24 de abril de 2015

CDUL E DIREITO NO ENCONTRO MAIS IMPORTANTE DO CALENDÁRIO NACIONAL

CDUL e Direito chegaram ao termo da Fase de Apuramento nos dois primeiros lugares da tabela, e depois de terem vencido os jogos das meias finais frente a Agronomia e ao Técnico respectivamente, estarão amanhã no Jamor para discutir o título nacional máximo.

E esta conjugação - os dois primeiros da Fase de Apuramento a disputarem a final - é a quinta vez que acontece desde a introdução em 2005/06 do sistema de play-off, e a segunda seguida com os mesmos participantes.

Mas o sistema de play-off para decisão do título - que é justificado pela necessidade de conseguir uma transmissão em directo na TV - não tem sido generoso para as equipas que terminaram a primeira fase na liderança, e apenas em 2006/07 o vencedor da Fase de Apuramento acabou por se sagrar campeão.

Neste período desde 2005/06, o Direito conseguiu cinco dos seus nove títulos, enquanto o CDUL apenas conseguiu dois dos seus 19, que fazem dos universitários o grande campeão de Portugal.

Este ano o CDUL vai tentar o seu 20º título, enquanto o Direito tenta o seu 10º, e também isolar-se na segunda posição do ranking, deixando o Benfica para trás.

O jogo realiza-se no Estádio Nacional amanhã, sábado dia 25 de Abril, com o pontapé de saída marcado para as 15 horas.

Se nos guiarmos pela classificação da Fase de Apuramento, o favorito é o CDUL, mas se tivermos em consideração que apenas uma das nove anteriores finais foi vencida pela equipa que terminou a Fase de Apuramento na primeira posição, então o favorito é o Direito!

Uma coisa é certa: atendendo aos cuidados que as duas equipas põem na preparação da partida, vai ser uma grande final!



FALAM OS INTERVENIENTES

O Mão de Mestre pediu aos capitães e treinadores das duas equipas que comentassem o momento, e ficam aqui as respostas que gentilmente recebemos.



Gonçalo Foro (Capitão do CDUL)
É difícil fazer um balanço de como correu a época, quando ainda faltam duas competições (Campeonato e Taça de Portugal), o objectivo no inicio era ganharmos todas as competições, não conseguimos a Supertaça nem a Taça Ibérica.
O objectivo neste momento é o campeonato, o GDD e o CDUL são as melhores equipas da prova, creio que a final de sábado vai ser um grande jogo, com rugby de qualidade, cheio de intensidade e muito disputado.
Pessoalmente ainda estou á procura da minha melhor forma.
Damian Steele (Treinador do CDUL)
A época correu muito bem me termos de resultados. As exibições variaram, umas boas, outras nem tanto, e não fomos tão consistentes como gostaríamos de ter sido, mas houve muitas coisas boas ao longo do caminho.
Foi uma época longa e cansativa com uns meses de Dezembro e Janeiro muito pesados, com uma série de jogadores a sofrerem os efeitos dos jogos das selecções em que estiveram envolvidos, mas nós controlámos as suas cargas de trabalho tão bem quanto possível.
Tentámos jogar de uma determinada forma durante toda a época, portanto não iremos mudar nada para este jogo. 
Vamos tentar conservar os nossos pontos fortes e mesmo tentando um par de coisas diferentes, a nossa abordagem será a mesma que tivemos para os restantes jogos deste ano.
Direito tem uma boa mistura de jogadores experientes, jovens, e entusiastas.
Eles estão recuperados depois de uma longa pausa e regressaram com uma boa vitória na semana passada.
Sentimos que a profundidade do nosso plantel nos forneceu um ambiente de treino competitivo, o que nos deu algumas dores de cabeça na selecção das equipas, e neste momento existe uma grande excitação quanto ao jogo de amanhã.
Estou certo que ambas as equipas estão com elevados índices de confiança para o jogo e que este será mais um grande desafio tanto para os jogadores como para os espectadores.


Sem comentários: