15 de abril de 2015

CR TÉCNICO E FC TECNOLOGIA NAS MEIAS FINAIS DA SEGUNDONA

Com as vitórias da FC Tecnologia em Borba por 10-7, e do CR Técnico em Lisboa frente ao Belas por 43-7, estão encontrados os apurados da zona Sul/Lisboa  para a fase final do nacional da 2ª Divisão.

Na verdade os resultados do próximo final de semana já não podem alterar a posição das duas primeiras equipas da zona, que no entanto vão ter que aguardar pela última jornada da zona Centro/Norte para conhecerem os seus adversários das meias finais.

A única coisa que já se sabe - consta dos regulamentos... - é que o CR Técnico vai defrontar o segundo classificado da zona Centro/Norte, na condição de visitante, e que a FC Tecnologia defronta o vencedor daquela zona, em casa, na primeira mão das meias finais.

CR BORBA 7-10 FC TECNOLOGIA (1-1)
A FCT tinha que vencer para garantir antecipadamente a presença nas meias finais, e cumpriu o seu objectivo, embora a réplica dos alentejanos seja de ter em conta, considerando que o clube continuará a crescer.
Embora não tenha conseguido melhor que duas vitórias em toda a época a verdade é que algumas das derrotas dos borbenses foram acompanhadas do bónus defensivo, o que é um sinal positivo.
Os tecnólogos apesar do empate concedido frente ao Belas acabaram por não ter dificuldades na qualificação e podem encontrar nas meias finais o mesmo adversário da época passada, o Guimarães, que os eliminou no prolongamento do jogo da segunda mão.

CR TÉCNICO 43-7 BELAS RC (7-1)
Um jogo que podia relançar os esquilos na corrida do apuramento, entusiasmados com o resultado da primeira volta, mas que não correspondeu às expectativas e acabou por ser um passeio para os engenheiros que nunca viram a sua superioridade posta em causa...
O Técnico avança assim para a derradeira jornada com uma confortável vantagem sobre o segundo classificado, o que desde logo deixa de fora qualquer hipótese de perder a liderança.

Veja a classificação actualizada e o quadro dos jogos do próximo final de semana.


Como já dissemos a classificação da prova está definida, quer no que respeita às equipas apuradas para a fase final, quer no que respeita às restantes posições na tabela, já que o Borba vai descansar, o Belas não tem como alcançar a FCT e o Sobredense não pode largar a última posição.
Será portanto uma jornada apenas de cumprimento de calendário.


FC TECNOLOGIA - CR TÉCNICO
Sobreda, domingo, 15 horas
Jogo da 1ª volta
CR Técnico 15-10 FC Tecnologia

Apesar de tudo estar definido quanto à tabela classificativa, este será um encontro interessante de seguir, já que vai permitir avaliar a disposição de cada uma das equipas quanto à sua participação na fase final, e eventual subida de divisão.
Recorde-se que a equipa do CR Técnico, embora seja um satélite da equipa do IS Técnico, pode subir à Primeirona, já que o IS Técnico milita na Divisão de Honra, ou seja, não se encontra numa divisão a que o CR Técnico tenha acesso.
Claro que esta situação regulamentar não é satisfatória, já que para evitar que as duas equipas acabem por disputar a mesma divisão, uma delas pode acabar por ter que ser rebaixada administrativamente.
Claro que neste momento isso parece impossível de acontecer, já que o IS Técnico terminou a fase final da DH na terceira posição, e venceu a pré-eliminatória da prova.
Mas não podemos esquecer que os engenheiros apenas não foram rebaixados em 2011-12 porque a DH foi alargada de oito para 10 equipas.
Ora como o Regulamento Para Clube Satélite pervê a impossibilidade de satélite e principal disputarem a mesma divisão, caso o IS Técnico venha a ser rebaixado para a Primeirona, o CR Técnico, mesmo que tenha o direito desportivo de disputar essa divisão, não o poderá fazer...
Enfim, mais um regulamento a necessitar de revisão...


BELAS RC - CRI SOBREDENSE
Belas, domingo, 15 horas
Jogo da 1ª volta
CRI Sobredense 0-5 Belas RC

A vitória por 5-0 registada na primeira volta do Belas em casa do Sobredense não deve ser do agrado do Belas, que já tem, pelo segundo ano seguido, o terceiro lugar assegurado na fase de apuramento, e esta será uma excelente oportunidade para esclarecer qual a real diferença entre as duas equipas.
Um jogo que promete pela entrega dos jogadores à ideia da vitória, mas que não vai trazer nada de novo sob o ponto de vista técnico.
Enfim, duas equipas que terminam aqui a sua actividade de rugby de XV, e que vão ter que puxar pela imaginação para estarem vivas daqui a seis meses, quando começar a época 2015-16.

Sem comentários: