefinição, ficam à espera que o(s) grande (s) decisor(es), comuniquem como e quando.
Reduzir e estratificar equipas, estimulando os melhores jogadores a transferirem-se para uma elite de clubes é condenar a prazo o rugby português.
José Mendes Silva, Treinador


Um dos objectivos do Caldas RC já está atingido. Marcar presença, mais uma vez no Play-Off. 
O caminho foi duro e com inúmeras dificuldades imprevistas, nomeadamente a perda de vários jogadores, a título definitivo, por lesão. 
Para além de outras lesões que ao longo da prova foram inibindo a equipa de se apresentar sempre no seu máximo potencial.
No entanto, com a evolução que a equipa e os seus jovens atletas sofreram nos últimos 2/3 anos, conseguiu-se superar essas dificuldades e atingir este primeiro objectivo.

Agora, vamos tentar atingir o segundo objectivo. O Top 4.
No próximo Sábado é a primeira de três finais. É o mata-mata, em que tudo pode acontecer. 
Reconhecemos o valor e o potencial do nosso adversário, claro favorito e sobre quem recai a responsabilidade da vitória, mas os jovens caldenses já mostraram que não viram a cara à luta e que, quando ninguém deles espera nada, surpreendem.

Uma coisa é garantida. Será um jogo de rugby muito interessante, que queremos ganhar e em que esperamos dignificar este fantástico desporto.
Mas mesmo que a derrota surja e o nosso campeonato termine, de uma coisa temos a certeza. 
Os nossos jogadores Honraram sempre a sua camisola, o seu clube e a sua cidade.
António Vidigal, Presidente


O Rugby Clube de Santarém já ganhou! 
Já ganhou porque mostrou ao longo desta época que a vontade vence muitas adversidades. Fiel aos princípios de lealdade e desportivismo, superou golpes baixos.
Já ganhou porque ultrapassou um princípio de época sobressaltada e demonstrou que se tivesse “arrancado” mais cedo estaria provavelmente ainda mais acima na tabela.
Já ganhou porque formou uma equipa muito jovem, quase na totalidade composta por atletas formados na nossa escola de rugby (mesmo que alguns tenham saído temporariamente), não precisando de contratações externas. 
Aliás, até vamos jogar no Domingo contra atletas formados nesta mesma escola.
Já ganhou porque sempre mostrou o verdadeiro espírito do rugby nas suas relações com atletas, adversários, amigos e instituições.
E já ganhou porque está a construir um complexo desportivo a partir do (quase) nada e com o esforço dos seus membros. 
O apoio das famílias, a adesão dos atletas (desde o mais pequenos) é impressionante e uma enorme recompensa para os que dedicam os seus tempos livre a construir um GRANDE clube

Quanto ao jogo que vença o melhor e que os melhores sejam os cavaleiros do RUGBY CLUBE DE SANTARÉM.
George Stilwell, Presidente


Chegamos a este playoff como 5º classificado da fase regular, disputando a passagem à meia-final com o 4º classificado em sua casa, por esse facto consideramos que o Rugby Clube de Santarém é favorito. 
Considerar o adversário como favorito além de ser demonstrativo do respeito que o Rugby do Sporting Clube de Portugal tem pelo RCS, é igualmente o reconhecimento pela boa época, essencialmente na segunda metade, que o RCS efectuou.

O próximo fim-de-semana, será histórico para o Rugby do Sporting Clube de Portugal, pois além de termos o jogo em Santarém, iremos disputar no Sábado, o playoff em Sub-23, defrontando o CDUP no Porto. 
Igualmente a coexistência dos dois jogos no mesmo fim-de-semana, coloca pressão e dificuldade extra para a nossa equipa, algo que, não obstante o referido, nos enche de orgulho e nenhum resultado negativo em Santarém nos tirará esse sentimento enorme.

Independentemente do referido, temos ambições, objetivos e acima de tudo temos um símbolo ao peito que nos “obriga” a entrar em cada jogo com a certeza que tudo faremos para o dignificar. 
Sabemos que só um Sporting muito forte, fisicamente e animicamente, poderá ter sucesso neste jogo.
Em perspectiva um grande duelo, entre duas boas equipas e que irão colocar todos os esforços em campo para que a época não acabe no próximo Domingo.

Se olharmos para a classificação da fase regular, o 5º lugar alcançado significa uma melhoria relativamente ao ano passado, onde terminámos em 6º lugar, por este registo podemos considerar a época positiva.
A verdade é que nunca colocámos o nosso objectivo em classificações, sabíamos que a manutenção era essencial, que a passagem ao playoff seria um bom registo, mas um projecto que se quer sustentado a médio/longo prazo não pode ficar “preso” a eventos meramente estatísticos.
Para a história e para a análise de uma época acima das expectativas, realço os seguintes marcos da nossa época:
1ª Transmissão televisiva de um jogo de Rugby do Sporting Clube de Portugal
1ª Transmissão televisiva de um jogo de Rugby da 1ª Divisão
1ª Transmissão televisiva de um derby Lisboeta em Rugby
Participação no Campeonato de Sub-23, ao lado das principais equipas do Rugby Nacional
Lançamento do” Banco de chuteiras solidárias”
1ª Participação no Youth Festival com 3 escalões (sub-13; sub-15; sub17)
1ª convocatória de um jogador do Rugby do Sporting Clube de Portugal para a seleção de Sub19
Entre muitos outros “degraus” que subimos no nosso caminho e que nos faz olhar para o nosso lema ainda com mais esperança e ambição. “O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO”.
João Tiago Pereira da Silva, Diretor Técnico




Sem comentários: