5 de abril de 2015

PORTUGAL GANHA SHIELD, INGLATERRA LEVANTA A CUP EM TÓQUIO

Portugal vence o Shield em Tóquio, batendo a Argentina na final por 12-7, e encerra a sua participação na sétima etapa do Circuito Mundial de uma forma positiva.

Apesar disso, o dia começou mal para os Linces, que foram derrotados pelos Estados Unidos nos quartos de final da Bowl por 39-0 - note-se que os americanos vieram a sagrar-se vencedores daquela competição, batendo a Austrália (na morte súbita) por 17-12.


A equipa viu-se privada da participação do seu capitão Diogo Mateus nos dois últimos encontros, que teve uma lesão aparentemente no ombro.

Com esta vitória no Shield, e com as duas derrotas que os japoneses sofreram hoje na Cup, Portugal mantém-se na 14ª posição no ranking da competição, mas o Japão reduziu substancialmente a distância que o separa dos portugueses, que ficou agora em oito pontos apenas, quando ainda temos duas etapas pela frente - Glasgow e Londres.

A melhor notícia para os portugueses foi, curiosamente, a excelente participação da Inglaterra em Tóquio e a relegação da Austrália para a disputa da Bowl, o que valeu aos ingleses a entrada no grupo das quatro equipas que se apuram directamente para os Jogos Olímpicos, ultrapassando os australianos na tabela do ranking da competição.

Entretanto a Nova Zelândia - afastada da luta pelo título  pela segunda vez na época - venceu a Escócia na final da Plate por 21-14, enquanto as Fiji bateram o Canadá pelo 3º lugar por 21-19, e o mais significativo destes dois jogos foi o equilíbrio verificado entre as equipas, com o resultado a ser definido apenas nos últimos segundos das partidas.

A Inglaterra venceu o torneio derrotando na final a África do Sul por 21-14, com 7-7 ao intervalo - note-se que todas as finais foram ganhas por sete pontos ou menos de diferença! - e com isso alcançou os 100 pontos no ranking, deixando a Austrália a nove pontos de distância, enquanto a África do Sul se mantém na liderança, tendo conquistado pontos importantíssimos às Fiji e à Nova Zelândia, que ocupam a segunda e terceira posição na tabela.

Esta foi a primeira vitória da época dos ingleses, que já tinham estado na final em Wellington, mas onde foram batidos pela Nova Zelândia, enquanto os sul-africanos perderam a primeira das três finais em que participaram até agora - a Inglaterra não vencia um torneio no Circuito desde Fevereiro de 2013, quando bateu o Quénia por 24-19 em Wellington.

O torneio de Tóquio e o conjunto dos resultados verificados parecem indicar que começa a existir um maior equilíbrio entre um maior número de equipas, e isto deverá estar directamente ligado à aproximação dos Jogos Olímpicos e ao interesse que um maior número de Federações estão dando à modalidade.
Assim, as próximas etapas do Circuito - e também as do Grand Prix Sevens que começa em Junho - devem confirmar esta tendência.

Quanto a Portugal, temos assistido a algumas excelentes exibições da equipa, como temos relatado, e das quais se destacam a vitória sobre a Austrália e o empate sobre a Nova Zelândia, mas é notória a falta de consistência da equipa, que não consegue manter o mesmo nível competitivo ao longo de um torneio, e as dificuldades da sua constituição para cada um deles.

Fique com o quadro completo dos resultados em Tóquio, e com o ranking actualizado da competição.
O próximo, e penúltimo, torneio do Circuito deste ano terá lugar em Glasgow nos dias 9 e 10 de Maio.



1 comentário:

Claudio disse...

Acho que deveríamos chamar o Pedro Bettencourt e até mesmo o Zé Lima para Londres (17 de Maio) e, se fosse possível, mas parece mais complicado por terem jogos em França, também para Glasgow (10 de Maio)
Portugal tem mesmo que evitar que o Japão passe pela frente e isso supõe alguns sacrifícios.