25 de abril de 2015

DIREITO VENCE CDUL E É O NOVO CAMPEÃO NACIONAL

Direito é o novo campeão nacional, recuperando o título que tinha perdido no ano passado para o seu adversário de hoje, numa partida de grande emoção, disputada centímetro a centímetro e minuto a minuto, com uma correcção exemplar e sem casos disciplinares, dirigida com maestria por Afonso Nogueira.

Confirma a tendência dos campeonatos decididos em sistema de eliminação directa, o primeiro da Fase de Apuramento, o CDUL, é vencido na final, apesar da réplica extraordinária que ofereceu, e que manteve a decisão em dúvida até ao apito final.


Uma primeira parte marcada por dois ensaios de Direito que não foram suficientes para dar uma confortável vantagem aos advogados, já que o CDUL a partir dos 20 minutos conseguiu tomar conta do jogo e capitalizar os pontapés de Pedro Cabral que transformou três dos cinco que teve à sua disposição.
Dois packs de avançados poderosos e consistentes, duas defesas corajosas e eficientes, apesar dos ensaios concedidos pelo CDUL, mas um Direito que acabou por ser prejudicado pelo excesso de faltas que cometeu.
Nos alinhamentos esteve melhor o CDUL, enquanto nos rucks o equilíbrio dominasse, e ficou na retina a imagem de um maul dinâmico que os advogados conduziram durante cerca de 20 metros, já na parte final do primeiro tempo.
Ao intervalo os 10-9 favoráveis à equipa de Monsanto eram reflexo do que se tinha passado em campo.

Começou melhor o Direito no segundo tempo, mas acabou por ser o CDUL a conseguir aos 17 minutos o seu primeiro ensaio, transformado, e a passar para a frente do marcador pela primeira vez na partida, registando no marcador uns favoráveis 19-16, numa altura em que os advogados estavam reduzidos a 14 jogadores, por amarelo a João Travassos.
O jogo manteve o seu ritmo de parada e resposta que levou, poucos minutos depois, Direito a recuperar a liderança com um ensaio transformado e o registo de 23-19.
O CDUL não baixou os braços e quase marcava, mas aos 34 minutos foi novamente o pé de Gonçalo Malheiros a mexer no marcador e a aumentar a vantagem para 26-19, numa altura em que o CDUL se viu reduzido a 14, por amarelo exibido a Francisco Appleton.
Com quatro minutos por jogar e com uma diferença de sete pontos entre as equipas, manteve-se a incerteza quanto ao resultado final, com um esforço final do CDUL que no entanto não foi suficiente para evitar a vitória e o 10º título do Grupo Desportivo de Direito!

Um registo especial para o médio de abertura de Direito, Gonçalo Malheiro, que se despediu dos relvados depois de uma carreira de grande mérito em que defendeu as cores do CDUP, do Direito e da selecção nacional que representou por em 41 ocasiões, e que teve ainda o privilégio de ter vestido a exclusiva camisola dos Barbarians em três jogos.


Sem comentários: