6 de abril de 2015

PORTUGAL SUB-18 OBTÉM SEXTO LUGAR NO EUROPEU

Portugal perde com o País de Gales por 8-38 no Europeu de sub-18, Divisão Elite, mas obtém a sua melhor classificação de sempre na competição graças à vitória na segunda jornada frente à Escócia.

Este foi o quarto ano seguido em que Portugal participou da Divisão Elite, sempre em consequência do apuramento conseguido em torneios de qualificação, e a vitória sobre os escoceses foi a primeira que conseguiu na competição.

Pela lógica desportiva Portugal estará assim livre do referido torneio de qualificação, que deverá ser disputado pela Escócia - última classificada da Divisão Elite, e pela Rússia e Bélgica, as duas primeiras da Divisão A, mas nestas coisas do rugby, nem sempre o que é lógico, acontece...


Na verdade em 2011 as equipas britânicas, nomeadamente a Irlanda, a Inglaterra, o País de Gales e ainda a França, aceitaram participar num novo campeonato da Europa, desde que não estivessem sujeitas a rebaixamento, mas em 2012, com a Elite alargada de quatro para oito equipas, com o apuramento através da Divisão A da Escócia e da Itália, a que se juntaram Portugal e Geórgia através do torneio de qualificação, aquela prerrogativa foi alargada aos escoceses e italianos, como se pode verificar no quadro que apresentamos.

Na verdade em 2012 a Geórgia conseguiu a sexta posição, mas foi obrigada a participar de novo no torneio de qualificação em benefício da Itália, que apesar de sétima, conservou a sua posição na Divisão Elite.

Esta situação absolutamente contrária a qualquer norma desportiva levantou na altura alguma celeuma, mas acabou por acontecer.
No entanto a Rugby Europe (na altura FIRA-AER) resolveu reduzir o número de equipas participantes no torneio de qualificação de quatro para três, apenas incluindo a última classificada da Elite.
Que foi, em todos os três anos seguintes, Portugal.

Agora que um dos intocáveis está na cauda da tabela, a pergunta que se levanta é: vai ser seguido um critério desportivo, ou vamos assistir a mais uma chapelada dos senhores do rugby e veremos Portugal a ser obrigado a participar de novo no torneio de qualificação, em benefício da Escócia e da Irlanda?


Veja o quadro completo dos resultados desta edição do campeonato, o Boletim do Jogo Portugal-País de Gales e também o quadro completo dos resultados da nossa equipa desde 2011, ano da introdução da Divisão de Elite, apenas com quatro equipas.
Finalmente veja os quadros completos dos resultados das Divisões A e B, que se realizaram em simultâneo com a Divisão A - na semana que agora começa terão lugar os jogos da Divisões C e D, que completam o quadro competitivo europeu no escalão de Sub-18.

DIVISÃO ELITE



DIVISÃO A

DIVISÃO B

Sem comentários: